Dúvida existencial: Blender aberto ou Max fechado?

Por: daniel veloso  

Em: 07/06/2005 01:08

Então galera, eu sou novo aqui no fórum e mexo com 3d há pouco tempo. Já fiz alguns projetos d 3d mas não sou nenhum expert na área. Geralmente modelo em Rhinoceros e renderizo no Max. Uso mto o Rhino principalmente por conta da precisão na modelagem, já que eu trabalho mto com maquetes de arquitetura e design de produto. Conheci o Blender ontem e achei mto legal ele ser aberto, leve e free. Ouvi mta gente criticar mas, vendo as galerias da blender.org e vi que ele não deixa tanto a desejar qto me pareceu pelo que alguns falaram. Mas queria saber de vocês, a galera q tem experiência com softwares diferentes, o q vcs acham. Será q vale a pena eu, q não tenho tanta experiência com o Max, partir para um estudo mais profundo do Blender, ou é melhor que eu fique com o Max até chegar num nível legal, já q ele é mais conhecido e mais utilizado, mesmo sabendo que vou ter, durante mto tempo, uma versão "não tão oficial" do software :oops: hehehe... Vlw, galera
Na minha opnião oque faz galeria é o artista. você pode fazer qualquer coisa em qual quer progama desde que você saiba. Mas eu acho que você deve pensar nisso o MAX e a maioria dos grandes softs pagos são aindas muuito melhores e com mais recursos que o Blender. Depois o MAX tem grande compatibilidade com produtos CAD principalmente da AUTODESK.E profissionalmente pelo menosateagora é muito maisvantagem saber MAX do que Blender. Mas se você acha que o Blender faztudo oque vocÊ querendo então é so estudar
n00b
eu concordo com o vympel, o max é o software de 3d mais popular do mundo. já o blender é um software free, as atualizações para ele são lentas e necessitam de patrocínio para ir em frente. na minha opinião é um risco investir uma carreira num programa ainda não estabilizado, não conhecido, porque vc pode acabar ilhado no mundo tridimensional, o que vc nao quer. sobre o max, existem licenças de estudande que nao sao tao caras como a original e te permitem utilizar o programa em toda a sua funcionalidade, só nao permite para fins comerciais. mas se teu interesse no momento é aprendizado pode compensar bem. aí a escolha é sua, mas eu to acompanhando o max há uns 5 anos de la pra cá o programa só tem evoluído, muitas vezes deixando os concorrentes no chinelo. por isso eu nao quero pular de plataforma, o max é atualizado constantemente, nem tem como aprender todas as novidades a tempo de surgirem outras :) um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
E aí aabb2003, sou novato aki no fórum, mas talvez o q tenha acontecido comigo pode ser útil para tirar suas dúvidas. Eu modelo no CAD - sou arquitetoe eu mesmo faço as maquetes el. - e renderizava no accurender dentro do próprio CAD, consegui a versão free no site da accurender. Dá pra fazer umas imagens legais, mas senti uma nescecidade de que elas fossem melhores, como um amigo já tinha começado com o max a uns dois anos e hj ele está muito bom pelas imagens que de vez enquando me manda, decidi passa também para o MAX, para uma melhor apresentação aos meus clientes. Espero que possa ter te ajudado um pouco na sua decisão.
aabb, murillo e vympel: valeu pelos conselhos. Bom eu decidi que vou continuar me aprofundando no Max. Eu não sei se o Blender realmente faz tudo o q o Max faz, pq tem gente que q diz q faz e gente q diz q não faz. Como eu não sou tão inteirado ainda sobre softwares 3D eu não sei. Mas eu fui catar na net imagens produzidas pelos 2 programas. Eu vi muita coisa muito boa/sensacional produzida no Blender, mas as coisas mais sensacionais (em termos de realismo) do MAX eram, em geral, mais sensacionais que as coisas mais sensacionais do Blender, mas talvez seja algum desvio estatístico pq não ia ser possível eu olhar tudo. Enfim, o q eu imagino é q hj em dia os softwares 3d não c diferenciem pela capacidade de modelagem, mas pela de iluminação e texturização e eu chuto q seja aí q o Max ganha. Mas, fora isso, uma questão conceitual mto importante é q o Blender evolui por boa vontade e o Max por dinheiro. Vai q os desenvolvedores sêniors, numa dessas convenções na holanda cheiram até cair e morrem d overdose? Já era o Blender. Então eu fico com o Max mesmo q é melhor d aprender pq tem mais material, e c algum dia eu quiser trocar pra um software mais barato eu pelo menos já vou ter uma noção geral d cg e vai ficar mais fácil. é, acho q decidi... mas c alguém quiser comentar alguma coisa eu agradeço mesmo assim. Vlw pelas dicas, abraços...
Todo software pago ou não demora pra se firmar o Blender ainda está se firmando e melhorando, tanto que so na ultima versão do mesmo foi incluindo soft bodies por exemplo. O MAX tem umnumero muito grande de artistas e de tutoriais, por isso há uma facilidade maior de se aprender ele. E por ser muito usado ajuda na hora de procurar um emprego e tals. Quanto a sua preoculpação com overdoses acho meia exagerada :demo: já que a comunidade parecer ser bem séria. O Blender hoje seria um software pago se não fosse a comunidade que comprou a sua licensa e o transformou definitivamenten em um software GPL.
n00b

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 557

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.