Oi Neosmar, tudo bem?
Para configurar legal uma imagem HDR você primeiro precisa definir a exposição da cena 3D, ajustando o EV da câmera para um valor adequado de acordo com o ambiente da imagem HDR, por exemplo, se for uma imagem de exterior com céu aberto e sol forte vai usar EV entre 12 e 15, se for um interior de dia vai usar EV entre 7 e 12, se for um ambiente noturno interno ou externo vai usar EV entre 2 e 7 dependendo da iluminação do lugar, pois se usar EV de exterior com céu aberto e colocar uma imagem HDR de interior, ela ficará escura demais pela baixa exposição.
O EV normalmente é ajustado pela câmera como mostra a primeira imagem em anexo, mas também pode ajustar pelo Environment teclando 8.
Com o EV definido você aplica a imagem HDR e ajusta a intensidade dela até ficar correta de acordo com o EV que definiu.
Você pode carregar a imagem HDR pelo mapa Bitmap padrão do Max, dai vai ajustar a intensidade aumentando o valor do Output Amount ou do RGB Level, como mostra a segunda imagem em anexo, ambos ficam no menu Output do mapa Bitmap.
Mas o ideal é usar o mapa VRayHDRI para carregar imagens HDR no V-Ray, neste caso vai ajustar a intensidade dela no Overall Mult, como mostra a última imagem em anexo.
Com estes recursos você controla a claridade da imagem HDR como quiser, mesmo com o EV errado, mas se não respeitar o EV de acordo com a situação pode ter outros problemas na renderização como reflexos fortes ou fracos demais, por exemplo.
OBS: Você pode usar o mapa VRayHDRI tanto no Environment do Max (8) como no Environment do V-Ray (Render Setup).
Abração e tudo de bom.
André Vieira