Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RaffaPrado   Hortolândia - SP
Ale   Joinville SC - AC
Alexandro   Cascavel - PR
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
waltergms   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

brunathais   rio de janeiro - RJ
erculesc   Ponta Grossa - Pr - PR
Peh   Santa Barbara D\'oeste - SP

Colorização de aresta móvel [Vray]

Por: ricardo duarte  

Em: 17/08/2019 20:28

Alguém sabe como faço para fazer este efeito no Vray?
As arestas tem tipo um reflexo avermelhado de acordo com a luz.
Já tentei algumas coisas mas não funcionou....
Tô usando Vray.
Abçs!
www.maquetes3d.weebly.com
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Ricardo Duarte.: oi Ricardo! Tudo bem? Para fazer este efeito tipo uma fita auto iluminada dentro dos móveis, você pode tentar usar um material "self illumination" do render V-Ray pro 3ds Max 2019 ou superior.

==========================================================================

** Se fosse fazer esse efeito, poderia imaginar ele de várias formas. Uma delas, não sei se ficaria legal, mas você poderia modelar uma fita dessas atrás dos gaveteiros ( como uma espécie de cordão bem fino mesmo ) e depois aplicaria um material de "self illumination" no render V-Ray do 3ds Max 2019 ou superior, controlando a cor do diffuse do material e colocando laranja, como está na sua foto de referência...

Ou então você poderia modelar somente uma fita ou cordão bem fino mesmo e nas opções de luzes do V-Ray, você escolhe a opção de "mesh", para a luz do V-Ray tomar forma do cordão fino que você modelou anteriormente, entendes?

Ou então você poderia colocar várias v-ray lights na cor meio "laranja" escuro e aumentaria o valor da iluminação (intensity) para estourar nas partes de dentro dos gaveteiros. Cada V-Ray light ficaria dentro do espaço entre 2 gaveteiros...

==========================================================================

** Bem, inicialmente essas seriam as 3 primeiras formas que tentaria fazer para tentar simular esse efeito da iluminação.

Uma super dica a você seria gerar um "Pass" do V-Raylighting e do "V-RaySelfIllumination" ( controlando o multiplier do Pass ) para controlar e regular a intensidade da iluminação na pós-edição, usando o Photoshop CC 2019 ou o After Effects CC 2019...

Espero ter ajudado de alguma forma com algumas dicas. Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...










 
Oi Ricardo, tudo bem?

Olhando a imagem que postou, eu acho que é aquele efeito de quinas desgastadas em vez de reflexo, porém, como você pode usar dois materiais diferentes na composição, o da pintura e o do desgastado, se o material do desgastado for mais reflexivo também produzirá mais reflexo nas quinas desgastadas do que as quinas com a pintura fosca de cima.

A imagem que postou parece ser uma cômoda de madeira que foi pintada com preto acetinado, dai desgastou as quinas e apareceu um pouco do avermelhado da madeira.

Você consegue fazer este efeito usando o mapa VRayCurvature, pois ele aplica branco nas quinas e preto no resto, como mostra a primeira imagem em anexo.

Então, se fizer uma composição aplicando mapas como Noise, Smoke e Dent no lugar da cor branca, você cria as variações para modificar o branco das quinas e não deixa aparecer em tudo, como mostra a segunda imagem em anexo.

No meu exemplo usei o VRayCompTex no Diffuse para compor o Curvature com os outros mapas, usando a opção Multiply, e visualizar facilmente para te mostrar, mas numa situação real você vai usar o VRayBlendMtl para mesclar dois materiais e aplicará a composição com o VRayCompTex na máscara do VRayBlendMtl.

Qualquer dúvida sobre isso é só falar que eu explico melhor o ponto.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ah, se for desgaste, tem esse vídeo aqui do Adam Martin:
https://www.youtube.com/watch?v=HVVZ-FTJvRU
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Ricardo Duarte.: oi Ricardo! Tudo bem? Pelo que entendi pela sua mensagem, acho que você deseja criar um efeito de fita de "LED" laranja que é usado em muitos móveis ( nos cantos de alguns móveis ), em sancas de gesso acartonado em tetos de diversos ambientes, em portas ao redor dos caixilhos, ao redor dos nichos de cozinhas, em móveis suspensos de cozinha...etc.

=========================================================================

** A seguir anexo algumas imagens com as configurações da fita de "LED" que foram feitas com um "vraylightmaterial" do render V-Ray...

1a. Imagem.:
Shade do móvel em madeira...

2a. Imagem.: Configurações do V-RayLightMaterial do 3ds Max 2018

3a., 4a. e 5a. Imagens.: Imagens finais do móvel em madeira com fita de "LED".

Pelo menos foi isso que pude entender pela sua mensagem. As arestas como "quinas de luz". Se for isso mesmo que entendi pela sua mensagem, você tem pelo menos 3 formas diferentes de fazer isso usando o V-Ray render do 3ds Max 2019 ou superior.

Curvei na modelagem as fitas de LED para dar um aspecto mais curvo na iluminação.

** OBS:.
As imagens foram feitas no 3ds Max 2018 junto com o render V-Ray adv. 3.60. As texturas do móvel foram geradas com o Bitmap2Material vs. 3.1.3 da Substance ( com todos os mapas: diffuse, rhougness, height map, metallic, normal map, bump, glosiness, ambient occlusion...etc )

OBS-2.: Você também pode renderizar um pass de "VraySelfIllumination" e controlar o seu brilho na pós edição, usando o Photoshop CC 2019 ou o After Effects CC 2019. Basta duplicar o layer e na opção de mesclagem colocar "Screen"...

