Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Carlos Emanoel   goiania - GO
rogercart10   São Caetano do Sul - SP
mdpontes   Macapá - AC
6/7   Rio de Janeiro
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC

Portfólios Ver Mais

tiagoizaltino   Limeira, Int. de SP - AC
Hauris   Ceará - CE
Fabio   Brasil - AC
Fernando Progetti   Arapongas,PR - PR

Aonde coloco imagem para refletir no cromado

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 22/03/2019 17:45

Moçada, boa tarde.

blz?

Estou criando um material cromado, comum, más nao acerto aonde devo colocar a imagem para dar o reflexo no material. estou vendo no curso do vray e não descobrir a imagem para dar o reflexo?

Alguem pode me ajudar?
Pegue uma imagem que vc queira e que esteja no seu editor de materiais ( essas bolinhas ) e arraste pra aba de render setup neste local da imagem. Vai refletir essa imagem.
é só tu inserir no canal Environment/Background da janela Environment.

veja este vídeo:
https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-plug-ins/v-ray-environment
Mas se vc tiver fazendo uma imagem que dê pra ver o fundo ( tipo da janela ou uma vista de fachada ) vc coloca no enviroment ( tecla 8 ), pois vai refletir e aparecer no render também. Seus objetos não tão pretos, mesmo vc pondo a cor preta, ele tá refletindo esse eviroment que vc não colocou uma imagem e é preto por padrão. Deve ter tutorial disso aqui no site
Bom, quando postei não tinha atualizado a mensagem do New. é só ver lá. Boa sorte aí
Valeu moçada, já tentei estas opçoes, mas fica muito escuro minha cena, não sei porque.
Oi Neosmar, tudo bem?

Para configurar legal uma imagem HDR você primeiro precisa definir a exposição da cena 3D, ajustando o EV da câmera para um valor adequado de acordo com o ambiente da imagem HDR, por exemplo, se for uma imagem de exterior com céu aberto e sol forte vai usar EV entre 12 e 15, se for um interior de dia vai usar EV entre 7 e 12, se for um ambiente noturno interno ou externo vai usar EV entre 2 e 7 dependendo da iluminação do lugar, pois se usar EV de exterior com céu aberto e colocar uma imagem HDR de interior, ela ficará escura demais pela baixa exposição.

O EV normalmente é ajustado pela câmera como mostra a primeira imagem em anexo, mas também pode ajustar pelo Environment teclando 8.

Com o EV definido você aplica a imagem HDR e ajusta a intensidade dela até ficar correta de acordo com o EV que definiu.

Você pode carregar a imagem HDR pelo mapa Bitmap padrão do Max, dai vai ajustar a intensidade aumentando o valor do Output Amount ou do RGB Level, como mostra a segunda imagem em anexo, ambos ficam no menu Output do mapa Bitmap.

Mas o ideal é usar o mapa VRayHDRI para carregar imagens HDR no V-Ray, neste caso vai ajustar a intensidade dela no Overall Mult, como mostra a última imagem em anexo.

Com estes recursos você controla a claridade da imagem HDR como quiser, mesmo com o EV errado, mas se não respeitar o EV de acordo com a situação pode ter outros problemas na renderização como reflexos fortes ou fracos demais, por exemplo.

OBS: Você pode usar o mapa VRayHDRI tanto no Environment do Max (8) como no Environment do V-Ray (Render Setup).

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135164

Últimos membros registrados: vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77.

Usuário(s) on-line na última hora: 740, sendo 15 membro(s) e 725 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Wamdersilva, Nuno, wdesign2006, magster, Fernandostd44, Abilio, vsdfvasdf, Reinaldo Silva, Le_Andro, Carlos E. Nogueira, nandao, Frederico Wagner N. R., Roberlane Godoi, Thiago Couto, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.