Oi Abílio, tudo bem?
Os materiais dependem do renderizador que estiver usando, então, a configuração será diferente em cada um.
O Scanline não permite criar materiais com efeitos complexos como translucência, dispersão e anisotropia.
O recurso que simula estes efeitos de polimento em metais é o Anisotropy, então, se ver este nome em qualquer Render, é ele que vai distorcer o reflexo.
No V-Ray o Anisotropy fica dentro do menu BRDF do VRayMtl, como mostra a primeira imagem em anexo.
A segunda imagem em anexo mostra o efeito de polimento radial criado aplicando no Anisotropy a textura que está do lado esquerdo na imagem.
A textura foi feita aplicando um Noise monocromático num fundo branco no Photoshop e depois o Radial Blur.
Este é um bom tutorial que divulguei tempos atrás sobre anisotropia no V-Ray:
https://3d1.com.br/noticia/66085O material de DVD é a mistura deste efeito de polimento radial com Dispersion, que acontece quando a luz se separa nas suas sete cores.
Você consegue criar Dispersion na refração do V-Ray com o Abbe Number como o New mostrou muito bem, eu só não sei se funciona para a reflexão.
Se não funcionar você pode fazer usando a mesma técnica que expliquei para o Mental Ray anos atrás, que o New também indicou perfeitamente, pois ela consiste em usar 3 materiais com IORs levemente diferentes um dos outros, depois junta tudo e no caso do V-Ray vai usar o VRayBlendMtl para a mesclagem.
O selo holográfico segue o mesmo princípio, o que muda é a imagem aplicada no Anisotropy, como mostro no final do primeiro tutorial que o New indicou:
https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-avancado/reflexo-com-dispersaoPara bola de sabão você pode usar um mapa de Ambient bem colorido em HDR que vai simular bem, ainda mais junto com o Abbe Number no material, mas se quiser precisão física você deve usar o Shader gratuito da Siger chamado ThinFilm.
Você pode saber mais sobre o ThinFilm neste link:
https://3d1.com.br/recursos/219/sigerthinfilmAbração e tudo de bom.
André Vieira