Olá pessoal, mais uma vez, valew pelo apoio.
Realmente as cenas ficam pesadas mesmo. Mas eu contorno isso ativando o display as box para objetos como as telhas e a vegetação, sempre oculto o que não está me sendo útil no momento e, em casos extremos, salvo a maquete em arquivos separados para não sobrecarregar o sistema ( ajuda muito quando se está trabalhando com outros programas junto ao MAX, como Photoshop e CAD ). E quanto à vegetação, eu sempre encanei muito com isso desde que comecei a fazer maquetes. Comecei usando planes com opacidade mas nunca fiquei feliz com meus resultados. Então saquei que meu caminho era descobrir um jeito de deixar a vegetação o mais real possível pois, quando não está legal, ela provavelmente estraga o trabalho todo de bandeja.
Mesmo descobrindo várias manhas como estas que vocês repararam, sempre tenho que descobrir um novo macete em cada projeto. Os esquemas que dão certo em um, não dão em outro, é sempre uma batalha quando o cliente pede alguma coisa mais elaborada no jardim. E tem muita coisa que não sai legal mesmo depois de muita luta, e acabo colocando o que falta no Photoshop. Árvores com copa, por exemplo, é um tipo de vegetação que para ficar real em 3D, vai custar muito caro em termos de performance. Reparem que a maioria dos vegetais das minhas cenas são mais simples como coqueiros, arbustos...
PKopp: no site do Onyx tem algumas plantas gratuitas, e deve ter alguns links para comprar modelos ( não tenho certeza ). Mas nunca utilizei nada diferente do que vem na biblioteca dele, na verdade eu sempre pego alguma coisa pronta e modifico no proprio Onyx para deixar o mais parecido possível com o vegetal que eu quero.