Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
candido: oi Candido!! tudo bem?? sobre o seu comentário, eu acho melhor você não colocar o nome de ninguém aqui na 3d1, até porque aqui é um site de Computação Gráfica e se você expor essa pessoa assim descaradamente, fica muito deselegante e fere com alguns princípios da 3d1.
Pelo que eu pude entender na sua mensagem, você fez um trabalho para um cliente que é daqui também da 3d1 e me parece que essa pessoa ( seu cliente ) postou o trabalho dizendo que o mesmo era dela, quanto na verdade o trabalho era seu.
Diante dessa sua afirmação tem dois grandes problemas que surgiram porque você infelizmente não cuidou de resolvê-los. O primeiro problema que eu pude notar é que me parece que você não fez nenhum contrato de prestação de serviços.
Então se você não \"documentou por escrito\" o que você fez, infelizmente já era, porque como é que vão saber se a imagem que você fez é mesmo sua?? pode ser desse seu cliente que postou segundo você informa, o seu trabalho aqui na 3d1.
Todo serviço que se faça entre duas pessoas, deve-se \"OBRIGATORIAMENTE\" formalizar entre as partes envolvidas nesse processo. Faça sempre um contrato de prestação de serviços, SEMPRE, nunca deixe de não fazê-lo, porque se algo de ruim, errado acontecer você não terá como recorrer a ninguém.
Então me parece, desculpe se eu estiver errado, mas me parece que você não fez nenhum contrato de prestação de serviços, então fica mais difícil pra você tentar resolver isso, pode ter certeza.
O outro problema grave e que tem que ser evitado a qualquer custo, é que você mandou, entregou a imagem \"FINAL\" pro seu cliente sem ele ter lhe pago antes. Outro erro grave que você cometeu.
Não acho justo e nem muito menos ético que você exponha o nome dessa pessoa aqui na 3d1, por mais que ela esteja errada, resolva os seus problemas por e-mail entre você e ela e não expor o nome dessa pessoa aqui na 3d1.
Porque se você expor o nome dessa pessoa aqui na 3d1, ou ela pode tentar se defender por aqui, tentando atacar e denigrir a sua imagem, e você obviamente vai tentar se defender.
Ou então se você expor o nome dessa pessoa aqui no fórum da 3d1, vai vir alguns leitores que nem conhecem a pessoa, falar mal dela e ai só vai aumentar a confusão.
A 3d1 já passou por inúmeros problemas no passado e eu, nem o mestre André Vieira e nem os moderadores deste site, vamos admitir sob hipótese nenhuma que haja algum tipo de bate boca ou discussão aqui dentro da 3d1.
Você tem a livre liberdade de expressão de expor tranquilamente esse problema que aconteceu com você, mas peço-lhe, por favor, que não exponha essa pessoa aqui na 3d1, tudo bem??
Mande um e-mail pra ela e veja se a mesma responde; se por ventura essa pessoa não responder, nem atender o telefone, nem lhe atender na casa dela ( isso se você morar na mesma cidade que ela ) é porque é mais um PICARETA e ladrão safado que está cheio, abarrotado no Brasil, começando por \"quase\" toda a classe política brasileira.
Meus conselhos para evitar este tipo de problema:
1.0- SEMPRE FAÇA UM CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SUAS MAQUETES ELETRÔNICAS E PEÇA POR GENTILEZA QUE A PESSOA ASSINE. CASO ELA NÃO VENHA A ASSINAR, VOCÊ SIMPLESMENTE NÃO FAZ O SERVIÇO ATÉ ELA ASSINAR O CONTRATO. PEÇA TAMBÉM PARA DUAS TESTEMUNHAS ASSINAREM TAMBÉM O CONTRATO, ALÉM DA ASSINATURA DO SEU CLIENTE.
2.0- NUNCA, SIMPLESMENTE NUNCA ENTREGUE NENHUMA IMAGEM SE A PESSOA NÃO LHE PAGAR ANTES. DE PREFERÊNCIA, PEÇA UM ADIANTAMENTO DE 30.00 % A 50.00 % DEPENDENDO DO TIPO DE SERVIÇO E DO VALOR FECHADO DO MESMO ENTRE AMBAS AS PARTES. SE VOCÊ TERMINOU A IMAGEM E A PESSOA AINDA NÃO LHE PAGOU, É SIMPLES, É SÓ NÃO ENTREGAR A IMAGEM ATÉ A PESSOA LHE PAGAR.
Seja honesto, cauteloso, seguro, convicto e confiante em você em todas as suas negociações. Se você não cuidar de si mesmo garanto a você que ninguém o fará, tudo bem??
Espero ter ajudado com algumas dicas.Desejo boa sorte a você!!
Forte abraço e sucesso!!