Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Colli   Maringá - AC
DanJochims   Goiania-GO - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

RafaelMucio   Monte Alto - SP
flavioprojetos   Goiânia - AC
johnnybise   São Paulo - AC
klayton   Cuiabá/MT - MT

2° mental ray

Por: bender  

Em: 12/06/2008 12:07

dai moçada ...blz...então....a tempos q eu to querendo migrar para o mental ray...quer dizer...gosto do vray tmb...to a fim de usar os 2...dependendo do trampo....resolvi então fazer testes com o MR....essa é a 2° imagem q renderizo com ele....ainda estou com bastante dificuldades em relação aos shaders....e nessa cena rolou uma grande dúvida....com relação ao ambient oclusion...cara...a cena principal levou 30 min para renderizar...a do AO levou mais de hrs....nem vou falar pra não assustar....oq pode ser...mudou alguma coisa agora no max 2009??? pq antes no max 7 era tão barbada e rápido...agora se o cara não aumentar...e muito os samples...fica granulado...ta difícil de entender....conto com a opinião de vcs em relação a imagem e a essa parada do AO no max 2009....
Olá pessoal da 3d1...bom dia a todos! :) bender: e ai meu caro? tudo bem? ;) sobre a sua cena está ótima como sempre...hehehe! a minha única observação é com relação a esse aumento creio eu indevido no tempo de render.Se vc usar os materiais arch& design do MR eles já vem com AO(ambient oclusion) embutidos dentro dos parâmetros de configuração dos materiais;basta vc habilitar a opção de AO na aba dos materiais; mas cuidado com os samples cara; se vc os aumentar de maneira aleatória só pra ver se ficou bom no render está perdendo tempo de render. ;) o ideal pra fazer é ajustar os valores aos poucos e fazendo renders testes ok? Uma é criando um material Mental Ray, colocando o Shader de AO no Surface em MENTAL RAY CONNECTION e aplicando em todos os objetos da cena, pode também usar o recurso do "Material Override" na ficha Processing. Com o Material Override você não vai ter que trocar os materiais aplicados na cena e nem salvar o arquivo com outro nome só para ter o AO, apenas na hora do Render que vai sair com AO, se desligar o Material Override volta os materiais normais dos objetos. Veja que você deve desligar o GI e as luzes para fazer o passo de AO. Assim, você terá uma imagem em tons de cinza com o passo de AO, abra a imagem normal e a imagem do AO no PhotoShop. Cole a imagem do AO sobre a imagem normal e mude para o modo Multiply na ficha Layers, assim, o AO é mesclado com a imagem normal, criando mais detalhes no sombreamento. A outra opção é usar o material Arch&Design, ele tem o AO embutido e você pode ligar junto com os materiais da cena, saindo pronto com AO e materiais normais fazendo apenas um render. Desta forma você também tem mais controle sobre quais objetos devem receber AO. Daria para fazer o mesmo com o Shader de AO separado, mas é mais trabalhoso. Configure os samples de AO no MENTAL RAY CONNECTION que é mais robusto e vc tem mais liberdade para ajustar os samples por material. Espero ter ajudado cara; não sei se entendi também muito bem a sua pergunta; mas a minha possível ajuda está ai.Abraços grande Bender e tenha uma ótima quinta...vlws! Parabéns pelo ambiente interno japonêS; ficou muito bonito!! :) "FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...
grande danilo....hehe...tudo bem meu velho....sempre participando e colaborando com a galera.....obrigado cara....então danilo...vi essa possibilidade dos materiais arch & design...só não tive coragem de mexxer nessa parada de AO deles...no caso dessa cena os materiais são archdesign...pelo menos a maioria....o AO q gerei dessa cena foi usando o método de colocar o shader do AO no parametro surface como mostra a imagem abaixo....é q no max 7 ...não era preciso aumentar muito os samples para ter uma boa qualidade...no max 2009...nessa cena...veja o quanto tive q aumentar...creio q foi esse aumento q gerou essa demora astronomica....mas vou analisar tudo isso q vc falou...são informações muito importantes....obrigado meu amigo.....valeu pela força......abração danilo....ahh...se puder comentar a configuração q segue abaixo eu te agradeço....agradeço a todos q puderem dar uma mão
https://www.maqueteseletronicas.com/
Dez!!!! Pode melhorar apenas o vidro dos copos. Abraço
