Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Thiago Peitl   Marília/SP
Rafael   Sorocaba-SP - AC
Eddy   Toledo - Paraná - PR
Mineirinho   Varginha/MG - MG
isac vitor   curitiba - PR

Portfólios Ver Mais

cabelo3000   são paulo
vfprojetos3d   Florianópolis/SC - AC
Allanrodrigues   João Pessoa - AC

Usando meu script :)

Por: ScreamingFox  

Em: 21/10/2014 20:10

Vou por aqui os sisteminhas q eu criar com o script q eu to fazendo..

Eu tinha feito uma vez um objeto com um expression controller, e com um attribute holder, q controlava valores da expressão, pra posição e rotação, de maneira a que se produzia uma \'orbita\' parametrica/procedural...

Aí então fiz uma lua pra esse objeto, com uma formula \'composta\' (ex:a orbita do planeta + outra orbita (q seria a da lua, etc..)).. Aí então quando queria fazer coisas desse tipo eu simplesmente dava merge no planeta e copiava controladores ou dava link pra fazer as coisas e tal... Então pensei de fazer esse script, só q na epoca eu era ainda mais ruim de script xd.. Então não tava dando muito certo... Mas semana passada tentei de novo e consegui quase de primeira..

Inclusive, descobri uma formula muito mais propícia pra se fazer determinadas orbitas (ou seja, a formula vai abrangir mais coisas (ou seja, dá pra fazer mais coisas com a formula, etc..)), que usa uma questão de variação de \'perto-longe\' (eu chamo de Perigeu-Apogeu).. Acho q essa semana ou na proxima vez q eu tiver animo de mexer nesse script vou ver umas questões de \'precessão-retorno\' e \'tangenciamento ortogonal\' (inventei esses termos, etc.. as vezes não são os mais corretos, mas fazem bastante sentido qdo vc usa =d), e então vai dar pra criar qualquer orbita em qualquer orientação =D..

Animaçõezinhas procedurais.. Uma idéia q eu tive também, devido aos parametros serem animaveis (vc pode animar o valor da orbita, da velocidade da orbita, etc, etc..) é, em cada objeto por uma caixa de texto pra um nome, q seria uma \'ID do sistema\', e então poder criar controladores \'gerais\' pra sistemas determinados (por exemplo pra animar parametros de varios objetos de uma só vez, etc..)..Vou fazer isso proxima vez :)..

Duas rapidinhas com esferinhas.. As esferinhas acabaram ficando pesadas q eu esquecí de diminuir os segmentos delas (mas nem salvei pq agora dá pra fazer isso bem rapidinho XD).. O \'echo\' é efeito de After Effects..

Uma que eu achei bonitinha e bem fácil.. Aliás, bem mais bonita q com um mero efeito com o After Effects.... O efeito do AE é bacana, mas só ficaria bem se a coisa se movesse muito mais devagar, ou se a frame-rate fosse extremamente ampliada.. No caso, é o classico tracejante do pflow.. A cor e opacidade são de particle age..

Achei a estesia desse bem interessante e similar a questões tipicas de \'motion graphics\' xd..

Usando-se helpers (apertando o botãozinho de \'objeto celestial\' num helper) e então usando o skin num toroide, com estes helpers como links, pra fazer o classico movimento de aneis de fumaça :).. Nesse também dá pra perceber que é possivel rotacionar o sistema a vontade uma vez que esteja linkado =D..

Testando com o FumeFX.. Inclusive, foi usando com objetos, que aprendí questões de se usar as particulas com ele.. Na verdade o movimento do objeto vai ser muito determinante na produção de fumaça/fogo.. Fazer o \'tracejante\' do pFlow vai ser producente pra rastros de fumaça, e objetos com delay vai ser propicios pra fachos de fogo mesmo.. O fogo com tracejante vai ficar ruim.. :z..

Mas os testes q eu upei são os dessas questões \'boas\' xd.. Embora tenham sido renderizados e simulados rapidamente..

Primeiramente, a logistica dos aneis de fumaça ou a logistica secundária dos vortices ou até campos magnéticos.. Esse é um anel de aneis de fumaça.. Cada anelzinho é uma orbita com convolução, formando o que seria um dos circulos de um toroide.. A orbita gira e a orientação desses circulos \'gira\' junto, o que não seria possivel com a formula inicial puramente trigonometrica..

Logistica de \'tempestade\', com o FumeFX também.. Daria pra fazer no esqueminha de tracejante do Pflow q ia ficar bonito tbm, etc.. Assim tá quase o sistema de tempestades.. Dá pra esticar a orbita só em Z, o q formaria quase um tufão mesmo, vou testar isso depois :)...

Esse tem um \'color correction\' q eu fiz no AE, pq o normal ficava muito \'grayscale\' e bem mais claro.. assim achei mais \'sombrio\' e tal, etc.. :)..

(Obs:\"O ar quente esfria no alto e desce, o ar frio esquenta no chão e sobe..\" e por aí vai =D..)

E esse aqui, q foi o q eu achei mais bonito q eu fiz até agora com o FumeFX.. Com scattering da luz da chama em sí na fumaça que ele mesmo produz.. São duas orbitas com clones com um pequeno delay pra reforçar a animação do fogo..

Pior q depois q eu pensei q teria sido bastante legal se cada chama fosse de uma cor.. XD.. Depois eu faço um parecido com as chamas de cores diferentes uma da outra :)..

Evidentemente, como que, quem leu o tópico meu lá nos \'estudos\' sobre esse meu script deve ter percebido.. Enquanto simulava/renderizava essa ultima, lembrei-me da musiquinha da Diana Pequeno.. Apesar de não ter nada a ver com discos voadores.. Mas tem bastante a ver com \'assombração\' ou com \'fogo-fatuo\'... Então... O fogo-fátuo-do-facho-de-fogo, queimando é na candeleira! =DD..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
@edit: Esse fogo-assombração, q faz até vc correr do \"ouro\"... Mas.. O \'ScreamingFox\' te avisa.. Isso é coisa feita nesse mundo!, Bola-de-fogo, e o Disco-Voador... Fogo-fátuo e o facho-de-fogo.. Queimando na candeleira.. queimando na candeleira.. etc..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138526

Últimos membros registrados: erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1078, sendo 7 membro(s) e 1071 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: erotique, Gabriel.C, Willmitnick, CNC, Eduardo Ramos, Junior, Alessandro.Marcos.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.