Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
Luciano BT   Araras | SP - SP

Portfólios Ver Mais

Brian   Santa Catarina - AC
PFAgustini   Americana, SP
Serial   São José do Rio Preto - SP - AC

configuração do monitor ?

Por: Abilio  

Em: 15/02/2019 12:04

ola


quais são todas as configurações que se deve fazer para que o monitor de LED exiba as imagens de programas  como : photoshop , 3ds max , substance designer , etc ... ; de forma correta ?

eu tenho uma Geforce GTX960 ligada pelo HDMI

valeu
Oi Abílio, tudo bem?

O próprio Windows oferece recursos para calibrar os monitores visualmente, no Windows 7 fica no Control Panel > Appearance and Personalization > Display > Calibrate Color.

Acredito que nos outros Windows também, mas basta digitar Calibrate no Search do menu Iniciar que aparece o Calibrate Color.

O monitor estando bem calibrado, as cores, brilhos e contrastes ficarão corretos em qualquer programa, apenas Players de vídeo que costumam ter configurações próprias e sobrescrever a exibição do Windows.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi Abílio, tudo bem?

O próprio Windows oferece recursos para calibrar os monitores visualmente, no Windows 7 fica no Control Panel > Appearance and Personalization > Display > Calibrate Color.

Acredito que nos outros Windows também, mas basta digitar Calibrate no Search do menu Iniciar que aparece o Calibrate Color.

O monitor estando bem calibrado, as cores, brilhos e contrastes ficarão corretos em qualquer programa, apenas Players de vídeo que costumam ter configurações próprias e sobrescrever a exibição do Windows.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
oi

no caso dos controles do próprio monitor e no software da placa de video :
tem que configurar alguma coisa ?

no monitor : reset e deixa onde esta ?
ou rola de usar um dos modos pré-definidos ? aqui tem modos : entretenimento ( que é com muita cor ) ou padrão ( que é mais desbotado ) 

e nos programas : 3ds max , Photoshop , Substance designer , etc ?

até
Oi Abílio, tudo bem?

Eu acho mais adequado configurar o monitor no modo padrão e dai rodar um Soft de calibração igual o oferecido pelo Windows ou pelas placas de vídeo.

Tanto faz qual usar, pode ser até um Soft on-line na internet, pois o que interessa é o que você está vendo na tela, se você estiver vendo corretamente ficará bom em todos os programas.

O Soft de calibração vai te mostrando imagens para você ajustar brilho, contraste, Gamma e tudo mais, então, ele simplesmente te ajuda a configurar corretamente para não matar as sombras, não estourar demais os brilhos e não desbotar os tons médios.

Depois de calibrado serve para todos os programas, dai você pode aplicar padrões diferentes de cores como é possível no Photoshop ou aplicar LUTs nos programas 3D para modificar a cor da imagem, pois estará vendo o resultado corretamente, se ficou ruim e matou as sombras, por exemplo, é porque o LUT é ruim para aquela situação e não porque o monitor estava escuro demais, entende?

O monitor é igual um óculos escuro, você tem que configurar a claridade dele para ficar certa com a curva de Gamma das imagens, se estiver errada as imagens aparecerão mais claras ou mais escuras e mais vivas ou mais desbotadas, dificultando qualquer ajuste que fizer nos programas de edição de imagens, pois estará vendo o resultado errado.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
oi

quando digito Calibrate no Search do menu Iniciar  aparece tambem a opção : gerenciamento de cores

nesta tela eu tenho a opção :Samsung Natural Color Pro 1.0 ICM T27B350 - que é o modelo do meu monitor

eu devo usa-la depois de calibrar pelo calibrate do win ?

no caso do Photoshop e 3ds max :
é adequado usar o 
LUTs deles ?
ou só de usar o calibrate do win ja resolve tudo ?

até mais
Oi Abílio, tudo bem?

LUT é o acrônimo de Lookup Tables, ou seja, é um arquivo que troca uma determinada cor por outra cor e serve para modificar a coloração geral das imagens, como se fosse um filtro colocado na frente de uma foto de papel, portanto, você só vai aplicar na pós-produção de uma imagem para obter o visual que deseja.

A calibração deve ser feita com tudo no padrão normal para o padrão ficar correto e depois você poder sair do padrão aplicando LUTs e vendo o resultado correto do LUT aplicado, entende?
Porque não importa o que você configurar na sua exibição, os aparelhos de todas as outras pessoas vão estar no padrão sRGB e ninguém verá suas imagens corretamente se você não ajustar para padrão sRGB.

O Color Management serve para definir os padrões de exibição do monitor, na aba Devices é para aparecer mesmo o seu monitor Samsung, porque é ele que está sendo usado para a exibição.

Se você entrar na aba Advanced verá que o perfil de cor do aparelho estará como sRGB, como marquei na imagem em anexo, este é o padrão mundial para encodagem das cores das imagens e qualquer câmera fotográfica ou celular vai salvar a imagem usando sRGB, a não ser no formato RAW, EXR ou HDR.
Então, se você escolher outro padrão, verá todas as imagens com as cores erradas.
Só deve escolher outro padrão quem trabalha num padrão específico como é o caso de gráficas, por exemplo.

Note que, nesta mesma aba Advanced tem o botão Calibrate Display para abrir o calibrador do Windows, então, você primeiro define o monitor, depois o padrão de cores e dai faz a calibração para calibrar de acordo com o padrão que escolheu.

Deixando igual está na imagem em anexo e clicando no Calibrate Display, é só seguir as telas e ir ajustando conforme o sistema vai pedindo e terá um monitor bem calibrado.

Obviamente se a pessoa tiver algum problema de visão como daltonismo, não conseguirá calibrar direito, pois tudo depende da visão de quem está calibrando.
A iluminação e cores do ambiente também influem na calibração, por exemplo, se tiver uma luz incandescente tudo ficará mais amarelado e poderá calibrar errado, para quem trabalha com CG o ideal é usar luz branca.
Da mesma forma, ter uma parede vermelha do lado da tela, certamente vai refletir luz vermelha no monitor mudando as tonalidades, o ambiente precisa ser neutro para ter mais precisão cromática.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1003, sendo 1 membro(s) e 1002 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.