Como usar o maxwellrender?

Por: slipknot_1234567890  

Em: 27/05/2005 17:57

Oi gente, tudo bem? Concordo plenamente com o Esponja. O Maxwell não tem nada de espetacular, ele tem muito para evoluir ainda, não se faz um render do dia para noite, nem de um ano para o outro. Empresas como Chaos, Splutterfish e Cebas estão a anos desenvolvendo novos renderizadores e ainda estão muito longe de deixarem eles perfeitos como o Mental Ray, que tem mais de 10 anos de mercado. Então, mesmo lançando a versão final do Maxwell, com certeza absoluta vai ter muitos problemas, muitos bugs e só daqui uns 5 anos ou mais ele vai estar começando a ficar bom. A única coisa espetacular do Maxwell é que, a Next Limit viu que tem muita gente sem o mínimo conhecimento de texturização, iluminação e renderização, e está tentando fazer um renderizador para essas pessoas, que não conhecem nada de renderização mas querem fazer imagens foto-realísticas. Isso por um lado é espetacular, estão fazendo um renderizador que até uma criança de 5 anos consegue bons resultados, porque não precisa configurar quase nada, só definir o tempo que levará para solucionar a iluminação. Mas por outro lado tem muitos problemas, tudo que é automático demais é limitado, não tem como não ser, então, só serve para imagens arquitetônicas mesmo, que é sempre a mesma coisa, não serve para criar altos efeitos visuais para vídeo, porque não tem recursos e configurações para isso. E o pior de tudo, como não tem quase configurações, não é você quem otimiza o tempo de render de acordo com a cena e sua habilidade, ele que faz isso, e faz muito mau, o tempo de render é absurdo comparado com qualquer outro renderizador, a mesma qualidade pode ser obtida em qualquer outro render pelo menos 5 vezes mais rápido. Eu tenho certeza absoluta que o Maxwell será um render descriminado no mercado, no futuro o pessoal vai achar que o trabalho realizado nele é de menor valor do que o trabalho renderizado em outros renderizadores, como é de pouco valor um modelo de personagem feito no Poser, por exemplo, porque a pessoa não fez nada, quem fez foi o programa. Sobre o comentário do Slipknot, você está certo, modelar projeto é melhor em programas de CAD mesmo, mas programas de CAD são péssimos para renderização, ai tem que exportar para o Max, onde pode obter uma foto realística do seu projeto. Por isso que o AutoCAD e o 3ds max tem integração total, pode até modificar o projeto no AutoCAD que o modelo no Max é modificado em tempo real, preservando texturas, mapeamento e transformações. Abraços
OLa! eai blz! Eu tb concordo com vcs, eu tb dei uma fuçada no mental ray, usano uma mesa com 1 copo de vidro em cima. Tive muita dificudade de configura-lo mas o resuntado foi bom e o melhor em menos de 1 mim e meio ....o maxwell gasto 17mim....
Slipknot, eu tbm fiquei empolgadíssimo com o Maxwell qdo vi. Pensei: "agora até eu vou mandar altas imagens", hehehe, mas voltei a estudar o MentalRay essa semana, pq os tempos do Maxwell são enormes, não compensa. Para uma interna, só testes de material mesmo, chega a demorar 4 horas para ficar legal e vc poder avaliar se o material está refletindo bem, se a cor ficou legal, etc. André, uma dúvida: eu assinei a DD, chega semana que vem, desde o 68 vc escreve artigos sobre MR, né? É em formato de curso, digo, seriado, começando do início mesmo, com setagens, etc etc ...? Ou são matérias avulsas, sem esse compromisso de formato?
Oi gente, tudo bem? Patrick Amorim> Fico feliz de saber que assinou a DD por causa dos meus artigos, fico realmente emocionado. Espero que goste e te ajude entender melhor o Mental Ray. Quanto a sua pergunta, o Mental Ray não é difícil, mas tem seus macetes, tem sua técnica, e é bem diferente das técnicas usadas nos outros renderizadores, então, eu optei por fazer os artigos com uma sequencia didática em forma de curso. Começo explicando a base de tudo e as configurações mais importantes do Mental Ray para ajustar os Photons e o Final Gather nas edições 68, 69 e 70. Depois iniciei o estudos sobre Caustics, que foram publicados nas edições 71, 72 e 73. Agora estou falando sobre materiais e renderização tipo Cartoon na edição atual, 74, e na próxima, 75. Já tenho mais dois artigos escritos para as edições 76 e 77, onde vou mostrar todos os detalhes sobre renderização de cenas externas. Nestes artigos eu explico sobre SkyLight, IES Sky, IES Sun, HDRI, Glow, objetos auto-iluminados e os macetes para controlar os Photons nestas situações. É muito importante que leia pelo menos os artigos das edições 68, 69 e 70, onde mostro a base do Mental Ray. Slipknot> O Mental Ray é super fácil de configurar, mas como tudo na vida, só é fácil depois que se aprende. Por exemplo, ele é muito mais fácil de configurar do que o V-Ray, o Brazil Render e o Final Render, porque tem poucos parâmetros para configurar o GI, enquanto estes outros renderizadores tem um monte. Mas precisa entender como o Mental Ray "pensa" para saber a forma de montar a cena e os materiais para ele tirar o melhor proveito. Dependendo como fizer as coisas, ele até aceita renderizar, mas levando muito mais tempo que o necessário. Estude o render com afinco que vai valer a pena. No começo é difícil mesmo, mas quando pegar o jeito, faz o que quiser facilmente e com baixíssimo tempo de render. Já o Maxwell, tem muito que evoluir ainda, depende de anos. Só serve para quem não entende nada de render e tem muitos PCs bons. Mesmo assim, se a pessoa aprender um outro renderizador profissional, tiraria muito mais proveito desse mesmo poder computacional. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 342

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.