Tá, vamos lá... não tava falando de LUZ DO SOL no 3D - to falando de \"luz do sol real\" (direta e indireta), como vc vai resolver no 3D, vc faz do seu jeito... Pode ser com vraylight plane na janela + sun, ou target direct, ou qualquer coisa... Pode ser até só GI entrando, tanto faz, o q ficar bom, eu coloco vraylight plane pra dar uma ajudinha, mas não é obrigatorio. Esquece 3D um pouco, pensa no que vc vai fazer e entenda o q fazer, não importa as luzes q vc usa no programa, o q importa é: tem q ter luz direta e indireta do sol, pq isso acontece no \"mundo real\" - aí pra vc aplicar isso no 3D, vc dá seu jeito hehehehe.
Cara, presta atenção - dei uma dica de shader de tecido apenas, foi a unica coisa de 3D q falei, pq mta gente se ferra com tecido e não sabe usar falloff - em nenhum momento eu fiquei falando: muda setting assim, faz reflexo com cinza tal, valores tal e blablablablabla... Falei: tudo precisa de reflexo, specular e etc - pq isso existe no mundo real - se vc não esquecer o 3D e esses parametros e regrinhas, vc vai ser mais um q fica anos tentando fazer uma imagem e depois de mto e mto tempo faz algo legalzinho... Pensa e estuda luz, mas LUZ REAL - como ela funciona? Pq a sombra em um determinado ambiente é preta, outras vezes azulada, outras vezes cinza - dura ou mto \"diluida\" e etc... Vc tem q entender como as coisas funcionam de verdade, pra conseguir fazer funcionar no 3D - por isso falei, quer fazer uma cena? Pega referencia de foto pra cada objeto q vc ta fazendo e um geral pra luz e etc. Entenda como reflexo funciona em cada superficie, como luz funciona e etc - esquece 3D - aí entendendo o real, vc volta pro seu programa e aplica pro 3D do seu jeito.
Bem, eu usaria só luz do sol + Camera (F-number eu costumo manter em 2,8 - gosto pessoal, pq é o q uso na minha \"camera real\" - mas pode usar o q funcionar melhor pra sua cena, eu gosto de variar dentro do padrão de uma camera de verdade: 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64 , etc) - Eu não vou ficar te ensinando fotografia, mas é bom vc dar uma pesquisada e entender a camera e pq alterar os valores, aí vc vai aprender em como mexer no shutter e iso, que são bem importantes... Só com luz do sol e camera, vc resolve a luz da cena. E dá sim pra ativar outras luzes e não perder informação de sombra, mas tem q ir com calma e talvez usá-las só pra \"marcar a parede ou objs proximos\" - isso vc vai saber o q fazer se buscar referencias fotograficas.
Uso Gamma 2.2, mas nada impede q vc use 1 - 1,8 - 295,2 - Vc tem q estudar referencias de fotos e reproduzir e não se preocupar com settings. O que funcionar, é o certo. Se vc ficar se prendendo em regrinhas e não abrir a mente pra testes, vc não vai conseguir evoluir.
Quanto a curso, prefiro não opinar, pois não conheço e nunca fiz nenhum - procuro sempre por tutoriais no google do q preciso, mas raramente vejo um tuto, só pra coisas bem técnicas mesmo q não tem como vc \"inventar\" - é aquilo e pronto - mas tipo, pós, texturização e etc, isso é algo livre, vai do feeling de cada um, não me prenderia mto a padrões... é legal vc encarar o curso como uma base pra aprender a começar o q fazer, mas não ficar copiando o curso e todos os passos q ensinam, pq sempre tem algo a mais q vc pode inventar e melhorar.
Plane preto - falei q vc pode usar, não falei q uso...já usei uma vez ou outra quando não consegui definir bem a luz, mas é raro usar... e pode ser azul, verde, vermelho, \"fucsia\" - tanto faz... é um rebatedor, q vc vai deixar invisivel pra camera, mas mantendo as propriedades de geração de sombras, atmosfera e etc... Estude fotografia de estudio (De VERDADE), não esses estudios porcarias de vray q fazem um monte de tutorial - e aí vc vai entender pra q serve um rebatedor.
Behance: https://www.behance.net/andre3d