dai moçada ...blz...então....a tempos q eu to querendo migrar para o mental ray...quer dizer...gosto do vray tmb...to a fim de usar os 2...dependendo do trampo....resolvi então fazer testes com o MR....essa é a 2° imagem q renderizo com ele....ainda estou com bastante dificuldades em relação aos shaders....e nessa cena rolou uma grande dúvida....com relação ao ambient oclusion...cara...a cena principal levou 30 min para renderizar...a do AO levou mais de hrs....nem vou falar pra não assustar....oq pode ser...mudou alguma coisa agora no max 2009??? pq antes no max 7 era tão barbada e rápido...agora se o cara não aumentar...e muito os samples...fica granulado...ta difícil de entender....conto com a opinião de vcs em relação a imagem e a essa parada do AO no max 2009....