Bom peço desculpas pois não li todos os comentários dos nosso colegas do fórum, por isso se eu falar algo que já foi dito peço desculpas.
Bom sou designer, tenho formação em web, design gráfico e design digital, vou dar minha opinião. Criar blog portfólio "NA MINHA OPINIÃO, não sei se vocês concordam.." é demonstração de preguiça e falta de conhecimento.... é a primeira sensação que se passa, pois blogs vem com templates prontos (o que passa a sensação de preguiça) e se for para personalizá-los é melhor então montar um site.
Não estou desprezando ninguém, essa não é minha intenção. Para ver como minhas palavras tem fundamento analisem essas duas frases e me digam qual delas vocês preferem dizem?
1 – Cara eu tenho um blog!
2 – Cara eu tenho um site!
O mercado, o mundo tem uma visão de que qualquer um pode montar um blog, mas não é qualquer um que pode montar um site. Sei que isso é uma visão erronia, mas fazer o que? As coisas são assim e não irão mudar tão cedo.
Não estou menosprezando ninguém, sei que há blogs incríveis e sites horríveis. Mas quando se trata de portfólio, o melhor é ter um site e não um blog.
O blog fornece várias ferramentas para controle e isso facilita. Porém, digo “Quem falou que um site precisa ser cheio de efeitos?”. Se você tiver um site com um layout legal, uma programação e diagramação html/css bem estruturada também irá fazer sucesso.
Outra coisa, senão sabe html/css é só estudar um pouco, são linguagens web bem simples e fáceis de entender. Programas como o dreamweaver, costumam dar às coisas de forma pronta para você trabalhar em cima.
Quanto ao logo, pense bem antes de fazer o logo, pois se você fizer um tem que pensar que ele ficará no site por um bom tempo (ás vezes anos) e essa história de ficar mudando de logo só faz decair a imagem do site.