Fala galera, pelo visto eu fui mais um de tantos que ja levou calote.
No meu caso, eu tinha um contrato assinado de prestação de serviço por mês e não por serviço, ai como eu tinha um contrato assinado tudo certinho, não me preocupei e sempre que terminava um serviço eu entregava, até que chegou no final do primeiro mes, e o cliente quis encerrar o contrato, alegando que meu serviço era muito ruim e que por conta disso ele não ia me paga e ainda falo um monte de asneira pra mim, mas isso acontece depois de ele avaliar meu portfólio e eu ja ter entregado várias imagens pra ele. Eu tentei conversa com ele e a palavra final dele foi que não ia me paga e pra mim procura meus direitos. Foi o que eu fiz, peguei o contrato que tinhamos assinado, todas as trocas de email, inclusive a que ele mandou eu procurar meus direitos, e todas as imagens que eu fiz pra ele e levei no advogado. Agora estou esperando sair a audiência, o problema que isso foi no final do ano passado e ate agora a audiência ainda não saiu. Mas tenho certeza q esse cara que fez isso cumigo vai ter que me pagar com juros.
No seu caso Candido que não fez contrato, da uma olhada nos emails que você trocou com ele, por que mesmo não tendo um contrato, se você tiver os emails sobre a negociação o email que você passou a imagem pra ele e tudo mais, conversa com algum advogado de confiança, que talvez você pode entrar na justiça contra ele mesmo sem ter um contrato.
Isso é uma triste realidade para os profissionais autônomos. Já vi um caso em que o cara fez um depósito e mandou o comprovante para o designer, o cara viu o comprovante e passo a imagem para o cliente logo em seguida, dois dias depois o banco entrou em contato por que o envelope do depósito estava vazio. É a nossa triste realidade.
Abraços
www.ofmaqueteseletronicas.blogspot.com.br