Home-cinema (HDRI) e Cozinha (IES).

Por: ScreamingFox  

Em: 06/06/2013 17:36

Eu as vezes escrevo bastante mesmo.. mas tem a ver.. tem a ver =D

Experiencias com imagem de alta amplitude dinâmica (HDR) e fotometria (IES).

O Home-Cinema:
O home-cinema foi a primeira vez na qual usei, ou tentei aplicar o conceito, do \'linear workflow\'... Eu tentei algumas vezes com a correção padrão de gamma, e a cena sempre ficava extremamente escura, mesmo com GI (as únicas luzes são 4 vray lights (planes) fraquinhas acima do \'gesso\'.. A luz com efeito volumétrico não ilumina quase nada, é só pra questão de efeito mesmo =D..

O material do sofá é um material standard bem simples, de shader Oren-Nayar-Blinn, com Falloff de vermelho e preto no diffuse pra ressaltar q é um lugar mais escuro ainda por trás do sofá, e noise sutil no displacement. Sobre o aspecto arquitetônico, novamente uma porta de correr embutida na parede (acho muito legal, apesar de não constar no projeto original do arquiteto). A área de projeção, de 2 metros de largura (1,7 projetável), é de \'vidro duplo para projeção\' (é um vidro próprio pra se projetar em cima, ideal para home cinema, é um vidro com efeito \'argentato\' (parece aço anodizado) apenas no lugar onde haveria projeção (nem me perguntem sobre o vidro hehe.. ví ao vivo uma só vez, parece um vidro dentro do outro, e foi isso q eu fiz no 3ds (um vidro mais fino (sem glossiness) dentro de um mais grosso (com gloss)) =D, nos \'Decor Year Book\' aparece algumas vezes... apesar de ser chique (quem não acharia bem loco ter um cinema em casa, ainda mais com uma tela de vidro, ao invés de tecido, hehe.. etc..), acho até mais inteligente do que comprar uma TV gigantesca, eu vi uma TV gigantesca uma vez numa loja lá.. e tava 23k, e não tinha 1,7 de largura.., né.. e um projetor bom (pra efeitos de um lugar como uma sala, não pra um cinema pra 1000 pessoas é claro) tá mais ou menos uns 9k, e esse vidro mais ou menos uns 7k, ou seja, compensa mais um home cinema do que comprar uma TV muito grande.. pelo menos na minha opinião).. As fixações super simples do vidro de projeção e dos vidros com adesivos (são cartazes de filmes =D) são chamfer cylinders com material Vray simples cinza com falloff no gloss.. foram inspirados no puxador do vidro do meu box (do banheiro la de casa ;d, e acho q até q daria pra fixar algo de vidro com aqueles puxadores mesmo hehehe..)..

A Cozinha:
A cozinha é uma experiencia sobre luzes que partem de dentro e luzes que partem de fora do ambiente, bem como sobre a luz diretamente de cima e uma luz vespertina angulada.. Outra coisa interessante que eu usei nesse, pela primeira vez, foi a fotometria (uso de arquivo IES).. O IES é um tipo de arquivo bem pequeno, de texto, que diz detalhadamente como a luz vai irradiar a partir de um ponto (ou coisa bem parecida), eles são distribuídos gratuitamente por varias marcas de produtos de iluminação (o que é bem legal pra quem gosta de ultra-realismo, uma vez q a distribuição energética da luz ficaria sendo a mesma do que uma determinada lampada, ou seja, caso queira, o artista pode especificar um modelo de luz que usou na cena (pode falar tipo \'ahm, usei uma luz da General Eletric, modelo \'tal\', etc..), para o cliente, acho que isso agrega bastante e pode até inverter a gravidade no cliente, na região das sobrancelhas ;d), mas, apesar de todos esses maravilhosos aspectos técnicos do IES, a razão real de eu ter usado o IES foram \"as manchinhas que a luz causa na parede\", que deixam a luz muito mais realistica e bonita, na minha opinião, hehe, aí nem lembro como descobri q o IES dava esse efeito bem legal =D.. Sobre os flares, eu não sou o cara mais fã de flares não.. mas o meu chefe aqui simplesmente AMA flares.. então pra ele pagar uma pequena madeirinha a mais pras minhas imagens eu uso uns flares as vezes :)

Ah, e pro material da torneira logo acima do \'tanque\' (e nos decor redondos entre os livros e as plantinhas), usei um material do tipo Shellac, combinação entre um material Standard de shader Strauss (com falloff preto e branco como difuso e o mesmo mapa copiado (clicando e arrastando e ticando copy) pra reflexão, o que faz com que o objeto pareça algo como \'um metal bem brilhante sendo iluminado por tras\' e com glossiness alto) somado a um vray material de reflexão simples. Esse material fica muito bom pra objetos \"cromados\" proximos a fontes de luz =D.

