Saulo tirei como referencia de uma revista mesmo, de foto...o chão ´´e meio fosco, feito de madeira de demolição, na real é até mais rustico,..referente a foto, eu fiz uma inversão, a estante esquerda não havia reflexo , e a estante dos livros sim...
na hora resolvi colocar uma madeira diferente mesmo, p/ contrastar,
o ligthcache apareceu na cena qd importei uma garrafa de vinho, aumenta para 4 os prepass, ao qual eu tinha a intenção de 2, mas como os 2 a mais são rapidinho não me importei, até pq mesmo estando em low, e tirando a garrafa da cena, continuou como se a garrafa estivesse la....
o rodapé da imagem tb estava bem alto, principalmente do lado esquerdo, onde a estante da tv, na foto aparenta ter até lascas, e não tem brilho.
no tapete é vraydisplace, como ja tinha de outra cena, importei ele mesmo, mas na hora da escala deve desconfigurado, o vray fur não usei ainda, vou tentar das proximas, o render tentei deixar algo em menos de 1 hora p/ renderizar 2400X1600, penso em usar algo como animação 640X480.
valeu os comentarios tb, fica a vonts para sugerir, foi essa é a intenção mesmo...