Fachada, ajuda

Por: Max Idalgo  

Em: 20/08/2020 15:28

Muito bonitas ,mas o correto acho que seria a mesma de dia também só com as luzes acesas  ,ashasuasjhas ta muito bom
Excelente!
Oi Max, tudo bem?

Desculpe por não ter respondido na semana passada, quase não entro aqui na seção de imagens e por isso esqueci.

Como você realmente está pedindo dicas sobre a imagem, eu vou comentar os pontos que identifiquei.

Você fez bem de aplicar apenas um DOF leve, já que na realidade não ocorre DOF forte em cenas de paisagens abertas porque o radio de confusão fica muito pequeno e não produz a desfocagem.
Se tiver interesse, eu explico isso e outros detalhes deste tipo nestes tutoriais: https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/aula-sobre-exposicao---f-stop--iso--white-point--dof-e-mblur

Se algum dia você quiser simular uma foto de maquete física pode usar o DOF justamente para dar a sensação de menor dimensão.

O que acontece em paisagens abertas é a sensação de densidade da atmosfera, pois a visão tem que atravessar uma grande massa de ar, portanto, as coisas distantes ficam menos saturadas do que as coisas próximas e ocorre uma pequena névoa.

Portanto, se usar alguma máscara, Plug-in de Color Depth, ou mesmo uma opacidade com Gradient no Photoshop para desaturar os prédios distantes, além de adicionar um leve Fog no horizonte, vai ganhar realismo.

Outra coisa que costuma chamar a minha atenção são grandes gramados perfeitos, pois são raros na realidade, então, se puder cobrir um pouco o gramado da casa na lateral esquerda do prédio, colocando alguma vegetação para tampar ele, também vai melhorar na minha opinião.

No caso da cena noturna, é o que você já disse na sua postagem, precisa escurecer mais o céu.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Max Idalgo.: oi Max! Tudo bem? Parabéns pelos seus ótimos trabalhos e pelas imagens realistas desse prédio em 3d. Ficou super legal mesmo.

=======================================================================

Ótima modelagem, bons materiais, a iluminação final ficou sensacional, gostei da forma como os materiais reagiram bem a luz, ótimo render e ótima pós edição ( que acho que você deva fazer direto no frame buffer do Corona renderer )... rsrs

Legal ver a participação do mestre André Vieira no fórum de "Imagens finalizadas de maquete eletrônica", como ele bem disse pelo anúncio do seu tópico, ele pensou que fosse um pedido de ajuda seu e pareceu mesmo... rsrs

Daria atenção pra parte dos gramados perfeitos que o mestre André Vieira falou, se fosse possível distribuia umas folhas espalhadas aleatoriamente pelo seu gramado para deixar a cena 3d final com mais naturalidade ainda.

Veria também essa parte do DOF que o André Vieira falou, não conhecia esse tutorial dele, e assisti ele no youtube e ficou super legal mesmo, bem informativo.

** Modelou
todos os prédios no fundo da sua imagem ou são somente imagens 2d?

Parabéns pelas ótimas imagens Max, cada uma mais bonita do que a outra. Quanto tempo em média levou para renderizar essas imagens finais? Manda notícias.

Nota 10.

Abraços e sucesso!

=====================================================================

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Assisti esse final de semana aos seus tutoriais de DOF no youtube e não conhecia essa parte de raio ou círculo de confusão.

Assiste aos seus 2 tutoriais sobre DOF no youtube e achei super legal. Aprendi um pouco mais sobre essa parte de DOF ( com relação ao raio de confusão ). Bem interessante mesmo essa parte.

** Acho que você poderia postar bem mais vídeos no seu canal do youtube, principalmente de Substance Designer e Unreal, que você os estudatantos anos. ^^

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi André, agradeço muito sua atenção. Depois que vc falou comecei a olhar fotos de cidades de dia e acho que entendi que tem um desfoque mesmo, não é só uma "neblina" de poluição... entendi certo? Vou pensar nisso em todas minhas diurnas de agora em diante. E vou adicionar variação na grama, é que de longe eu até esqueci que essa uniformização é importante. legal o video, entendi que vineting é um problema de quem usa lentes tipo 15mm, eu pensei que era um efeito planejado pra conduzir a atenção do espectador pro centro da imagem kk
Obs: era vc que fazia o curso de modelagem da 3d1? lembro que a voz era mó calminha, e no video vc é brabo paca, só falta dar tapa na orelha de quem usa vineting e lens flare de forma errada kk

E Danilo, tudo blz? O entorno eu modelei catando uma coisa aqui e acolá, pra sempre ter fácil a mão e podendo desligar ou acender as luzes de tudo só mudando um material ( mó chato fazer, mas rcomendo pra quem faz free-la ter algo semelhante ). E não lembro bem quanto tempo levou não, é uma imagem leve, full hd deve levar uma meia hora no meu mediano raizen 7 ( o corona tem um bom denoiser, então dá pra deixar com bastante ruido sem perder detalhe ).Vlw e abraçao
Mano,
a imagem de fim de tarde achei mais bonita. Deixou o edifício mais bonito.
Oi Max, tudo bem?