Sugestões, opiniões e dicas são bem vindas =D
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Caraca! Deveria escrever um livro. Iria vender bem. hehe!

bom! sobre as imagens, começando pela sala com megatv, acho, na minha opinião, que, para um melhor visualização do ambiente, pois, além do efeito que a tv produz num ambiente de pouca iluminação, gostamos de ver também o ambiente em si com os detalhes. E com pouca iluminação, como está sendo o caso, torna um pouco difícil isso.

sobre a cozinha, a reflexão na geladeira, na coifa, pia e nos metais em geral, poderiam ser melhorados se houvesse objetos do outro lado da cena (por trás da camera), assim tais reflexões teriam mais o que refletir além de, somente a parte da cozinha que está vazia, me parece. O material da coifa acho que pode ser melhorado mais.
É q, aliás, q coisa chata, se eu pusesse coisas em cima da pia, o meu chefe (aliás, ex chefe q ele me demitiu hoje, hehe.. desejem-me sorte ;*) falava que eu tava querendo dizer q não tinha lugar (nos moveis) pra por as coisas (=X), mas uma coisa que fica legal e bem comercial e bem visual também eu acho que são aramados suspensos daqueles que vc pendura uns talheres.. Já pra \'areas gourmet\' (resumidamente é onde determinado estrato social põe a churrasqueira), que seriam varandas semi-cobertas (geralmente com uma laje por cima, semi encobertas, algumas vezes terminando em pergolas (pergola ou pergolado é uma armação solida de madeira ou colunas de outros materiais, que serve de suporte pra trepadeiras, etc.. apesar de ter gente q faz pergolas brancas e nunca deixa plantas também...), outras com lajes arredondadas, etc..)) acho legal um aramado com uns pratos, e também plantas, mas eu sou tendencioso pra falar pq gosto muito de por plantas em renders de interiores, ah, e livros.. tem determinados livros q se vc põe, a cena fica chique hehehehe, determinados livros de culinaria em cozinhas, determinados livros de arquitetura, arte ou decoração para outros ambientes (mas n sei se a Assouline ou a Taschen (editoras que produzem \'livros chiques\', aqueles livros que as vezes saem nas fotos de showcases de decoração ou arquitetura, como \'The Impossible Collection\' (Assouline), ou o livro Jazz Life ou o livro sobre o arquiteto Renzo Piano (ambos da Taschen)) processariam alguem por usar um livro dela como decoração numa cena 3d.. =D:

(sobre a ceninha da area gourmet)
Tecnicamente não é uma imagem muito boa (é a que se parece com uma cozinha.. mas com uma churrasqueira.. um pouco pra tras tinha do que essa camera mostra existe uma abertura (dá com a piscina).. mas como eu só tava preocupado com o projeto de moveis mesmo, e tinha q fazer rapido, fiz nesse angulo mais oportuno, que, como já dizia o saudoso Jaiminho, é também pra evitar a fadiga..

Meu segundo render de interiores, e o primeiro de um lugar real, e usando medidas.. Me encantei com o bump nessa cena hehe..

Inclusive.. nessa cena parece q eu usei um vignette escuro ao invés do claro costumeiro.. mas é uma cena noturna, então.. vai saber né.. hehe..
(@edit: Ah.. eu, apesar de ter feito 10000 espadas e 100000 lanças, uns monstrinho e uns personagenzinho pra game, nem sabia o que era GI ainda hehehehehe, e o material do granito está bem pobre.. mas a imagem ficou bonitinha, o projeto dessa cena foi vendido =D)

(sobre a ceninha do quarto)
Eu gosto de dar uma carregada na decoração mas tenho me contido um pouco, vou ver se eu chego num equilibrio pra não carregar.. essa foi a ultima cena q eu fiz, fiz numa noite doidera aí hehe, cena bem rapidinha mesmo.. Mas me equivoquei quanto à edição do IES pra questão das soft shadows ,cena meio inacabada, e a cama está em hide senão esconderia parte do movel do computador.. Uma coisa que eu gostei, apesar de não ter ficado tão realistico quanto deveria (talvez um pouco menos de gloss na reflexão, ou um falloff esperto no gloss =D) foram os veios da madeira..
Nessa cena (nesse projeto mobiliario, dizendo mais corretamente) foram utilizadas madeiras MDF de 15, 18 e 25mm de espessura, onde eu quis representar um acabamento melaminico lustroso e com bump (é impressionante como algumas fotos reais de moveis (principalmente moveis modulares) parecem grafico, de tanto que o aspecto do amadeirado de determinados acabamentos melaminicos se assimila a um simples bump de material no 3ds..) Nesses acabamentos melaminicos, geralmente as rugosidades não coincidem com os desenhos da madeira (resumidamente (to falando na \'vida real\') geralmente o difuso não coincide com o bump no acabamento melaminico), quando coincidem (que é o que geralmente se faz em materiais (3ds), creio eu.. né.. vc coincidir a imagem do difuso com a imagem do bump.. hehe) o acabamento melaminico se chama de \'Poro Sincronizado\', e é mais ou menos recente em se tratando de acabamentos de madeira pra moveis, e é mais caro e tem sido bastante usado uma vez que consegue mimetizar a madeira de verdade, se vc pegar a tabua parece até que não, mas a madeira no movel montado acho que ilude um pouco, pq o cara olha o conjunto do movel lá e se apercebe da cor de uma maneira quase secundaria, acha q é madeira, é bonito enfim.. apesar de que eu mesmo tenho preferencia pela madeira \'de verdadinha\' (não o mdf ou mdp com peliculas com textura de madeira impressa em cima.. tem umas de baixa qualidade que até \'pixelam\'.. cara.. entrei uma vez num elevador que tinha essas paredes de fibra de madeira (cardboard) com um acabamento vagabundo de madeira, poxa vida, me sentí numa fase lá do wolf3d.. hehe..).. Bom.. tem um acabamento melaminico de poro sincronizado, recente, que imita a laca bem fininha lustrosa aplicada no movel, foi o q tentei simular na imagem, principalmente na madeira mais escura..

