Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
danilovfx   Marilia - SP
ti_roc   Mauá, SP - AC
graphic3d   Mossoró-RN - RN
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

Eliot   Santos - AC
graciano   Indaiatuba
godon2004   Taboao da Serra - SP
Paulo   GOIANIA

Feliz Ano Novo a todos ( Cena Natal & Ano Novo )...

Por: Danilo  

Em: 28/12/2020 13:05

Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Coloquei novamente a parede 3d toda que tinha escondido ela ( hide select ) e abri somente um pequeno espaço da porta para entrar um pouco de luz, pois a parede que está por detrás da câmera 3d, tem uma porta em madeira...

=====================================================================

Fiz novos renders agora com tudo fechado e usando o "clipping plane" da physical camera e abri somente um pequeno espaço da porta em madeira, ok?

A seguir envio novas imagens para você ver. Acho que não apareceu as sombras com mais detalhes, pois deixei o piso branco um pouco reflexivo ( intencional )...

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Abraços e sucesso!

=====================================================================

Márcio.: oi Márcio! Tudo bem? Obrigado pela sua participação e pelo seu comentário aqui no post, ok? A ideia era essa mesmo, fazer uma sala de estar com decoração natalina e de ano novo "bagunçado" mesmo... kkkkkkkkkkkk

Se fizesse ela toda arrumadinha poderia ser também, mas acho que a imagem fica mais "natural" quando coloca os objetos de decoração natalina meio que desorganizados e colados na janela... rsrs

Obrigado mais uma vez pelo comentário e pela participação.

Abraços e sucesso!

Eu continuo a achar que falta volume nessa luz, tem qualquer coisa ai que não bate certo, repare que a parede da direita está tão iluminada como as almofadas que estão coladas à janela, tem que ter diferença na propagação da luz, faltam sobras nessa imagem e se a luz só entra pela janela tem de ter sombra.
Eu não quero parecer chato de estar sempre a chamar a atenção, não é isso, só quero ajudar e espero que compreenda pois tem gente que leva as nossas observações como criticas maldosas.
Se quiser coloque essa cena no wetransfer e envia o link por mensagem que eu vejo aqui o que possa estar causando isso.
Grande abraço Danilo
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Muito obrigado pelas dicas e macetes que você sempre me dá, pode deixar que mando pra você sim a cena 3d toda, vou hospedá-la pelo "wetransfer" e mando o link para você por e-mail ou pelo facebook, sem o menor problema...

====================================================================

Relaxa meu amigo, estamos todos aqui para aprendermos juntos e trocarmos o máximo de experiência em Computação Gráfica. Sempre acompanho seus tutoriais e sempre vejo de perto todos os seus trabalhos e gosto bastante de todos eles... ^^

Fique a vontade para fazer críticas construtivas que você julgar necessário, o trabalho está aqui para isso... rsrs, assim que você der um "upgrade" na imagem, por favor, poderia me mandar o seu render ( usando o V-Ray obviamente... rsrs ).

Vou transferir a cena 3d toda pro "wetransfer" agora mesmo, ela tá grande, tem uns 400 e poucos MB... kkkkkkkkkkk

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

** OBS.: Manda pra mim seu e-mail, por favor, Fernando!

Abraços e sucesso!

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Atualizei a imagem da cena 3d ( sala de estar ) Natal + Ano novo, retirei a v-ray sky portal que estava na janela e deixei somente uma única luz HDR com uma imagem HDRI...

==================================================================

Gostaria de saber a sua opinião agora, por favor, se o que tem que melhorar mais na cena 3d? Estou aguardando você me fornecer seu e-mail também para que eu possa enviar o arquivo final 3d para você pelo "wetransfer", tudo bem?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

**OBS.: Manda seu e-mail para mim, por favor, Fernando.

Abraços e sucesso!

==================================================================

Paulo Fernando.: oi Paulo! Tudo bem? Muito obrigado pela dica que você me deu e agradeço também por ter dado uma passada aqui no post, ok?

Geralmente eu uso o File >> Archive do 3ds Max 2018 ou superior para salvar toda cena 3d com todos os materiais, luzes, geometrias proxy, vegetação 3d...etc., ou então uso o script "Relink bitmap" para exportar toda a cena 3d com todas as texturas.

Obrigado pela participação.

Abraços e sucesso!

