Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!
André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Fiquei
preocupado com você quando li ( pois leio diariamente as principais notícias do
site 3D1 ) que você estava com problemas de saúde e que teve que fazer
urgente uma cirurgia por causa de uma
úlcera...
================================================================================
Espero que já esteja melhor e que sua
saúde volte o mais rapidamente possível e que melhore mais ainda. Todos nós sentimos muito a sua falta aqui no
site. Que bom e é um alívio saber que sua cirurgia correu tudo bem e que agora você está bem. :)
Quanto à questão do
Corona e
V-Ray, realmente o render
V-Ray já tem muitos e muitos anos de história e desenvolvimento e o
"Vladimir Koylazov" realmente junto com a maravilhosa equipe fantástica da
Chaos Group, fazem um trabalho espetacular frente ao
render V-Ray.Interessante saber
André, pois confesso a você que não sabia, mas é interessante saber que o
render Corona não possui
lingaguem de Shader, pois isso realmente faz uma extrema diferença entre um renderizador de cinema ( mundialmente famoso ) e um renderizador digamos mais "simples" que só faz cenas de "animação 3d" para maquete eletrônica. Bom saber disso tudo que você nos informou.
Gosto bastante do
render V-Ray, uso o
Corona render ( versão antiga 1.7 hotfix 4.0 ), uso também o
Maxwell Render, uso muito pouco mesmo o
3d-elight ( Maya 2018 ), e o antigo
Mental Ray ( somente para
diversão mesmo, pois o time do render Mental Ray é inviável hoje em dia, desde que ele foi descontinuado pela
N-Vidia ), mas particularmente nunca tive essa "paixão" que alguns leitores antigos daqui da
3d1 tinham mesmo: uns à favor fervorosamente do
Mental Ray e outroa à favor do
V-Ray render.Nunca tive paixão por renderizador nenhum. Particularmente acho que quando você não tem apego e nem paixão demais pelos renderizadores e por nenhum software 3d em específico, você tem mais "liberdade" e de certa forma mais "empolgação" para estar sempre APRENDENDO coisas novas, e isso faz toda a diferença.
Nunca procurei me limitar a aprender somente 1 ou 2 softwares 3d, sempre estou diariamente procurando aprender coisas novas, desafios novos, programas novos, pois ao mesmo tempo em que é desafiador essa maratona, é divertido ao mesmo tempo e principalmente nos faz sair da zona de conforto.
** Por exemplo.: Na
tecnologia BIM não estou estudando somente o
Revit 2018 ( Autodesk ), estudo também o
ArchiCAD 22 ( Graphisoft ) que também é uma ferramenta fantástica de
tecnologia BIM e praticamente faz tudo o que o
Revit faz também.
Acredito que quando nos
livramos das paixões e apegos demais por d
eterminadas ferramentas específicas, nos tornamos mais
livres e
"abertos" a aprender coisas novas. Sempre é bom aprender coisas novas e acho um desafio gratificante e inovador também, por isso participo do site 3d1 há tanto tempo.
Graças a Deus que essas
confusões no passado já se foram, e realmente não dava pra entender a euforia e a exaltação dos leitores naquela época... rsrs
================================================================================
Parabéns pelo site 3D1
André,
Elis, e sucesso a nós todos.
Abraços e tudo de bom!