Ah, a solução que eu dei pra criar o \'acabamento melaminico de poro sincronizado\' foi bem simples, o bump com a mesma imagem não tava ficando legal, mas, com a mesma imagem invertida (na aba \'Output\') ficou muito legal como bump e o material mais semelhante ao acabamento real.

(a goma Laca, Shellac em inglês, q tem até um tipo de material no 3ds veio da cochonilha da laca (lac-bug, she-lac).. o pessoal do ramo moveleiro (principalmente dos q só vendem moveis em mdf, mdp) pensa que a Laca (chegam inclusive ao cumulo de escrever \'lacca\', \'lacka\', etc..) é \'pintura automotiva pra moveis\', sendo só pra cores puras, mas, na verdade, a Laca é um acabamento muito tradicional, com historia de 2000 anos, resumidamente é o primeiro e mais tradicional \'primer/selador\'.. a Laca, conhecida também como Laca-asa-de-barata (pq os floquinhos parecem asas de barata).. é a secreção do lac-bug, um inseto natural da India (mas se cria em outros lugares..), quem tem plantinhas em casa já deve ter tido problemas com cochonilhas, são bixinhos pequeninos que chupam a seiva da planta.. Bom, a lac-bug (inseto da laca) é do tipo da cochonilha, só que uma vez que ela crava os dentinhos dela na planta, ela chupa até morrer (ou coisa bem parecida), e como ela não tem espaço dentro dela ela vai, bom, ela vai exudando a seiva por ela processada por todos seus buraquinhos, essa seiva (processada pelo inseto da laca) vai encobrindo a planta, de maneira a que chegam a ficar até 2cm ou mais de laca (ela endurece e fica por cima da planta), então, quando removida fica quebradiça em pequenos floquinhos (q o artesão dissolve com o alcool correto) que parecem asas de barata, daí o nome \'tradicional laca asa de barata\'.. Bom.. pra quem acha q nunca viu uma madeira tratada com laca tradicional, tradicionalmente os violões e violinos usam o acabamento em laca (a goma natural, é o que eles chamam de \'resinas\'..xd), hoje em dia tem seladores que imitam, etc.. Bom.. o efeito com a laca pura é o de suave avermelhamento e escurecimento do tom da madeira, só que a laca pode ser aplicada muitas e muitas vezes, deixando um acabamento grosso interessante.. A laca pode também ser misturada com tintas ou determinados agentes quimicos que deixam o acabamento acetinado (menos gloss), ao invés de lustroso, ou que a deixam em tonalidades puras de cor (muito em moda hoje).. E, devido a poder dar muitas, muitas e muitas demãos, a laca colorida é muito usada para esconder juntas em moveis de alto padrão, dá-se a impressão que o objeto lacado (e não \'laqueado\' uma vez q o cara aplicou laca, não passou laquê) é feito de uma só peça de madeira ou algo do tipo.. (a resina é meio cara)..

Bom.. New, achei muito pertinente sua observação, inclusive nessa cena aí a parede do lado da camera tá de hide, sabe o que eu pensei quando vc mencionou (devido a eu ter tido q criar a cena meio q rapido), então, na geladeira, fazer desse material um blend com um material standard e com um mapa crível na reflexão.. hehe.. assim poderia parecer ter coisas do outro lado, apesar de que imagino ser dificil por esse mapa.. mas vai saber né, as vezes não é =D.. (@edit: Aliás, quando vc mencionou não.. quando eu lí.. rá!)