=========================================================================

** Importante.: É interessante "chamfrar" as arestas dos gaveteiros aonde a luz das fitas de "LED" laranja forem incidir diretamente. Fica mais realista e mais natural...

Espero ter ajudado de alguma forma. :)

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Olá pessoal da 3d1... boa madrugada a todos!

Ricardo Duarte.: oi Ricardo! Tudo bem? Se for mais o efeito das quinas "desgastadas" mesmo de alguns móveis como o mestre André Vieira comentou em sua mensagem acima, realmente o shader do "Vraycurvature" é ideal para fazer esse tipo de efeito...

===========================================================================

Outra forma que gostaria de comentar que poderia ser feito esses efeitos das arestas "desgastadas" mesmo de alguns móveis, poderia utilizar o "Data channel" do 3ds Max 2019 ou superior para fazer isso também.

Ou compondo também com mapas procedurais, misturando um noise map + sharpness map dá um produto resultante dos 2 mapas, depois aplicando um gradient ramp, se tem o material com as quinas desgastadas, conforme ilustra a "imagem 01" anexada.

Penso que outra forma de se fazer esse efeito seria como o Xuan Prada fez um pequeno tutorial no blog dele, para fazer este efeito de arestas "desgastadas". Aqui está o link do blog dele: worn-edges in 3ds Max- Xuan Prada

** Outra forma de fazer estes efeitos de uma forma bem prática, rápida de certa forma e realista seria também no Substance Painter 2019.2.0, aplicando uma máscara branca ou preta baseada no Baked maps, com um smart mask no Painter 2019.

No Substance Designer 2019 creio que um gerador Edge wear já crie um resultado bastante realista para as quinas desgastadas desse móvel em madeira. O mestre André Vieira é um profundo estudioso do Subst. Designer 2019 e poderia nos mostrar como fazer isso também por este software... rsrs

** Nos softwares Substance esse controle das arestas desgastadas é incrível pelo artista gráfico, porque você pode "pintar" aonde quiser os desgastes nas quinas, só controlando a cor no Grayscale ( preto pinta os desgastes nas quinas e com branco pinta a madeira )...

O artista gráfico americano "Neil Blevins" da "CGEducation", tem um ótimo tutorial que fala também sobre quinas desgastadas, aonde ele comenta de forma sucinta as vantagens e desvantagens de cada técnica. O link para o tutorial dele é este: Curvature Based Edge Wear ( Neil Blevins )

===========================================================================

** Este vídeo tutorial mostra como criar esse tipo de efeito no Substance Painter. O link do tutorial é este aqui: Creating wear and tear in Substance painter ( Mike Hermes )

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e muito sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Agradeço sinceramente por ter postado todas as formas possíveis de produzir este efeito de desgaste nas quinas, assim, quem estiver pesquisando sobre isso no Google e encontrar o tópico, vai ter tudo que precisa no mesmo lugar e até para fazer o efeito nas versões antigas.

Obrigado novamente.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Eu que agradeço por tudo o que já nos ensinou e por todo o empenho, compromisso em fazer um site excelente nacional com as melhores notícias diárias do mundo sobre a C.G ( Computação Gráfica ).

=========================================================================

** Todo o meu trabalho no site 3d1 é só uma forma de "agradecer" a tudo o que nos ensinou e como forma de gratidão, sempre estou por aqui, para aprender muito mais e ensinar o pouco que sei também, através da ótima troca de experiências com todos os artistas gráficos daqui.

André, você que é um grande estudioso do "Substance Designer 2019", poderia nos mostrar como fazer esse efeito de "quinas desgastadas" nesse maravilhoso software? Seria bem interessante... :)


==========================================================================

Abraços, muito sucesso e vida longa ao site 3d1.

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...

Gente vocês são Fantásticos.
Realmente o que preciso fazer é efeito de aresta desgastada nos cantos do móvel, mesmo.
A goma-laca que ele é feito dá esse efeito alaranjado nas bordas. Estou vendo aqui a melhor forma de fazer e sinceramente agradeço enormemente a contribuição de vocês dois.
Tô fazendo o material VrayBlend da madeira e posto aqui as setagens pra ficar completinho.
Abração!

Valeu.

www.maquetes3d.weebly.com

Oi Ricardo, tudo bem?

Eu que agradeço pela sua participação aqui, é um prazer ver uma mensagem sua no fórum e fico feliz de ter conseguido indicar o caminho.

No Substance Designer você consegue criar máscaras bem realistas para estes efeitos de desgasta e com muita facilidade, sem precisar compor com vários mapas igual acontece no Max e ainda vendo o resultado em tempo real, dai pode exportar a máscara como imagem preto e branco para usar no VRayBlentMtl.

Na próxima mensagem vou postar um breve exemplo disso para responder o Danilo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710588.

Total de membros registrados: 138049

Últimos membros registrados: MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber, brunluck, felippemarquessss.

Usuário(s) on-line na última hora: 731, sendo 4 membro(s) e 727 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: MossTrimGummiesRezension, Ashuran026, Diatea, wmlink2step.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.