Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!
freenando: oi freenando! tudo bem? Não se preocupe, pode perguntar tudo o que você quiser...rsrs. =]
A mesma pergunta que você está fazendo, foi a mesma que o mestre André Vieira me fez quando mandei um dos meus trabalhos de Computação Gráfica para ele, no seu e-mail.
Na verdade, tudo poderia ter sido feito no 3ds Max sem problemas e sem sombra de dúvidas.
Só que estudo o Maya há muitos anos mesmo, e desses anos que estudo este maravilhoso software, eu desenvolvi ao longo desse tempo todo, o meu próprio \"workflow\" de modelagem super rápido nele, coisa que eu nunca consegui fazer no 3ds Max, não pela limitação deste programa, muito pelo contrário, a questão é mais porque me adaptei melhor as ferramentas de modelagem do Maya.
Todos os scripts que o 3ds Max tem, o Maya também possui no site \"creativecrash.com/maya\", e desenvolvi e baixei vários scripts de modelagem do Maya ( tanto em mel e Phyton ) que deixaram o meu \"workflow\" de modelagem muito mais rápido.
Não domino ainda muito no Maya, como deixar o render realista, como sei de algumas coisas no 3ds Max ( modéstia parte ), e por isso sempre exporto a cena do Maya pro 3ds Max, para aplicar materiais, iluminar e renderizar a cena final 3d.
Mas com certeza, tudo poderia ser feito ou 100 % no Maya, ou 100 % no 3ds Max. Como domino um \"mix\" de ferramentas do Maya e do 3ds Max, gosto de usar os dois softwares em conjunto, pra tirar o que tem de melhor em um e em outro também.
Algumas coisas são mais \"burocráticas\" no Maya, principalmente no Mental Ray, mas no final, são tudo a mesma coisa. Apenas alguns nomes diferentes, porque no 3ds Max, há uma diferença entre malha \"mesh\" e \"poly\", já no Maya, não existe esta diferença entre \"mesh\" e \"poly\", pois tudo é na verdade malha \"mesh\".
Não desisti de usar o 3ds Max, adoro o 3ds Max, e sei modelar nele também, só que infelizmente não modelo rápido no 3ds Max como modelo super rápido mesmo no Maya. É por isso que gosto de usar os dois em conjunto...rsrs ^^
Não pretendo e nem é ideia minha deixar de usar um software em detrimento do outro. A mesma coisa se aplica ao Mudbox e ao ZBrush.
Uso também tanto o Mudbox quanto o ZBrush, mas prefiro usar o ZBrush para fazer tudo de escultura digital, retopologia, pintura digital ( texturização realista ), extração de mapas ( cavity map, specular, bump map, dirty map, normal map, displacement, ambient occlusion...etc ).
Não pretendo deixar de usar o Mudbox, mesmo sabendo das limitações dele frente ao ZBrush. Gosto pessoalmente de explorar o que tem de \"melhor\" em um software, e em outros também da mesma \"linhagem\".
Mas a sua pergunta é ótima, \"freenando\", e como falei anteriormente, o próprio mestre \"André Vieira\" me fez essa pergunta uma vez. E dei a mesma resposta a ele que estou te respondendo aqui...kkkkkk. Ele acabou entendendo no final das contas...hehe ^^
Espero ter respondido a sua pergunta de uma forma simples e didática.
Obrigado pelo comentário, e por ter passado aqui no meu post.
Abraços e sucesso!