Ai M78, eu já estudei o CD e já passei deste capítulo.
O Magster está certo, dá para usar com GI, só que é mais trabalhoso em cena externa.
Porque os photons são partículas de luz, eles refletem nos objetos e continuam o seu trajeto até perder força e morrer.
É ai o problema, numa cena externa eles refletem nos objetos e se perdem no espaço, elevando o tempo de render.
Então, para conter os photons dentro da cena vc tem que criar uma esfera em volta da cena, ela pode até ser transparente e ver outra imagem aplicada no fundo, mas para os photons ela não pode ser transparente, tem que refletir eles mandando de volta para a cena, tá ligado?
Eu acho que seria legal vc fazer um teste num ambiente interno simples, só para você pegar o jeito.
O segundo macete é configurar os photons com radius grande, para deixar o GI bem suave porque não vai suavizar com o FG.
Como o cálculo vai ser um só, vc pode gastar bastante photons para deixar a iluminação bem precisa, depois o render é normal sem cálculo nenhum, vai ficar no tempo do scanline.