introdução ao iray

Por: Fernando L Gonçalves  

Em: 15/01/2011 21:40

Testei o Iray há poucos dias, fiz pouquíssimos testes mas me decepcionei razoavelmente com alguns resultados. Tenho uma GTX 460 PNY-XLR8 - 1Gb Em cenas bem simples, no Max 2011 64, o consumo de memória já sai na casa dos 800Mb, o que não é um bom sinal. O desempenho em relação a tempo, mesmo em cenas simples, ainda é, na minha pouca experiência, muito duvidável. Cenas simples que criei, com planes, box e teapots, para sairem com qualidade de produção, elevavam o tempo de render para 2, 3, 4 minutos, sendo que consigo este mesmo tempo com o Mental Ray no meu i7 950. Cenas grandes e complexas (na verdade, cenas médias, com 600.000 polys), como as que testei de alguns trabalhos... simplesmente inviável. O render fica parecendo quando eu testava o Maxwell Beta (seria lançado em 1 ano) no meu Athlon 3200+. Acho que ainda há um efeito psicológico sobre os timings de render. Pela imagem inteira já aparecer sendo renderizada (com bastante noisa, é claro) logo ao apertar o botão, tendemos a perceber que o render é rápido, real time. Mas, para ela ficar com qualidade de arte-final aí a coisa complica um pouco. Não quero me desanimar por enquanto, mas vou fazer novos testes, atualizar drivers, e ver o que acontece.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Cara, não podemos negar que estamos diante do início de um novo passo no processo de renderização. Porém ainda está muito no início e não dá pra dizer que a interpolação será abandonada nem tão cedo. Fiquei decepcionado com a palestra da nvidia. Quando o Ken Pimentel e Michael Kaplan resolveram comparar o iray com o mr sem o iray. Eles usaram como base uma cena simples de interior que com interpolate não levaria mais que 5 minutos para se ter um render de teste com boa qualidade usando a cpu. Sabemos que o iray não trabalha com interpolação e quando botamos zero no valor do interpolate seria a maneira mais semelhante do tipo de render que o iray trabalha. Ao inves de comparar desta maneira eles usaram a setagem de render acima. É lógico que se vc fizer isso vai levar o dia inteiro ou muito mais para renderizar uma cena por mais simples que seja. Assim fica fácil dizer que o interpolate está ultrapassado... isso é o que eu chamo de forçar a barra.. Tudo bem que o iray tem apenas uma meia dúzia de botões para setar.. mas precisava abrir todas as guias de setagem do mentalray para dizer que é necessário um milhão de botões para renderizar sem o iray? Uma piada! É claro que eu vou querer usar o iray quando tiver "madurinho", mas para um leigo, fica a impressão de que tudo o que aprendemos no passado não serve para nada.
Acredito que ainda tem um caminho legal para percorrer pelo que vi. Bom, pelo menos nessa abordagem do Iray. Sinceramente, eu esperava muito mais. Por exemplo, tem o Design Garage - soft que está fazendo mto sucesso na Nvidia. Baixei o demo, e o programa oferece alguns ambientes 3d em que vc ambienta alguns carrões. Ele deve ter uma engine presetada e otimizada, mas oferece, com bastante desempenho, renders muito bons em real time praticamente. Uma cena com bastante DOF, com geometria do ambiente e mais o carro em hi-poly fica boa em 2 minutos. Quando vejo o Iray, parece que os CUDA sooofrem pra trabalhar na cena. Nem tem como pensar em algo "mais sério" neste momento. Neste momento ele não é "pra casar", apenas pra "dar uma curtida". Falando nisso, alguém sabe que fim deu os algoritmos do sistema de Irradiance Particles e Importons? Ou eles foram implementados no Iray?

Legal dudamel, vou olhar depois esse soft Design Garage. Bom sobre o CTRL Ghost, me parece que era o irray sem carenagem. Só tem que ver se i CTRL GHOST trabalha com a GPU. O que sabemos é que nos testes com a CPU ele não se saiu tão mal, aperar de que a maneira tradicional ainda ser a melhor. vlw!
Eduardo, procure alguns vídeos no youtube do Design Garage, é interessante de ver. Pelo seu profile vi que vc usa ATI, não sei se ele é compatível apenas com Cuda, então tem que testar. Na verdade, o Design Garage parece ser um programa simples, pra molecada produzir umas vistas legais dos carrões, não sei se a versão full possibilita a inserção de Modelos, alteração de cenários, etc. O Design Garage parece ser uma versão simples e doméstica de softs industriais que parecem usar aceleração APU, como o que a FIAT usa para produzir um estúdio virtual REAL TIME (realmente, realtime, pq deve ter um hardware pesado nisso) para estudo, análise e desenvolvimento de design. Dá para ver o pessoal de lá usando este soft nos vídeos promocionais do desenvolvimento do Fiat MIO, protótipo conceito apresentado no Salão do Automóvel 2010. Tem vários vídeos das fases de desenvolvimento do protótipo postados no youtube, e a parte em que usam este soft é bem interessante.

Também estou decepcionado com o Iray (max 2012). Coloco um teapot pra renderizar e o consumo de memória passa de 1GB e leva muito tempo. Também vi que essa versão do max não tem um desempenho extraordinário na viewport como foi comentado. Pelo menos na minha máquina, não vi muita diferença. Acho que vou ficar com o max 2009 por um bom tempo.
galera ate o presente momento estou satisfeito com o iray, tanto que as minhas cenas do speed dessa semana foi feita com ele, pelo fato de ser muito rapido o seu render, eu fiz uns testes aqui e vou compartilhar com vcs... Maquina... Laptop Alienware mx17 processador: core i7 2820QM 2.3GHZ memoria: 16gb ddr3 1333mhz hd: seagate 1t placa de video: gforce 460m 1500GB primeira cena 3ds max 2012 iray render...teapot com material Arch & Design, 1 omin light standart, diplace, hdri... 30seg...real 31s 1min...real 1,3 min. 30seg.. com shader... real 35seg... 1min.. com shader... real 1,5 seg... 30seg.. com shader e displace...real 38seg... 1min.. com shader e displace... real 1,9 min... full 5 min.. esse eu fiz no meu laptop quando chegar em casa faço o mesmo com o meu pc.. ao meu ver foi super rapido e com qualidade, claro que se demorar mais o render fica melhro como esta sendo visto na de 5min... eu sou fa do mentalray, gosto muito dele, mas o iray me deixou satisfeito tb para trabalhos rapidos que precisam ser feito com pouco tempo para o render... abraçoss...
Como minha placa de vídeo só tem 512mb, deve ser esse o motivo da lentidão da minha máquina.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710647.

Total de membros registrados: 138127

Últimos membros registrados: luizaanastacio, joao2102, felipe5678, gabbe, [email protected], natiirala, Camila3242, leonardo1.

Usuário(s) on-line na última hora: 1524, sendo 23 membro(s) e 1501 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, jhownicolas, JesusEnzo , Joao Barreto, Lucas Reis, Reinaldo Silva, joao2102, marcelo de moraes, DiogodaRosa, Frederico Wagner N. R., Le_Andro, Gabriel.C, Fabio Amorim, Luis Antonio, Henrique Ribeiro, renaz, leogasparetto1, gabbe, Pierrejr78, Duda, Eber.Silva, felipe5678, Thiago Couto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.