Fala galera,
Muito obrigado pela força e atenção e desculpe a demora, mas ando meio afogado nos corres aqui. Vamos lá.
Rafa3d, como disse, desisti da coxa pois a cena em si já tá deixando meu PC travado. Quanto à iluminação, estou usando uma Vray light externa, tipo esfera, com intensidade 0.8, 16 subdiv, e com Store with Irradiance Map. Quanto à grade, simplesmente não gosto de grade, mas infelizmente no quarto há uma. Ajustei a câmera para pegar um ângulo próximo ao da foto, como sugeriu.
Andeciuala, realmente oq vc colocou é verdade. Mas veja bem, essa foto se trata de uma foto mal tirada, com uma câmera de baixa qualidade. Ou seja, apresenta diversas imperfeições, como: a luz estourada na janela, foto tirada com flash e baixa qualidade.
E eu acho o seguinte, minha intenção com a imagem em 3D foi simular oq eu vejo! E oq vejo, aqui no meu quarto, é bem diferente da foto, e uma foto, quando tirada por um profissional tenta copiar a paisagem exatamente como vemos. Então, se eu buscasse fazer uma imagem 3D baseada na foto... eu simularia uma foto mal tirada, mas n o ambiente real em si. O que não é uma má idéia, mas não foi minha intenção. Tanto que eu tirei a foto do meu quarto, após ter feito a cena.
eddie, muito obrigado pelas dicas quanto à textura dos objetos, trabalhei um pouco nelas e acho q o resultado melhorou muito (madeira, azulejo, armário, mesinha). Mas uma coisa q vc reparou na foto e quis q eu fizesse igual é o brilho da madeira e da cadeira. Ambos estão visíveis desse jeito na foto pq ela foi tirada com flash. Mas a minha cena possui como iluminação apenas a luz externa q entra pela janela, por isto, não há esse brilho como na foto. Mas suas dicas me ajudaram muito.
labirintomauro, obrigado pelo elogio. Eu, particularmente gostei da iluminação, meio escuro, mas é assim q fica meu quarto no horário q a imagem está simulando (~07:00h). Só não gostei muito das sombras. Não sei como fazer pra mudar, como pode ver, na imagem não aparece a sombra dos puxadores do guarda-roupa, por exemplo, já na foto aparece. É algo que n sei solucionar. Outra coisa da iluminação é que a luz incidente pela janela, no guarda-roupa, fica muito intensa em relação à sua reflexão pelo quarto. Se eu aumento um pouco a intensidade da luz, onde ela incide no guarda-roupa estoura, fica muito claro. Realmente não sei como solucionar isso. O q consegui fazer foi diminuir bastante a intensidade da luz (0.8) e aumentar no Color Mapping o Bright para 2.8.
No mais é isso, valeu a todos. Mais sugestões são bem vindas.