Suite

Por: Valmor  

Em: 03/02/2013 21:30

tbm tem que melhorar essa cortina tanto a modelagem como o shader..
https://www.facebook.com/davidtoledo3d/?ref=hl https://www.behance.net/davidtoled8502
é, isso é cortina de evermotion né? tudo bem durão, sei lá... faz no marvelous.
Behance: https://www.behance.net/andre3d
Daí André! Tudo certo?

Valeu MESMO por todas as dicas. Coisas assim são valiosas e não é qualquer um que se presta a fazer isso. Muito obrigado!
Sobre a câmera realmente é uma coisa que sei que ainda tenho que melhorar, e admito ter uma certa dificuldade com isso. Tenho sempre dúvida da resolução e enquadramento certos, e também do que mexo na câmera pra clarear ou escurecer a imagem, só mexo mais no f-number. Quase nunca mexo no shutter speed e ISO. Geralmente controlas mais isso por quais parâmetros?
Sobre as luzes, é isso mesmo que você falou, os caras quase sempre me pedem tudo assim \"clarão\" mesmo, mas admito que mesmo assim exagero um pouco e vejo que em muitas imagens a luz. Estou ciente disso que você falou sobre as sombras marcarem mais os objetos e dar mais vida às imagens. Agora estou vendo mais referências do que na época que fiz esta imagem, e claro, sempre fotos. Mas outra pergunta, para um quarto desse tipo, você usaria somente a luz do sol pra iluminar o ambiente? Não botar nenhuma vray light na janela apontando pra dentro? Nesta cena botei a luz do sol + uma na janela e outra próxima ao teto apontando para o chão. Outra coisa, que gamma você usa? 2.2?
Sobre o material do tecido e mapa fall off e tudo mais, vou ver melhor isso. Agora comprei o curso de texturização e pós produção da 3D1 e tem ótimas dicas de mapas e pós produção.
Não tinha ouvido falar desse \"marvelous\",vou correr atrás disso.
E sobre aquilo ali que você falou de colocar um plane preto ao lado de um objeto para escurecer alguma parte dele, você coloca um plane normal com alguma máscara ou algo do tipo? Obrigado pela ajuda!
Abraço!

Tá, vamos lá... não tava falando de LUZ DO SOL no 3D - to falando de \"luz do sol real\" (direta e indireta), como vc vai resolver no 3D, vc faz do seu jeito... Pode ser com vraylight plane na janela + sun, ou target direct, ou qualquer coisa... Pode ser até só GI entrando, tanto faz, o q ficar bom, eu coloco vraylight plane pra dar uma ajudinha, mas não é obrigatorio. Esquece 3D um pouco, pensa no que vc vai fazer e entenda o q fazer, não importa as luzes q vc usa no programa, o q importa é: tem q ter luz direta e indireta do sol, pq isso acontece no \"mundo real\" - aí pra vc aplicar isso no 3D, vc dá seu jeito hehehehe.

Cara, presta atenção - dei uma dica de shader de tecido apenas, foi a unica coisa de 3D q falei, pq mta gente se ferra com tecido e não sabe usar falloff - em nenhum momento eu fiquei falando: muda setting assim, faz reflexo com cinza tal, valores tal e blablablablabla... Falei: tudo precisa de reflexo, specular e etc - pq isso existe no mundo real - se vc não esquecer o 3D e esses parametros e regrinhas, vc vai ser mais um q fica anos tentando fazer uma imagem e depois de mto e mto tempo faz algo legalzinho... Pensa e estuda luz, mas LUZ REAL - como ela funciona? Pq a sombra em um determinado ambiente é preta, outras vezes azulada, outras vezes cinza - dura ou mto \"diluida\" e etc... Vc tem q entender como as coisas funcionam de verdade, pra conseguir fazer funcionar no 3D - por isso falei, quer fazer uma cena? Pega referencia de foto pra cada objeto q vc ta fazendo e um geral pra luz e etc. Entenda como reflexo funciona em cada superficie, como luz funciona e etc - esquece 3D - aí entendendo o real, vc volta pro seu programa e aplica pro 3D do seu jeito.

