Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! :)
Marinho: ai cara! tudo bem?? huahua... sobre a sua pergunta de não saber o que é AA me desculpe, é que pensei que vc já conhecia as abreviações... :-P mas AA significa anti-alising ok??
Qualquer objeto 3d que apresentar as bordas serrilhadas, que são aquelas pequenas "escadinhas" na imagem, deixando como se fosse a ponta de um serrote sabe?? isso se chama Aliasing, no Mental Ray é ajustado nas configurações do Sampling na ficha do render, teclando F10.
As configurações de Sampling estão na ficha Renderer da janela Render Scene. O primeiro menu é o Sampling Quality, ele vem definido com 1/4 no minimum samples e 4 no maximum samples, isso significa que o Mental Ray vai usar entre um quarto de Samples e 4 Samples para cada pixel da imagem, conforme a necessidade.
Você pode aumentar estes valores dos samples, tanto no minimum quanto no maximum samples para melhorar a qualidade da imagem, suavizando as bordas dos objetos cada vez mais nítidas, suavizadas.
Ao lado você encontra o grupo Filter com uma lista de filtros de Anti-aliasing, por padrão vem definido o Box, que é mais rápido, mas o Mitchell é o melhor na maioria das situações, porque é mais acurado, até mesmo nos manuais e literaturas da Autodesk, é recomendável que em cenas grandes, vc use o filtro Mitchell ao invés do Lanczos.
Quanto mais samples for usado, melhor fica a imagem, porém aumenta ainda mais o tempo de renderização, portanto o ideal é usar "estritamente" o necessário. Para ajudar a definir isso e muitos outros itens da configuração da cena, o Mental Ray oferece diversos recursos de diagnóstico. Essa ferramenta está na ficha Processing na janela Render Scene.
Habilitando o Enable, ficam disponíveis as opções de diagnóstico (diagnostic). Por padrão vem selecionado o Sampling Rate, que mostra a distribuição dos Samples pela cena, renderizando com o valor 1/4 em Minimum e 4 em Maximum.
Quanto mais limpo estiver o desenho, melhor será o “sampleamento” da imagem, os pontos brancos indicam onde há grande concentração de Samples, eles devem se concentrar nas bordas das saliências e na silhueta dos objetos, formando um desenho bem definido.
Espero ter ajudado com algumas dicas ok? um grande abraço e boa sorte...vlws!
__________________________
[i:35c80a7532]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:35c80a7532]