Vlw grande Grasiano.
Darthpoh, eu usei texturas (difuse e masks) diferentes das padrões, ja dá uma diferença enorme. Pra algumas árvores em que as folhas eram menores e mais cheias, eu converti pra poly escalonei e dupliquei elas. E essas árvores do max não são tão pesadas assim, acredite, algumas do archmodels têm mais de 900.000 polys!!
O tempo de render por incrivel que pareça não foi grande. ~30mins em 1600x1200. Provavelmente o que ajudou foi o final gather com valores baixos.
Queria até puxar sardinha pro lado dos OS 64bits e Max2009 SP1. A cena está com +10.000.000 de polys e está renderizando numa boa (apesar de nem sempre precisar renderizar os 10kk, ja tentei por curiosidade e deu perfeitamente). Eu usava antes o max9 com todos os service packs e passei por muita apurrinhação, e nem era de memória, era bug feio mesmo de a cena fechar na sua cara quando vc dava arc rotate na viewport!!! Quando migrei pro max2009 a maioria dos bugs continuaram, mas bastou instalar o SP1 que ficou perfeito.
Bem, mais um update aqui, precisei desesperadamente começar o hall de entrada, mas não terminei ainda.