Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

GARGAMEL   Maceio - AL
Weverson M   Guarapari - ES
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
SaavedraCG   Salvador - BA - AC
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

juniorwk   Maringá Pr - PR
erudger   Paulínia SP - AC
Simbjji   Indaial - SC - SC

Como importar plantas do CAD com as medidas

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 26/07/2019 20:01

Boa noite rapaziada, tudo bem?

Estou com dificuldade para importar uma planta baixsa em CAD dwg para o max, ela vem sem as mediadas.
Alguem sabe como faço para importar ela completa, com as medidas?

Abração
Oi Neosmar, tudo bem?

Que eu saiba não é possível importar os textos e cotações do AutoCAD, pois o 3ds max não entende, pelo menos até a versão dois mil e alguma coisa, acho que foi a 2004 a última que usei.

A única forma é convertendo os textos e medidas para linhas no AutoCAD através do comando Explode.
Porém, o arquivo DWG vai ficar super pesado e vai virar uma zona com um monte de pequenas linhas, pois cada letra e número serão transformados em pequenas linhas.
Isso vai aumentar muito o número de objetos no arquivo, tornando demorado para importar e deixando a Viewport do Max lenda dependendo do projeto, você pode aliviar escondendo o Layer das medidas.
Inclusive, a melhor forma de fazer isso é colocando todas as medidas e textos no mesmo Layer, assim, será mais fácil deletar as milhares de linhas geradas se precisar, além de facilitar para esconder na Viewport.

OBS: Sugiro que troque todas as fontes para as fontes padrões do AutoCAD, aquelas bem simples e sem espessura, pois as fontes com espessura vão criar muito mais linhas do que as fontes simples, também vai dificultar a leitura porque não terão preenchimento, só o contorno.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
????obrigado André.
Não tenho auto cad, sugeriram tentar abrir no Corel draw, vou tentar.
Abração e se cuida aí.
Oi Neosmar, tudo bem?

Graças a Deus já estou 100% de novo, pronto para outra. rsrsrsrs

Sobre o DWG, o Corel aceita abrir e creio que vai entender os textos, mas não sei se entenderá as cotações com as medidas.
Se entender você poderá converter em Shape, que é a mesma coisa do Explode do AutoCAD, depois salva como DWG novamente e importa no Max, mas o ideal era editar no AutoCAD ou até mesmo no Rhino.

Se você for modelar a maquete no Max e tiver o DWG bem feito, não vai precisar saber as medidas porque o desenho estará em escala real se importar corretamente, então, poderá modelar tudo com base nas linhas que ficará na medida certa e se precisar também pode medir o que quiser no próprio Max.

Você sabe dizer em qual unidade foi feito o projeto em DWG?
É só você colocar a unidade que o projeto foi feito na janela de importação do DWG e estará em escala real no Max, como mostra a imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1077, sendo 5 membro(s) e 1072 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: kdsanmva, pinart, RAPH, Tomas, LucyCoffee.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.