É.. um recurso literario que eu gosto muito e sinto falta nesse tipo de meio de troca de conhecimento são as notas de rodapé (ao invés de vc fazer um parentese, como esse, o que quebra a linha de raciocinio simples do texto, vc põe um numerozinho, e na parte de baixo da pagina tem a explicação).. Não se perca nos meus parenteses hehehe..

Ah e as vezes eu escrevo bastante também q é pra dizer como q eu fiz as coisas, aí a gente troca ideias, etc.. Até pq são tópicos de \"estudos\" né.. hehe..
notei que vc explica o que fez na cena. hehe!

Em suas cenas a iluminação, vc pode melhorar ela mais. Que render vc usa? Me parece ser v-ray. Olha: tente usar sempre os materiais próprios para v-ray (vray mtl por exemplo). Deixe o Standard de lado.
Sim, são materiais V-ray, mas, quando é pra uma coisa que eu prefiro que não seja completamente \'fisicamente realista\' (pra não precisar criar uma cena com tudo que teria numa locação real) eu uso blends com material standard, ou se não vai aparecer muito ou se eu quero que denote como algo meio surrealistico mesmo..

Olha esse aqui, foi o meu primeiro render com o Vray =D.. E o meu primeiro render de interiores =D, nem pensava em medidas ainda, então a sala pode ser medida em microns ou anos-luz hahaha! Eu só quis aí usar umas coisas de marca e tal, pra \'tornar chique\' a cena =D.. Tapetes \'voadores\' (hehehe) da GAN-rugs ou o design de biblioteca \'Opus\', e a porta em vidro efeito acidato, da Rimadesio (são marcas de referência pra tapetes/almofadas e design em vidro/aluminio respectivamente, marcas que todas as outras do mundo copiam, então, não sei se chega a ser propaganda ou não.. hehe, aí se acharem mal, podem censurar nomes de marcas se quiserem aí me avisam q =D) .. Eu chamei de \'sala-de-estudos\' ou \'fancy reading room\' =D (só falta a escadinha chique pros livros mais em cima né.. n pensei nisso naquele momento XD)..

(sobre a sala-de-estudos)
Foi o meu debut em renders de interiores, como eu só modelava e modelava, coisinhas pra games, personagenzinhos, pequenas coisinhas pra mapas e os mapas em sí (pra games).. Eu nunca tinha pensado em materiais direito, então nesse aí aprendí muito, principalmente sobre o mapa Falloff, todos os materiais dessa cena tem mapa Falloff aplicado em algo, tando de maneira sutil quanto de maneira surrealistica.. Aprendí sobre o vrayDisplace também, apesar de que no tapete não ficou tão bom, mas, nas almofadinhas eu gostei muito mesmo =D..

Como eu não sabia nada sobre blends também, o pós que eu fiz também eu inventei umas coisas na hora lá.. puz uns flares.. e fiz aquele lens correction depois..

@edit: Ah, foi bem quando eu comecei a dar um trampinho com moveis.. aí o cara da loja lá perguntou \'de que revista q eu tinha tirado aquela imagem\' (o cara punha no site dele umas imagens de um conhecido programa de CAD, pra móveis, só que a real é que aquele programa serve mais pra orçar do que pra criar imagens, alias, aquele programa, pra mim, serve para orçar apenas.. qualquer um regurgita models muito, mas muito melhores, eu mesmo já tenho uma coleção grande em escala real da grande maioria dos moveis possiveis (modulares organizados por profundidades (levando em consideração o que as principais marcas usam) alturas e larguras, q eu deixei pronto pra dar Merge.. que é pra evitar a fadiga..=D) que existem, em média resolução (pus uns models q eu costumo usar na imagem aqui ;b)..

(sobre os mobiles)
É o q eu tava falando no @edit, esses são exemplos de mobiles q tinha modelado no intuito de criar uma coleção.. no caso do gaveteiro com as gavetas abertas, eu deveria ter meio q \'rigado direito\' as corrediças, elas são telescopicas e só aparece a primeira corrediça (nas duas gavetas de baixo deveria aparecer o segundo trilho de corrediça, a corrediça tipica tem 3 partes, uma é a q fica presa à caixa do mobile (\"móbile\" é um jeito \"high end\" de se referir a \'móveis\' em geral heuhueuheuhuehueu..) a outra corrediça já \'corre\' até o meio do caminho e a ultima, que vai presa no corpo da gaveta em sí, corre até o fim do caminho..)..
Vejo que vc tem uma cera dificuldade nos materiais e iluminação, mas manda bem nos textos. hehehe! Só falta paciencia para ler tudo. hehe!

Superou o Danilo, brother!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717076.

Total de membros registrados: 143036

Últimos membros registrados: Coolizi567, Epicooler355, [email protected], ana_vt_, LeslieCMerriman, KeepsTRT335, CHERIF, SaraaahC.

Usuário(s) on-line na última hora: 561

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.