Pessoal, pelo que já foi mostrado até hj, tanto a NVidia como a Autodesk, além de nos deslumbrar com renders rápidos de \"objetos\" usando a GPU, já foi mais do que provado que ainda é muito limitado usando esse tipo de render, há não ser se vc trabalha com visualização de produtos, aí sim, sua cena pode perfeitamente ser renderizada numa GPU modesta com 2GB de memória.
Agora se a tua praia é maquete eletrônica, como é o caso da maioria aqui do forum, usar a GPU pra render é uma tremenda desvantagem ainda. Até mesmo a placa com mais memória no mercado que é a Quadro 6000, e tem 6GB, é muito limitada pra renderizar cenas grandes com muitos polígonos, e se no caso a Quadro 6000 conseguir renderizar a cena, o render tb não será tão rápido assim, devido aos 448 cores CUDA.
Então se for pra montar uma workstation com base no render usando a GPU, o gasto exorbitante no hardware e o quanto essa workstation pode consumir de energia, como podemos ver em algumas apresentações onde o autor está usando 3 placas de vídeo, sendo uma Quadro e mais duas Tesla, e além de ficar \"limitado\" na questão da memória, eu não vejo vantagem nenhuma nisso. É melhor continuar com um i7 top e 16GB de memória renderizando pelo método tradicional.
Usar o render pela GPU nessas placas de vídeo mediana, como uma GTX 460, GTX 580, vc não vai conseguir resultado satisfatório com tempo ou o próprio render, devido a limitação da memória dessas VGA, ou a mais nova GTX 680 com 1.536 cores cuda, que nesse caso realmente pode ser bem mais rápida, mas ainda continua com 2GB de memória, o que é muito frustrante quando se trata de uma cena complexa de maquete eletrônica.
Estão se falando na mais nova GTX 690 que é dual GPU, ou seja, vão existir 3.072 cores CUDA, o que realmente pode fazer uma grande diferença na velocidade do render, mas a quantidade de memória ainda é pequena, que no caso dela vão ser 4GB.
Pq o que foi falado até agora é que usando a GPU é muito mais rápido, isso é verdade, mas ninguém comenta que pra isso vc precisa ter um workstation de pelo menos R$20mil e ainda trabalhar nela como se fosse um chuveiro elétrico no consumo de energia.