Hey! Was geth ab?
Estava dando uma passada aqui pelo fórum da 3d1 e vendo sua imagem Marcio acredito que há um grande potencial, vou te ajudar, e também indiretamente ajudar o restante da comunidade.
Tentarei manter o meu feedback o mais dinâmico e de fácil entendimento possível, espero que goste e que consiga aplicar algumas das ideias para conseguir uma imagem mais natural e aprendizado para seus próximos projetos ficarem ainda melhores.
O feedback será na seguinte ordem:
-Lighting
-Photography
-Textures
-Composition
-Pos-Production
Essa é a melhor maneira de se iniciar qualquer projeto depois de modelado, concluindo etapa por etapa com um conceito de como ficará no final já em mente. Então vamos lá:
-LIGHTING
A primeira coisa a se notar na sua imagem é o seguinte: por você estar mostrando o edifício de uma angulação próxima aos 45 graus, acredito que a sua intenção nessa imagem seja de mostrar tanto a fachada lateral quanto a fachada frontal(mais importante). No entanto seu posicionamento de luz esta iluminando a fachada lateral de tal forma que a fachada frontal acaba passando despercebida de tão pouca iluminação que esta recebendo. Se levarmos para o lado do comportamento humano, temos uma tendência a evitar locais escuros principalmente por medo obscuro, isso causa inconscientemente uma certa repulsa de se olhar para locais escuros e por vez o olho acaba procurando locais mais claros. As pessoas podem não repararem isso de maneira logica, mas no subconsciente é o que uma fachada tão pouco iluminada vai causar. Além disso prejudica o expectador de notar detalhes da arquitetura do prédio.
Agora passando para a parte pratica, recomendo que você use uma HDRI, de preferencia com algumas nuvens no céu. E que você posicione o Sol de forma que ele ilumine apenas a fachada frontal, e deixe que a fachada lateral receba apenas iluminação proveniente do céu e reflexo das nuvens (Alinhando o Sol com a fachada frontal rotacione ele até uns 30-45 graus para o lado oposto de onde sua câmera esta posicionada). Acredito que assim você vai conseguir dar um elevada bem grande na sua iluminação.
Recomendo também que use uma iluminação bem mais fraca no interior do prédio, durante o dia dificilmente haverá uma iluminação artificial tão forte quanto esta nas sacadas.
-PHOTOGRAPHY
Após ajustar a iluminação com HDRI, seu ponto principal vai passar a ser a fachada frontal, sendo assim a fachada lateral vai ficar em tons mais leves e um pouco mais escurecidos do que a fachada frontal(tenha cuidado para não ficar em tons extremamente diferentes). Levando isso em conta você vai criar esse efeito de Black vs. White de uma maneira mais eficiente, e isso vai causar mudanças na sua câmera, recomendo que rotacione ela retirando a visão da esquerda e dando mais visão para o lado direito, assim a sua fachada frontal vai harmonizar com um amplo céu que virá na pós.
Outro ponto é que, dependendo do gosto do Arquiteto, recomendo que tente fazer alguns ajustes na lente da câmera (Focal length, abaixando o seu valor e aproximando mais a câmera do prédio, colocando uma maior abertura na lente você vai criar uma ilusão de que o prédio é um pouco maior do que o que parece, dando-lhe imponência) como algo parecido a essa imagem:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/29/Kress_Building_Downtown_Houston_(HDR).jpg
-TEXTURES
Começando pela calçada, recomendo que diminua o valor de branco da parte do paralelepípedo, em qualquer material que você fizer, evite ao máximo ultrapassar os valores acima de 210 nos 3 canais de RGB quando estiver querendo fazer um material mais esbranquiçado, assim você evita estouros, e se for necessário deixar o material mais branco deixe para a pós, você pode selecionar a parte desejada no photoshop fazer uma copia e colocar no modo screen e ajustar da maneira desejada.
Recomendo que nesse passeio em primeiro plano faça-o de concreto cinza já que provavelmente ele não faz parte da edificação que faz parte da sua imagem, além do fato de que o vermelho é uma cor que acaba por chamar muita atenção, ou seja, esse calçado em primeiro plano acaba por roubar a cena da sua imagem, ainda mais com a ajuda de um carro também vermelho ao fundo. Se o prédio e a calçada do prédio já possuem tons avermelhados, evite usar tons avermelhados em outros pontos da sua imagem, muito tons de vermelhos acabam por causar certo anseio em quem vê uma imagem ou produto pelo o que essa cor pode causar. Se quiser aprender mais sobre os efeitos das cores no comportamento humano:
http://www.agenciasabre.com.br/site/2014/03/20/a-pisicologia-das-cores-no-marketing/
Quanto a textura do prédio acredito que esteja bem satisfatória, e assim que tiver uma mudança na iluminação vai ficar ainda mais harmônico e natural. No entanto recomendo que no topo dessas duas paredes brancas subindo até em cima compondo a fachada, você use uma textura de sujeira do tipo leaking (exemplo: http://www.cgtextures.com/texview.php?id=55754&PHPSESSID=gp92vn8kfu707acgoloogs9sc6) que você pode encontrar diversos gratuitamente no site CGTexture.com. Faça de maneira sutil, alguns arquitetos ainda ficam com o pé atrás quanto se trata de criar sujeiras e rachaduras nos edifícios para dar mais realismo.
A textura do Asfalto esta bem maneira, acho que só faltou deixar as linhas de pedestres mais próximas, ao menos na rua onde o carro azul esta atravessando.
-COMPOSITION
Na composição da sua cena gostei do que você fez em criar um ambiente bem urbano ao invés de aproveitar apenas de árvores para fechar o horizonte, ficou bem maneiro! Apenas recomendo novamente a evitar usar carros vermelhos ou de cores muito fortes, as vezes acabam chamando a atenção mais do que deveria, não é atoa que sempre paramos pra olhar quando passa uma ferrari :P
- POS-PRODUCTION
O segredo de uma boa pós produção é não precisar de uma boa pós produção. Se sua iluminação estiver boa, texturas e cores estiverem se acertando harmonicamente, você vai precisar de muito pouca pós, tenha sempre isso em mente. Ao menos na minha visão é mais vantajoso gastar o dobro do tempo ajustando no Max e ter a certeza de que vou conseguir manter minha imagem de uma maneira natural e mais realista, do que abusar do photoshop e correr o risco de ter uma imagem com um apelo de tons de cores muito intensos.
No caso da sua Pós, um erro que você cometeu foi com o céu, evite usar um céu muito saturado e puxado pro magenta, prefira os menos saturados e com nuvens ou os de céu limpo em tons claros e um pouco desaturados de ciano. Outra coisa, cuidado para refletir bem o seu céu com a sua iluminação, nesse caso seu céu esta com uma iluminação intensa vindo de trás do seu prédio, quando na verdade você pôs o sol vindo da lateral de onde se quer pode ser visto da camera.
Exemplo de céu: http://environmentallawblog.greenbergglusker.com/files/2012/05/office.jpg
Bem é isso cara, recomendo que tente seguir essas dicas que dei, se não nesse, nos outros trabalhos, garanto que irá dar um up imenso nas suas visualizações. Continue firme e avante!
Abraço.