valeu ai thiago....abração cara
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) bender: ai cara! tudo bem? ;) sobre a sua pergunta pode ter certeza que o alto tempo de render é por causa desse superdimensionamento dos samples de AO; note que na sua cena somente um material possui 1000 nos samples de AO; ou seja,o mesmo está emitindo mais AO que todos os materiais; se nos outros materiais também estiverem com 1000 samples de AO tá explicado o porque de horas e horas de render nessa sua cena japonesa; note na sua aba de configurações do shader AO dentro do canal surface que estes parâmetros tem uma leitura importantíssima para gerar os samples de AO.Note nas configurações dos samples de AO que o mesmo promove a atenuação do "'sampleamento" deixando as quinas mais "vivas" de toda a sua cena; deixando toda a cena muito mais real;não tenha dúvida quanto a isso.Só que vc não interpretou muito "corretamente" a importância dos outros parâmetros do AO.Você setou absurdamente os samples com 1000 mas esqueceu da distância que gera essa oclusão que é exatamente no campo "Max distance" que vc define esse valor.Vc pensou que setando absudamente um campo variável em detrimento do outro; é como se fosse uma balança da justiça(os valores tem que ser setados com cuidado) "esquecendo" o outro vc teria na cena com um pass de AO perfeito; mas é por isso que é importante fazer os renders testes antes. Os samples de AO definem o número de raios que serão emitidos. Quanto mais raios, mais suave ficará a imagem portanto maior tempo de render; valores absurdos como 1000 neste caso geram um aumento elevado no tempo de render. No campo "bright" vc define que esta é a cor do objeto, neste campo você determinará qual será a cor do objeto selecionado. No campo "Dark" é a cor da oclusão (também conhecida como radiosidade). No campo spread define a área que a oclusão será emitida ao redor do objeto que foi aplicado o shader em questão Os valores são definidos de 0.0 até 1.0, estes valores podem ser vizualizados com o formato de um cone ao redor do objeto. Esmaecendo até as bordas. No campo "Max distance" é a distância definida de um objeto para outro. Se o valor for zero, toda a cena receberá a oclusão agora se for um valor diferente de zero, o mentalray irá considerar a região ao redor do objeto. Este é um ótimo valor para ser estudado, pois este valor pode definir o tempo de renderização de uma cena. No campo "Reflective" se este estiver desmarcado, ele irá considerar o objeto como normal(N), mas se estiver marcado, ele irá compreender que o objeto é reflexivo, e poderá trazer mais realismo a uma cena. Tente colocar cara 16 samples de AO e no campo "spread" coloque 0,75 ok? renderiza e testa esses valores pra vc ver?? se a imagem ainda ficar granulada aumente os samples de AO mas no campo "spread" vc terá que setar de acordo com o tamanho da sua cena ok??se vc quer AO na cena toda ou é só em alguns materiais?? Espero ter te ajudado cara; aqui tem gente muito fera em MR; podem te ajudar bemmmmmmmmmmmmmmm mais que eu.Abraços e tenha uma ótima sexta....xau! :D "FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...
Muito bom Bender. Pelo que tô vendo vc domina bem o v-ray e o mental ray. Já vi ótimos trabalhos seus no v-ray e agora estou vendo no mental ray. vc é fera!!
Ficou bom mesmo. Gostei da luz na sanca de vidro jateado. Mas o vidro do copo poderia ser mais claro.
valeu mais uma vez ai danilo....vou rever tudo isso q vc falou...abração valeu ai nandao...comecei agora no mental.....to apanhando um monte....abraço cara obrigado ai vladis...realmente o copo não ficou bom....agradeço seu coment......................abraço a todos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138069

Últimos membros registrados: machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless.

Usuário(s) on-line na última hora: 735, sendo 25 membro(s) e 710 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, rafa.carvalho, cavalcantesuetam, Danielreis, Henrique Ribeiro, emersonforentin, Eduardo Ramos, Antonio, Sergio1987, renaz, Luis Antonio, Lucas Reis, Duda, mastermax, Renatto, TadeuB79, Daniel Monteiro, Esdras, claro_lima, Rodrigo, machadowr, Eng Damasceno, Thiago, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.