Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
Juliano Kloss: oi Juliano!! tudo bem?? Parabéns novamente pelas suas imagens, estão ficando maravilhosas mesmo, sem comentários.
Quanto a questão da iluminação, eu fiz uns cursos de Computação Gráfica recentemente pela internet, e em um desses cursos, o autor dos vídeos, disse que o segredo de usar a \"mr sun\" com o valor igual a 1,00, e \"não estourar\" o branco, é exatamente devido ao fato de colocar alguma imagem HDR ou de céu panorâmico nublado dentro do shader da \"mr sky\".
Aumentando um pouquinho o valor da \"mr sky\" para algo em torno de 1,20-1,50, você consegue ótimos resultados, obviamente com uma imagem HDR ou \"EXR\" dentro da \"mr sky\".
O que realmente \"queima\" os materiais, colega Juliano, é muitas vezes o \"glossy\" effects dos renderizadores; em alguns deles como o render V-Ray, quando estoura a iluminação, pode ser várias coisas: ou o \"bright\" ( brilho ) do environment está com um valor alto ( se deixar 1,00 e não trabalhar com a técnica de LWF, queima mesmo os materiais, se não ajustar corretamente as configurações ), ou pode ser o próprio valor da \"mr sun\" que está alto, ou pode ser os valores da \"vrayphysicalcamera\" também.
O segredo é justamente colocar uma imagem \"HDR\" ou \"EXR\" dentro do shader da \"mr sky\", aumentar um pouquinho o valor dela, e brincar com os valores de \"haze\" da mr sky ( pode até aumentar o valor do \"haze\"= 2,00 ).
Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte.
Forte abraço e sucesso.
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...