Testei o Iray há poucos dias, fiz pouquíssimos testes mas me decepcionei razoavelmente com alguns resultados.
Tenho uma GTX 460 PNY-XLR8 - 1Gb
Em cenas bem simples, no Max 2011 64, o consumo de memória já sai na casa dos 800Mb, o que não é um bom sinal.
O desempenho em relação a tempo, mesmo em cenas simples, ainda é, na minha pouca experiência, muito duvidável. Cenas simples que criei, com planes, box e teapots, para sairem com qualidade de produção, elevavam o tempo de render para 2, 3, 4 minutos, sendo que consigo este mesmo tempo com o Mental Ray no meu i7 950.
Cenas grandes e complexas (na verdade, cenas médias, com 600.000 polys), como as que testei de alguns trabalhos... simplesmente inviável. O render fica parecendo quando eu testava o Maxwell Beta (seria lançado em 1 ano) no meu Athlon 3200+.
Acho que ainda há um efeito psicológico sobre os timings de render. Pela imagem inteira já aparecer sendo renderizada (com bastante noisa, é claro) logo ao apertar o botão, tendemos a perceber que o render é rápido, real time. Mas, para ela ficar com qualidade de arte-final aí a coisa complica um pouco.
Não quero me desanimar por enquanto, mas vou fazer novos testes, atualizar drivers, e ver o que acontece.