Então... Valeu aí pela babação de ovo, pode parar agora ahuahauhauauahauahuah... zoa.
Cara, seguinte... quanto a luz estourando branca em construção, tapete grosso ou fino, e essas coisas, acho q não tem nada a ver criticarem, são estilos, coisas q existem, pode ser \"diferente\" pra alguns q não conhecem ou não prestam mta atenção. Claro q se vc tem uma parede branca e o sol bate, aquilo vai dar dor no olhos, estoura mesmo, mta gente tem medo de forçar esse estouro, mas é natural.
Bem, sobre sua cena, quanto ao tapete, não vejo problema deles ser grosso, talvez falte uma dispersão melhor de fios, ou trabalhar as laterais dele, mas não é um problema... Já vi uns q tem uns \"pelos\" que parecem \'mini-cilindros\', e de verdade mesmo, não era 3D... são estilos de tapetes, existem vários... Enfim.
Sua colcha não ta boa, fato, nem o lençol q vc gostou, mas isso vc resolve no marvelous quanto a modelagem, mas ahco q o problema mesmo é o shader. Pra fazer tecido, o legal é vc fazer o seguinte: Falloff no diffuse,... ajuda mto, o seu parece q não tem, e junto no primeiro slot do falloff ou até um mix: textura de tecido. Textura bem trabalhada, sem emendas, sempre acompanhando o diffuse e um bump similar a ela... sempre use bump, não fique com medo de forçar no primeiro teste, tipo joga alto, sei lá 100 de bump, aí vc vai ver q tá marcando bastante e vai diminuindo aos poucos até chegar numa aparencia legal.
Bem, vamos lá - vou continuar falando de shader por enquanto: Tecidos = Falloff no difuse / Tudo - TUDO tem reflexo ou specular, por menor que seja. Muitos materiais seus não tem reflexo, e por mais opaco que sejam, vão ter specular ou um reflexo bem imperceptivel, mas vão reagir com o ambiente, alguns materiais seus nem parecem q estão \"na cena\" - parece renderizado por partes, pq não tem influencia de um objeto no outro. Então coloque reflexo, teste valores - MAIS IMPORTANTE DE TUDO: REFERENCIAS - cate várias imagens de quarto na net, FOTOS, não imagens 3D, e tente se basear, use como referencia pra fazer os materiais, luz e etc.
Se vc quer algo realista, comece pela camera... O posicionamento é importante, a sua não me incomoda mto em questão de angulação, mta gente faz maquete com camera toda distorcida, a sua não esta, mas dá pra posicionar melhor, pq tem coisa parecendo miniatura, então sempre é legal estudar uma fotos e etc, pra saber como colocar a camera.
Sua luz... Bem, não tá boa... não mesmo. Principal motivo: falta de sombra. - luz e sombra são super-importantes, dá volume aos objs, dá \"vida\" à imagem. Vc tem tanta luz na cena, 90% inútil - mas se vc fez isso pra um cliente tipo \"arquiteto\", nem precisa me explicar, eles tem \"fetiche\" por ver tudo acesso, sei lá, devem ter trauma de luz do sol ou escuro, enfim... - vc tendo tanta luz não vai conseguir boa iluminação - luz demais mata as sombras e tira os volumes. Uma elimina a sombra da outra complica mto.
Parece q tem uma luz do sol entrando na janela, tá um pouco \"mal posicionada\", mas tá lá... ela já seria suficiente pra iluminar um quarto.
Minha dica é: procure fotos na net, se baseei na iluminação de um quarto... tem um monte de site de decoração, com fotos reais aonde tem luzes acesas e etc, e vc usa até as luzes q tem, mas tenta fazer de maneira como \"vê na foto\" - isso ajuda mto já.
Comece estudando a luz da cena, usando só 1, faz uma boa passagem de luz, do claro pro escuro, veja as sombras marcando bem e etc, aí vc tenta colocar outra luz, se ficar ruim, vc altera ela até ficar boa. Faz uma a uma, devagar, testando sempre, com settings baixos pra ir rapido o render - so pra dar pra ver mesmo - tipo: IR very-low 20 / 20 / LC = 200 - render maximo em 800px
Aí definindo a luz vai pras texturas e shader, lembre sempre dos reflexos, faz com calma, aumenta a saida de render e faz em \"regions/crop\" cada objeto, vai alterando o material de um por um até vc achar bom, preste atenção nos bumps, deixa sempre marcar um pouco, pq é importante, mas não exagere.
Quando seu ultimo objeto estiver bom, seguindo as referencias q vc vai buscar no google... Vc faz um render geral da cena, veja se precisa de volume em algo, se tem um reflexo fraco ou forte demais, e dá outro crop e ajeita. Vai com calma e usando referencias q vc melhora facil isso aí - e não se pega mto ao q todo mundo diz de tipo: Ah, mas isso tá errado pq não existe no mundo real. Bem, nao interessa, importa é sua imagem final, então por exemplo: se vc precisar colocar um plane preto do lado de um obj pra dar um \"rebatimento\" nele e deixar mais escuro aonde tem q ser mais escuro - ou de repente até pintar na pós uma sombra e tal - FAÇA. Não importa como vc fez, importa o resultado final.
Então, acho q é isso... se tiver paciencia de ler, acho q fui um pouco repetitivo em algumas partes, mas eu mesmo não to com paciencia de ler agora, mas acho q dá pra entender hehehehehe
Behance: https://www.behance.net/andre3d