Eu que agradeço as suas postagens e a sua ótima participação.

Sobre paisagens em geral, mesmo não sendo de cidade, sendo de natureza, quando a vista alcança um horizonte muito distante é impossível na realidade criar desfocagem forte, a não ser que você foque numa flor próxima e dai vai desfocar todo o fundo, mas se o plano de foco está distante o raio de confusão fica muito pequeno para criar desfocagem forte, raio de confusão é o termo que usam para definir o quanto o desfoque borra a imagem, quanto maior o raio de confusão, maior será o desfoque.
Por isso que precisa configurar com um desfoque bem leve para ficar fisicamente correto nestes casos.

O outro efeito que acontece é o Haze, ele cria aquela névoa branca e bem leve que surge quando a vista atravessa uma grande quantidade de ar, sem levar em conta a poluição no caso de cidade, que você também pode simular com um segundo Layer de névoa num tom de cinza bem claro, mas normalmente não vai querer simular isso em imagens de maquete. rsrsrs

O Haze faz as coisas distantes perderem saturação, ou seja, tudo fica mais acinzentado por causa da névoa branca, então, quando você cria este efeito em 3D com o recurso Aerial Perspective, que existia no Mental Ray e agora também existe no V-Ray, ele automaticamente desatura as coisas distantes, porém, se você for fazer em composição precisa criar a desaturação manualmente além de adicionar a névoa.

Sobre a grama, se você misturar várias texturas de grama usando mapas procedurais como Noise, Dent, Splat e tal, conseguirá melhorar o realismo de gramados grandes porque vai deixá-los menos homogêneos.
Um gramado perfeitinho todo da mesma cor só acontece com aquelas gramas artificiais.

Fico feliz que assistiu o vídeo e mais ainda de saber que foi útil.
O Vignetting é uma aberração, só acontece quando o fotógrafo não tem o equipamento adequado para fazer uma foto bem aberta e exagera com o equipamento incorreto, criando um defeito na imagem, pois faz a lente pegar a borda da objetiva, que é preta e está muito próxima, então, aparece aquele desfocado preto horrível igual a visão de alguém com catarata!!!

Tem coisas que eu não consigo entender porque viram moda e todo mundo passa a usar sem o menor critério, eu fiz este vídeo em 2014 quando era febre aplicar Vignetting nas imagens, por isso fui tão enfático, não estava bravo, só queria fazer a pessoa entender que é um absurdo aplicar Vignetting em cena de interiores, a não ser que use lente 15 como você disse e um banheiro vai aprecer do tamanho de um estádio de futebol. rsrsrsrs

Quando gravei o curso de maquete, em 2009, tinha que fazer as pessoas entenderem que trabalhar com o System Units Setup em polegadas é melhor, então, fui enfático apenas nesta parte, também não estava de saco cheio de ver imagens de salas e banheiros com Vignetting. rsrsrsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André, agradeço muito as dicas. Tento estudar fotografia, mas é realmente meio complicado. Nao acho que maquete tem que ser real em tudo, mas é bom o artista conhecer os conceitos, pra só então decidir se vai aplicar ou não; é como proporção aurea, não é uma regra fixa ( há até quem defenda, com bons argumentos, que prop.aurea é conversa fiada rs ), mas tem que se conhecer os conceitos.
Obs: falei que vc tava bravo em tom de brincadeira kk. Abração!
System Units Setup foi uma das coisas que consegui já entender de primeira naquele curso de maquete eletrônica.

nunca gostei daquele efeito escuro de Vignetting.

Por falar em febre, o que tem de gente usando o ambient occusion dá até medo. -"ajuda no realismo!" Então tá bom.

Opa! Pegando o link daqueles vídeos de 2014 aqui.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707620.

Total de membros registrados: 135233

Últimos membros registrados: kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr.

Usuário(s) on-line na última hora: 1092, sendo 18 membro(s) e 1074 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: pinart, Anderson Miguel, Willmitnick, Daniel Monteiro, Roberto Trevelin, adudis_, mastermax, kressrobert, Hugginsed, Carlos E. Nogueira, LucyCoffee, TadeuB79, FátimaTorres, mixel.amorim, Fernando Cunha, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.