Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
neiman: oi neiman!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! sobre a sua imagem, meus Parabéns, seu trabalho ficou bem bonito mesmo, de verdade.
Gostei bastante da modelagem, materiais, texturização, iluminação e do render. A minha única \"crítica construtiva\" ao seu trabalho é que as sombras ( shadows ) ficaram muito duras, faltou melhorar e aumentar os samples de Final Gather se você usa o render Mental Ray.
Coloque o valor da luz do céu um pouco maior que a luz do sol, tudo bem?? Sempre procure trabalhar com a técnina de Linear Work Flow ou Linear Color Space, colocando o gamma padrão entre 1,80- 2,20 dependendo da calibragem do seu monitor.
O problema que você relatou na sua pergunta pode ser que seja porque você não habilitou o \"gamma\" do 3ds Max, deixando o valor padrão em 2,20. Até os slots do material editor ficam mais claros e no começo é estranho ver as amostras claras mas depois com o tempo você se acostuma, tudo bem??
No ótimo site ( blog ) do nosso amigo e colaborador \"Leandro Oliveira\", ele ensina a habilitar o gamma do 3ds Max para quem ainda não sabe, ensina a renderizar com o render passes do Mental Ray, porém os passos de render ficam super claros e você tem que deixar o gamma de cada passo de render com o valor = 1,00 para não estourar a iluminação dessas imagens.
Ele ensina também como tratar a informação do gamma a ser lido diretamente no Photoshop e também no Composer de vídeo \"After Effects\", tudo bem??
Para quem quer tirar dúvidas sobre gamma e o processo de Linear Work flow o blog do nosso amigo e colaborador \"Leandro Oliveira\" é excelente, recomendo o mesmo a todos.
http://motionpanel.wordpress.com/2010/07/16/gamma-passos-e-exposure-control-mental-ray-e-3dmax-2011/ ( Blog artista gráfico Leandro Oliveira ).
Espero ter ajudado você de alguma forma.
Parabéns pelo seu ótimo trabalho, gostei bastante.
Forte abraço e sucesso.
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...