Olá pessoal da 3d1! tudo bem?? bom dia a todos! :)
Dudamel: ai cara!! tudo bem? sobre a sua cena não tenho nem comentários, suas cenas com Mental Ray são lindíssimas, me lembra sem brincadeiras as cenas do master Ramon F. Zancannaro ( que usa o V-Ray como render).
O seu trabalho é visto como fruto de muito capricho, dedicação e paciência, substantivos esses imprecindíveis para um profissional que queira ser realmente um artista gráfico e não fingir que é um, sabe??
Para mim, ser realmente um artista gráfico, é passar o "maior" tempo possível em uma cena 3d para deixá-la bastante real, estudando tudo o que uma cena de Computação Gráfica mereça ser estudada e esmiuçada, desde a modelagem, texturas, aplicação de materiais, ILUMINAÇÃO, setagem de render, renders TESTES e finalmente o render final.
Seguindo esmiuçadamente todas essas etapas é a oportunidade única de se chegar em uma cena ultra-realista como as que vc nos coloca aqui na 3d1. Veja que eu coloquei a palavra ILUMINAÇÃO em maiúsculo, para enfatizar um dos critérios mais importantes e fundamentais para tornar uma cena realista.
Como eu sempre falo, é melhor uma cena bem iluminada e um pouco mal modelada do que uma cena mal iluminada e bem modelada. Claro que é o ideal é ter uma modelagem e uma iluminação perfeita, mas se por acaso não tiver êxito em um desses quesitos, é melhor ter uma iluminação melhor do que uma modelagem.
A importância de usar planes brancos como defletores de luz, ajudando a melhorar o rebatimento da luz vindo da mr sun é ótimo, pois ajuda a melhorar a iluminação "natural" do ambiente, que é ajudada também pelo mapas de photons do G.I que deixam o render bem mais rápido.
Gostaria "Dudamel", que vc falasse um pouco sobre a sua iluminação, como vc falou das luzes que usou, seria interessante agora vc nos falar do posicionamento de todas as luzes que usou, das configurações das mesmas e se usou algum shader em especial do Mental Ray , ok?? aguardamos sua resposta.
Parabéns pela linda cena, ficou maravilhosa. :palmas:
Um conselho que lhe dou é que diminua muito o Noise feito na pós-edição. Quando for colocar Noise na pós-edição, o coloque bem, mas BEM DE LEVE MESMO, de forma que quase se torne imperceptível na imagem. É só uma sugestão.
Abraços e Parabéns mais uma vez pela linda cena.