Oi Douglas, tudo bem?
A Physical Camera do V-Ray não vem habilitada por padrão em algumas versões para o 3ds max 2016, 2017 e 2018, como o V-Ray 3.5 e 3.6, por exemplo, pois a Chaos Group ajudou a Autodesk a criar a Physical Camera do 3ds max a partir da Physical Camera do V-Ray, então, nestas versões você pode usar a Physical Camera do Max com todos os recursos que tinha na câmera do V-Ray.
Para forçar a habilitação da V-Ray Camera você tem que digitar o comando VrayCreateVRayPhysicalCamera() no Listener do 3ds max e teclar Enter.
O Listener é aquele quadrinho rosa do MaxScript que aparece no canto inferior esquerdo da tela.
Assim, a V-Ray Physical Camera vai aparecer no centro da cena e poderá usar normalmente, mas não há necessidade.
A partir do V-Ray 4 (Next) a VRay Physical Camera voltou porque ganhou um recurso de Motion Blur radial que não tinha na VRay Physical Camera antiga e nem na Physical Camera do 3ds max.
Sobre o Max 2017 ser mais pesado, você diz em relação ao 2016?
Eu não vou saber comparar porque tive muitos problemas de estabilidade na Viewport do Max 2017 e praticamente não usei, migrei do 2016 para o 2018 direto.
O 2018 é mais pesado do que o 2016, não sei se é por causa da interface nova, que também achei mais chata do que a antiga.
Abração e tudo de bom.
André Vieira