Bem, eu usaria só luz do sol + Camera (F-number eu costumo manter em 2,8 - gosto pessoal, pq é o q uso na minha \"camera real\" - mas pode usar o q funcionar melhor pra sua cena, eu gosto de variar dentro do padrão de uma camera de verdade: 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64 , etc) - Eu não vou ficar te ensinando fotografia, mas é bom vc dar uma pesquisada e entender a camera e pq alterar os valores, aí vc vai aprender em como mexer no shutter e iso, que são bem importantes... Só com luz do sol e camera, vc resolve a luz da cena. E dá sim pra ativar outras luzes e não perder informação de sombra, mas tem q ir com calma e talvez usá-las só pra \"marcar a parede ou objs proximos\" - isso vc vai saber o q fazer se buscar referencias fotograficas.

Uso Gamma 2.2, mas nada impede q vc use 1 - 1,8 - 295,2 - Vc tem q estudar referencias de fotos e reproduzir e não se preocupar com settings. O que funcionar, é o certo. Se vc ficar se prendendo em regrinhas e não abrir a mente pra testes, vc não vai conseguir evoluir.

Quanto a curso, prefiro não opinar, pois não conheço e nunca fiz nenhum - procuro sempre por tutoriais no google do q preciso, mas raramente vejo um tuto, só pra coisas bem técnicas mesmo q não tem como vc \"inventar\" - é aquilo e pronto - mas tipo, pós, texturização e etc, isso é algo livre, vai do feeling de cada um, não me prenderia mto a padrões... é legal vc encarar o curso como uma base pra aprender a começar o q fazer, mas não ficar copiando o curso e todos os passos q ensinam, pq sempre tem algo a mais q vc pode inventar e melhorar.

Plane preto - falei q vc pode usar, não falei q uso...já usei uma vez ou outra quando não consegui definir bem a luz, mas é raro usar... e pode ser azul, verde, vermelho, \"fucsia\" - tanto faz... é um rebatedor, q vc vai deixar invisivel pra camera, mas mantendo as propriedades de geração de sombras, atmosfera e etc... Estude fotografia de estudio (De VERDADE), não esses estudios porcarias de vray q fazem um monte de tutorial - e aí vc vai entender pra q serve um rebatedor.

Sim...saquei man! ;) Na real já tinha entendido a tua colocação na primeira mensagem...ou seja...que o lance é seguir referências fotográficas e não se prender a regras nem parâmetros e testar mais os materiais, câmera e luzes. Sei que por muito tempo fiz isso, queria uma \"receita mágica e uma setagem milagrosa\" hahaha...mas a algum tempo já venho mudando isso, e podes ter certeza que todas essas dicas aí vão me ajudar muito!
E sobre ter te perguntado as coisas ali sobre \"que luz você usa e quantas você usa e etc..etc...\", não era com a intenção de copiar ou ficar ainda me prendendo a regras. Só mesmo por curiosidade, levando em conta que já vi as tuas imagens. Mas valeu mesmo por toda a ajuda mais uma vez André! Se vieres um dia aqui pro sul...oktoberfest ou qualquer coisa...hehehe dá um toque man! abraço!! vlw!!
Então, eu uso o q funciona... na cena do Consultorio do Freud usei uma luz photometric, na cena do Green Bedroom usei vray light com target direct, na sala nova Seventh Sun, usei vraysun e vraylight plane... na cena da Confeitaria Colombo só usei spot lights do standard do max e gi com hdr... depende do q vc quer, vc usa, simples assim, teste e mais teste pra ver o q fica melhor. A externa q to fazendo, acho q coloquei o gamma em 1.8 e to usando só 1 vraysun e linear 1 e 1, inves do reinhard q uso quase sempre...

Receita Mágica para 3D Realista:

10Kg de estudo do que não é 3D, mas pode ajudar;
3 xícaras de referências fotográficas;
5 colheres de testes de luz;
1 Kg de testes de shader;
2 pitadas de bom senso e observação aos detalhes;
Render e pós-produção a gosto.

Abç.
hahaha...boa! Pode deixar que sigo a tua \"receita\"!! Pode crer...nas externas uso quase sempre o linear...funciona legal...abraço e bom fim de semana! Valeu mais uma vez pela força!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717076.

Total de membros registrados: 143037

Últimos membros registrados: juninnxt, Coolizi567, Epicooler355, [email protected], ana_vt_, LeslieCMerriman, KeepsTRT335, CHERIF.

Usuário(s) on-line na última hora: 662

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.