Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
Jaobrother: oi Jaobrother!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! sobre o seu trabalho, meus Parabéns, você está indo super bem, gostei da sua imagem mas ainda tem coisas que precisa melhorar.
Posso fazer algumas sugestões e críticas \"construtivas\"?? Então vamos lá:
1.0- Na sua imagem como um todo, a mesma está bem interessante, olhando rapidamente a imagem nota-se que a modelagem está muito boa, as texturas estão bem legais, os materiais também, porém acho que você precisa melhorar no quesito \"iluminação\".
2.0- Quando me refiro ao termo \"iluminação\" falo mais precisamente do tipo de luz que você usa e como controla a qualidade da sombra ( shadows ), a suavidade da mesma, o entorno da cena ( com relação a iluminação ), o céu e principalmente a iluminação do cenário externo juntamente com o 3d.
3.0- O que mais venho notando aqui na 3d1, é que tem muitos leitores ainda com dificuldades para \"acertar\" a mão na iluminação da sua cena. Se você usa o render V-Ray pode iluminar com uma [b\"]v-ray sun\"[/b] e usar ou uma \"v-ray sky\" no environment do render V-Ray ou então usar uma imagem HDR no environment do render V-Ray.
Iluminação é um dos assuntos mais \"difíceis\" no mundo da Computação Gráfica, juntamente com a parte de \"rigg e animação\" que são bem mais complexos.
Para iluminar bem não basta somente \"apertar\" o dedo no botão do render e configurar uma luz nativa do renderizador, é bem mais do que isso. Para iluminar bem é preciso observar atentamente o mundo real, como a luz se comporta, o posicionamento da luz do sol, a definição das sombras e até mesmo o contraste em alguns casos \"exagerado\" gera bastante realismo na cena.
Tem muitas empresas grandes de Computação Gráfica, que quando querem treinar melhor os seus funcionários ( artistas gráficos ), pagam cursos de Iluminação para esses artistas, porque iluminar é uma ciência e bem complexa.
Uma das características que um artista gráfico deve ter para iluminar muito bem que é de suma importância, é OBSERVAR com atenção como a LUZ se comporta no mundo real, e não \"pesar\" a mão da pós-edição ( usando o Photoshop, Gimp, Nuke- The Foundry, Fusion, After Effects ) seja qual software ( edição de imagem ou Composer de vídeo ) for, é preciso ter muito cuidado para não pesar a mão na pós-edição porque você pode \"estragar\" uma iluminação fisicamente correta que sai de um render e torná-la irreal em uma pós-edição feita sem cuidados, tudo bem?? =)
-----------------------------------------------------------------------------------
PEQUENAS DICAS DE ILUMINAÇÃO:
1.0- Acho muito melhor usar uma imagem HDR no environment do render V-Ray do que uma v-ray sky, porque a imagem HDR guarda informações muito importantes além do sistema RGB, ela guarda informações de iluminação, coisa que o v-ray sky não guarda.
2.0- Se quisesse uma precisão incrível na iluminação não só no V-Ray como no Mental Ray, seria você usar ao invés de uma imagem HDR, você usar uma imagem \"EXR\" ( formato mais robusto e profissional de imagem, desenvolvido pela maior empresa do mundo em Efeitos Especiais, a famosa e premiadíssima \"ILM\", do mestre George Lucas )
Vou lhe passar alguns links e sites sobre iluminação tanto usando o conjunto \"v-ray sun + v-ray sky\" quanto usando uma imagem HDR no environment ou do V-Ray ou do Mental Ray. Aqui mesmo na 3d1 tem ótimos tutoriais sobre Iluminação.
LINKS:
http://www.aleso3d.com/blog/?p=293 ( ÓTIMO SITE COM ILUMINAÇÃO HDR- RENDER V-RAY )
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/iluminacao-hdri-noturna-e-setagem-de-render-v-ray ( ILUMINAÇÃO HDR NOTURNA- RENDER V-RAY )
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/criacao-de-ceu-com-hdri-no-v-ray ( CRIAÇÃO DE CÉU COM HDRI --> RENDER V-RAY )
http://jeffpatton.net/2012/01/lighting-a-scene-with-a-hdr-but-its-black/ ( ÓTIMO TUTORIAL DO MESTRE JEFF PATTON- ILUMINAÇÃO COM HDR- MENTAL RAY )
Espero ter ajudado com algumas dicas.
De qualquer forma seu trabalho está muito bom.
Parabéns!!
Forte abraço e sucesso.
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...