Sala_de_Jantar

Por: Joao  

Em: 27/07/2013 11:19

E ae Eddy!
Valeu cara obrigado!
Ei João ficou bem melhor essa cena, mas ainda pode melhorar, posta ai as configurações das luzes e do render para ver como está a sua configuração, pode ser que eu possa ajudar.
João gostei da parte do ou \"aprendo iluminação ou desisto\" está mais do que visto que vai aprender pois não o vejo como desistente eheh, esse sentimento é normal acho que toda a gente já passou por isso mas logo logo passa e a gente começa outro projecto cheio de vontade, se 3d fosse fácil e não me colocasse desafios eu já estava fazendo outra coisa qualquer.

Abraço e bons estudos
Grande Freenando! To finalizando o render daquela outra cena e ja posto as configs dessa.

Muito obrigado pelas palavras de apoio, sei que todos passam pelo duro processo de aprendizagem e hoje estao ae mostrando belissimos trabalhos se esse pessoal insistiu eu tambem vou insistir ate conseguir...

Muito obrigado pelo apoio!
Freenando segue as configs.
Lembrando que uso as unidades padrao do max.
Toda sugestao sera bem vinda porque o negocio nao é brincadeira rsrsr.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

JoaoFreitas: oi João!! Primeiramente Parabéns pela sua cena dessa sala de jantar. Realmente a iluminação da 2a. imagem está \"melhor\" mesmo que a iluminação da 1a. imagem.

Sua cena é interessante e o \"jogo\" de luzes também é interessante, porém tenho algumas observações a fazer sobre a sua iluminação.

Como comentaram bem os nossos amigos e colaboradores, \"new\", \"Apoema\" e \"frenando\", a sua iluminação ficou melhor usando o conjunto daylight + mr sky portals nas aberturas de portas e janelas também.

Seria melhor se você desse um \"printscreen\" na sua tela do 3ds Max, em vista \"Perspectiva\", em que mostre todas as luzes que você usou pra essa cena, tudo bem?? Obrigado.

Vendo as suas configurações do Mental Ray, posso lhe garantir que o seu \"Global Illumination\" está morrendo pra gerar G.I na sua cena, já que você zerou os parâmetros de \"diffuse bounces\" do Final Gather.

Para cenas internas e diurnas, sugiro a você que aumente mais os valores de \"Rays per FG Point\" para algo em torno de 250,00.

No seu render final, você pode zerar sem problema algum, o parâmetro de \"diffuse bounces\" do Final Gather, contato que trabalhe bem nos photons do Global Illumination.

É só uma sugestão, mas você poderia deletar a \"mr sky portal\" que está com a flecha de iluminação de frente pra esse móvel em madeira, e colocar 1,00 em \"diffuse bounces\" do Final Gather.

No parâmetro \"Average GI photons per light\" ( global illumination ) aumente para algo em torno de 500.000 photons de luz, para deixar a cena com um melhor efeito de \"algodão\". Se os photons já estiverem bem próximos uns dos outros e com um raio bem configurado, então desconsidere o que falei anteriormente.

No parâmetro \"Sampling Quality\" do Mental Ray, coloque 1/4 em Minimum samples e 16,00 em Maximum samples. Poderia usar os seus valores sem problema algum, com 1- Minimum e 16,00- Maximum, mas só se você tiver objetos muito finos ( espessura muito pequena ), ai sim poderia usar estas configurações de \"Sampling Quality\".

Se os samples vizinhos diferem em mais de uma cor r, g, b do que os outros samples da sua cena, é porque os seus valores de R,G,B ( R= 0,05 ; G= 0,05, B= 0,05 ) do grupo Spatial Contrast do Mental Ray estão elevados.

O contraste é modificado com base no nível de leves: a amostra de nível zero, o contraste é usado diretamente, em um nível de amostra, quando o contraste é dobrado ( o que constituiu um contraste mais elevado para forçar um outro subdivision ), e assim por diante.

Valores negativos do grupo [b]Spatial Contrast do Mental Ray, dividem pelo valor contrário, ou seja, utilizar uma fração de 1/2, 1/4, e assim por diante. Em geral, o contraste é multiplicado por dois níveis.[/b]

Este é o controle primário de qualidade de imagem anti-aliasing. Tipicamente os \"melhores valores\" para o RGB do Spatial contrast do Mental Ray são: ( R= 0,01 ; G= 0,01; B= 0,01 ; A= 0,01 [ alpha ] ) são de 0,01 para os valores de r, g, b, e alpha.

Os valores mais altos, como 0,2 ou 0,3 reduzem a qualidade, os valores mais baixos aumentam a qualidade dos samples.

Valores inferiores a 0,05 no grupo RGB- Spatial Contrast não aumentam ainda mais a qualidade na maior parte dos casos.

R, G, B, A em alguns componentes podem ser especificados separadamente para permitir que os valores de contraste sejam corretos.

O olho humano é muito mais sensível a diferentes tons de verde do que azul e vermelho, e pode mal distinguir tons de azul. O valor deve ser ajustado para 1,0 se o canal alpha ( A ) não for realmente necessário, mas também é possível definir valores menores que r, g, b para gerar canais alpha ( A ) com uma qualidade maior do que a cor da imagem.

Portanto coloque no sistema Spatial Contrast do Mental Ray- RGB -->> R= 0,01 ; G= 0,01 ; B= 0,01 ; A= 0,01.

Diminua os shadows samples da mr sky portal para algo em torno de 64,00 no máximo.
Se quiser bons samples nos ajustes das sombras, prefira ajustar os samples da luz direta que simula o sol, que é a mr sun ( simula o sol ).

ATENÇÃO.: Nunca se esqueça de habilitar o \"ambient occlusion\" de todos os seus materiais \"Arch & design\", tudo bem??

Espero ter ajudado de alguma forma.

Parabéns pela cena e principalmente pelos seus estudos, João.

Forte abraço e sucesso.

E ae Danilo!
Sua explicacao me ajudou muito a entender varios pontos valeu mesmo!
Fiz um teste rapido aqui so com a dylight e vou dizer acho que nem precisaria da skyportal, de qualquer forma vou fazer uns ajustes de acordo com sua sugestao.
O render é muito demorado assim que terminar posto resultado.
To deixando uma print em perspectiva da cena.

Obrigado Danilo!
Kara isso de render demorado ja passei por muito isso... li meio por cima seu tópico, vi q tem trocentas coisa pra mexer ai... uma dele é o FG, porem nao vou entrar em detalhes, se quizer zipa tua cena e disponibiliza ela q configura a iluminação pra ti

Abraço
muito bom João... parabéns!
\"Com uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com 5 ou 6 setas é facil fazer um castelo\" http://marcelorezende3d.blogspot.com/
E ae Juliano blz!
Entao a maquina é a vapor rsrsr por isso a demora, valeu pela disposicao, vou tentar mais alguma configuracao pra ver se chego num bom resultado, de qualquer maneira vou mandar pra voce o arquivo dai eu tenho uma ideia melhor.

Valeu mesmo!
E ae Marcelo!
Valeu obrigado!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717067.

Total de membros registrados: 143036

Últimos membros registrados: Coolizi567, Epicooler355, [email protected], ana_vt_, LeslieCMerriman, KeepsTRT335, CHERIF, SaraaahC.

Usuário(s) on-line na última hora: 530

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.