Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Joao   Itapetininga-SP - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
cristiano.porfirio   Indaiatuba - São Paulo
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

Jhonatan   Campo Mourao - PR
graciano   Indaiatuba
nd   Sumaré, São Paulo - SP
Kamus   Petrolina PE - PE

Migrando do Vray para o MR

Por: M78  

Em: 20/03/2008 12:07

Oi pessoal, eu sou novato com o MR e gostaria de uns toques dobre como iluminar bem esta cena, estas imagens são o que eu consegui até agora. Eu sempre usei o Vray, mas começo a achar que o MR é mais rápido. Vajo que a sombra finaliza meio "aerada". Estou usando apenas o Final Gather deixando o GI desabilitado, a luz que estou usando é o Daylight. Como pretendo animar a cena, com GI vai demorar muito o render. No caso do Vray, eu salvaria alguns "takes" em vrmap, "mixava" os arquivos e belê, mas eu QUERO aprender o MR, tenho escutado muito sobre ele. quem puder dar uma força, BRIGADÃO MESMO!!!! Um grande abraço Markins
\"Norte, Sul, Leste, Oeste e Profundidade\"
Ai cara, vc começou bem com o MR, está boa a iluminação. Em cenas externas é melhor fazer só com FG mesmo, sem GI. Mas acho que dá para fazer com GI se quiser e ai só precisa de 1 cálculo de photons para a cena toda, depois não vai calcular mais na animação. Eu ainda estou estudando isso no cd do mental ray aqui da 3d1, estou bem neste capítulo, só que o exemplo é em cena interna, não sei ainda como fazer em cena externa, mas deve dar também. Vc já viu o tut de cena externa aqui do site? Ele dá umas dicas sobre isso.
Pô Magster, valeu cara... No MR como eu faço o cálculo de photons, me desculpe a ignorância meesssmmmooo, mas acho que vc foi direto na minha dúvida he he he. BRIGADAÇO!!!!
Ai M78, eu já estudei o CD e já passei deste capítulo. O Magster está certo, dá para usar com GI, só que é mais trabalhoso em cena externa. Porque os photons são partículas de luz, eles refletem nos objetos e continuam o seu trajeto até perder força e morrer. É ai o problema, numa cena externa eles refletem nos objetos e se perdem no espaço, elevando o tempo de render. Então, para conter os photons dentro da cena vc tem que criar uma esfera em volta da cena, ela pode até ser transparente e ver outra imagem aplicada no fundo, mas para os photons ela não pode ser transparente, tem que refletir eles mandando de volta para a cena, tá ligado? Eu acho que seria legal vc fazer um teste num ambiente interno simples, só para você pegar o jeito. O segundo macete é configurar os photons com radius grande, para deixar o GI bem suave porque não vai suavizar com o FG. Como o cálculo vai ser um só, vc pode gastar bastante photons para deixar a iluminação bem precisa, depois o render é normal sem cálculo nenhum, vai ficar no tempo do scanline.
Supermax, muito boa essa sua informação, vou procurar essa parada dos cálculos do photons, tô perdidaço, só faço idéia da situação por fazer uma certa analogia ao Vray que eu conheço bem. Vou praticar com a cena interna. Muito obrigado.
conforme vc tiver dúvidas cara, posta ai que a gente ajuda até vc conseguir testa num ambiente interno como o supermax disse que vc pega o jeito fácil, é bem tranquila essa técnica. É só aumentar o radius até ficar suave, ai vc salva o mapa de photons e renderiza a animação inteira com ele
Múcio
A minha dúvida, talvez a mais "ignorantesca" de todas é, como eu salvo um mapa de photons no MR. Obrigado aí pessoal... ...estou fuçando, estou fuçando. Valeu mesmo
clica lá no botão com 3 pontinho no photon map, ai abre uma janela pra vc colocar o nome e o lugar onde vai salvar. depois tem que lembrar de ligar para sobrescrever o mapa quando fizer modificação nos testes, porque ai vc fica mudando e não muda nada na cena porque o mapa está salvo, saca? é bom salvar só no final.
Pô Magster, valeu mesmo heim, e me desculpe as perguntas básicas, tô ligado que deve ser muita chatice. Valeu mesmo
Ai cara, todo mundo aqui já foi iniciante também, conforme for tendo dúvidas, posta aqui que a galera ajuda na boa. Fez o teste na sala como o supermax disse? Isso ai vai te mostrar os macetes. Posta o resultado pra gente ver depois. Força cara
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138060

Últimos membros registrados: Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio.

Usuário(s) on-line na última hora: 697, sendo 8 membro(s) e 689 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Esdras, Rodrigo, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Ronaldo, Eber.Silva, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.