Job\'s

Por: Jaobrother  

Em: 14/06/2012 10:17

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Jaobrother: oi Jaobrother!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! sobre o seu trabalho, meus Parabéns, você está indo super bem, gostei da sua imagem mas ainda tem coisas que precisa melhorar.

Posso fazer algumas sugestões e críticas \"construtivas\"?? Então vamos lá:

1.0- Na sua imagem como um todo, a mesma está bem interessante, olhando rapidamente a imagem nota-se que a modelagem está muito boa, as texturas estão bem legais, os materiais também, porém acho que você precisa melhorar no quesito \"iluminação\".

2.0- Quando me refiro ao termo \"iluminação\" falo mais precisamente do tipo de luz que você usa e como controla a qualidade da sombra ( shadows ), a suavidade da mesma, o entorno da cena ( com relação a iluminação ), o céu e principalmente a iluminação do cenário externo juntamente com o 3d.

3.0- O que mais venho notando aqui na 3d1, é que tem muitos leitores ainda com dificuldades para \"acertar\" a mão na iluminação da sua cena. Se você usa o render V-Ray pode iluminar com uma [b\"]v-ray sun\"[/b] e usar ou uma \"v-ray sky\" no environment do render V-Ray ou então usar uma imagem HDR no environment do render V-Ray.

Iluminação é um dos assuntos mais \"difíceis\" no mundo da Computação Gráfica, juntamente com a parte de \"rigg e animação\" que são bem mais complexos.

Para iluminar bem não basta somente \"apertar\" o dedo no botão do render e configurar uma luz nativa do renderizador, é bem mais do que isso. Para iluminar bem é preciso observar atentamente o mundo real, como a luz se comporta, o posicionamento da luz do sol, a definição das sombras e até mesmo o contraste em alguns casos \"exagerado\" gera bastante realismo na cena.

Tem muitas empresas grandes de Computação Gráfica, que quando querem treinar melhor os seus funcionários ( artistas gráficos ), pagam cursos de Iluminação para esses artistas, porque iluminar é uma ciência e bem complexa.

Uma das características que um artista gráfico deve ter para iluminar muito bem que é de suma importância, é OBSERVAR com atenção como a LUZ se comporta no mundo real, e não \"pesar\" a mão da pós-edição ( usando o Photoshop, Gimp, Nuke- The Foundry, Fusion, After Effects ) seja qual software ( edição de imagem ou Composer de vídeo ) for, é preciso ter muito cuidado para não pesar a mão na pós-edição porque você pode \"estragar\" uma iluminação fisicamente correta que sai de um render e torná-la irreal em uma pós-edição feita sem cuidados, tudo bem?? =)

-----------------------------------------------------------------------------------

PEQUENAS DICAS DE ILUMINAÇÃO:

1.0- Acho muito melhor usar uma imagem HDR no environment do render V-Ray do que uma v-ray sky, porque a imagem HDR guarda informações muito importantes além do sistema RGB, ela guarda informações de iluminação, coisa que o v-ray sky não guarda.

2.0- Se quisesse uma precisão incrível na iluminação não só no V-Ray como no Mental Ray, seria você usar ao invés de uma imagem HDR, você usar uma imagem \"EXR\" ( formato mais robusto e profissional de imagem, desenvolvido pela maior empresa do mundo em Efeitos Especiais, a famosa e premiadíssima \"ILM\", do mestre George Lucas )

Vou lhe passar alguns links e sites sobre iluminação tanto usando o conjunto \"v-ray sun + v-ray sky\" quanto usando uma imagem HDR no environment ou do V-Ray ou do Mental Ray. Aqui mesmo na 3d1 tem ótimos tutoriais sobre Iluminação.

LINKS:

http://www.aleso3d.com/blog/?p=293 ( ÓTIMO SITE COM ILUMINAÇÃO HDR- RENDER V-RAY )

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/iluminacao-hdri-noturna-e-setagem-de-render-v-ray ( ILUMINAÇÃO HDR NOTURNA- RENDER V-RAY )

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/criacao-de-ceu-com-hdri-no-v-ray ( CRIAÇÃO DE CÉU COM HDRI --> RENDER V-RAY )

http://jeffpatton.net/2012/01/lighting-a-scene-with-a-hdr-but-its-black/ ( ÓTIMO TUTORIAL DO MESTRE JEFF PATTON- ILUMINAÇÃO COM HDR- MENTAL RAY )

Espero ter ajudado com algumas dicas.

De qualquer forma seu trabalho está muito bom.

Parabéns!!

Forte abraço e sucesso.


________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Pow, muito obrigado por todas as dicas Danilo.
Irei ver os links mais tarde.

Sempre gostei de imagens com mais \"contraste\".
Quem sabe agora participando do fórum comece a ter outra visão.

Vc poderia me mandar um link com algumas imagens suas ou portfólio pra dar uma olhada nos seus trabalhos?

quem sabe me inspiro hehehe
Muito bom brother! Alguns pontos que vi que pode melhorar é a textura do asfalto de do passeio. O material de cor cinza do carro também é bom melhorar.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717080.

Total de membros registrados: 143040

Últimos membros registrados: Luca Coelho, AirZumaCoolCore3455, Coolizi4565, juninnxt, Coolizi567, Epicooler355, [email protected], ana_vt_.

Usuário(s) on-line na última hora: 603

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.