Apesar de leigo, vou fazer coro ao que disseram sobre o BG, a distorção da câmera (que um camera correctin bem setado vai ressolver) e o asfalto. Aliás, na minha opinião nem é a repetitividade que está tirando seu realismo e sim o excesso de luinosidade e saturação do sky que o deixou azulado (supõe-se que ele deveria tender para o cinza ou preto).
Quanto ao que você disse sobre a realismo, concordo que é super difícil obter realismo com materiais novos e com relação as imagens que você postou de outros engines, achei muito boas, porém, sinceramente já vi melhores feitas por mestres do Mental Ray.
Abraços
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar.
Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com