Eu nunca utilizo materiais de biblioteca de modelos, faço sempre os meus do zero pois evita muitos problemas, por exemplo o seu vidro tinha falloff no difuse e isso para mim não faz sentido, eu coloco uma imagem de como configuro um vidro bem simples e que funciona super bem.
Neste caso como o foco era a luz eu coloquei um material cinza padrão do vray para tudo menos para os vidros.
Você tinha a hdri e mais uma luz na janela, o melhor seria ou utilizar uma ou outra, nunca as duas em conjunto.
Tem aí dois exemplos que fiz, uma só com a hdri outra só com a luz rectangular da janela, veja como ganha muito mais volume a cena.
Também fechei a porta pois não gostei da luz entrando por ali.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Finalmente acabei descobrindo o que tava fazendo a fraca ausência de sombras e essa suposta falta de volume que você mencionou...kkkkkkkkkkk

** Já tinha retirado a luz v-ray sky portal da janela e renderizado somente com uma única luz v-ray dome light ( com um mapa de HDRI da HDRI Haven ), e mesmo assim tava com suposta falta de contraste mesmo na iluminação.

Depois retirei somente a luz principal dome light HDR ( com um mapa de HDRI da HDRI Haven ), e deixei somente a luz: v-ray sky portal da janela e renderizado a cena 3d e mesmo assim estava também com suposta falta de contraste mesmo na iluminação.

** Aí deletei as duas luzes e renderizei a cena e para minha surpresa ( mesmo com as duas  luzes deletadas ), era pro frame buffer do render V-Ray ter renderizado tudo preto, já que o sistema do V-Ray é um pouco diferente do Corona renderer ( que renderiza somente com uma imagem HDR no environment ) sem nenhuma luz, e acabou que a cena foi renderizada iluminada, mesmo eu tendo deletado as 2 luzes que estavam na cena... rsrs

Aí resolvi checkar todos os itens 3d da cena e voltei a transformar as geometrias que estavam em "proxy" e abri os arquivos originais e descobri o porque que a cena 3d não tava gerando contraste na iluminação final... rsrs

O problema era exatamente na árvore de Natal... kkkkkkkkk, abri ela toda e checkei todos os materiais e vi que os piscas piscas dela, foram feitos com um "vray light material" com um multiplier= 8,00 , e era isso que tava atrapalhando a cena 3d de ter contraste na iluminação...

O vray light material tá com um multiplier alto de 8,00, isso somado ao multiplier da vray dome light, gerava uma cena 3d iluminada, porém sem contraste.

Aí nesse caso é só diminuir bastante os multiplier's do "vray light material" e colocar 1,00 ou refazer esse material do pisca pisca da árvore de Natal por outro material que não seja um "vray light material"...

** OBS.: Anexei para você ver que era o "vray light material" com multiplier de 8,00 que tava gerando essa falta de contraste na cena 3d final... rsrs

Sobre a sua cena 3d ficou ótima com o "clay render", no seu caso como você não conseguiu abrir o modelo da árvore de natal, por isso você conseguiu uma boa iluminação com um bom contraste na sua cena... rsrs

Seu teste ficou ótimo, ficou super legal mesmo. Parabéns pelo teste, quanto ao material de vidro você tem razão, geralmente coloco um mapa "falloff" no diffuse para deixar o vidro não tanto 100% transparente, colocando um "falloff" nele, ele fica um pouco menos transparente...

Mas o correto mesmo era regular isso no color do reflect mesmo, você tem razão...

Muito obrigado mais uma vez pela sua ajuda, Fernando.

Abraços e sucesso!

Boas Danilo, por isso falo que os materiais prontos só dão problemas.
Depois coloca ai o resultado sem essa luz da árvore atrapalhando.
Abraço
feliz natal!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710631.

Total de membros registrados: 138103

Últimos membros registrados: roberthanascente, jufassis, igorVRone, Bruno8302, Anna2003, lemos1310K, jonattassouzza, deluronforte2024.

Usuário(s) on-line na última hora: 1663, sendo 22 membro(s) e 1641 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: roberthanascente, hiagoBarbosa, marcelo de moraes, mdpontes, Osvaldo Arquiteto, Gabriel.C, Sergio1987, Eng Damasceno, emersonforentin, Celso Borttoloto, gago, Fabrício, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Duda, BIXOGIL, Thiago, Reinaldo Silva, Roberto Movanni, modena3d, dallest91, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.