COMO CRIAR ESTE MODELO EM 3D

Por: Anderson  

Em: 03/03/2020 20:20

Boa noite pessoal, eu preciso criar um modelo 3D de uma gota de água diamantada, porém meu conhecimento restrito sobre 3DS Max e falta de tempo impedem que eu faça sozinho este modelo, por isso peço a ajuda de vocês! 

Vou colocar o arquivo em anexo, se puderem me ajudar fico mt grato!

Att. Anderson
Não sei se é exatamente o que vc precisa, mas pesquisando por "Pear Diamond 3dmodel" é capaz de vc achar algo já pronto. Baixei aqui pra teste, na imagem anexo ( http://www.3dlapidary.com/HTML/Stones1.htm ), e funfou normal. Acho que o material deve ser mais tenso de fazer, tem que ter caustica, i.o.r certo e tal.
Obrigado por salvar a patria meu amigo.

Lhe devo 1 café :P
Oi Max, tudo bem?

Muito obrigado por ter ajudado o Anderson tão bem, pois você encontrou uma gota no oceano!!! rsrsrsrs

Abração e obrigado novamente.

André Vieira
Oi Anderson, tudo bem?

Agradeço ao Max por ter te ajudado tão bem e rapidamente, como ele sempre faz, e fico feliz que o modelo pronto serviu, pois não entendi direito quando vi a imagem que você postou de exemplo.

Dai eu fiz um passo a passo no dia, mas normalmente escrevo as respostas previamente conforme o meu tempo disponível e posto tudo de uma vez, então, quando vi que o Max tinha resolvido o seu problema eu fiquei tranquilo e só estou postando hoje.

Acho que pode ser bom para você treinar um pouco de modelagem, pois o objeto é bem simples.

Porém as vezes é difícil traduzir um desenho 2D para 3D, porque o objeto pode ser representado de diversas formas em 3D, como acontece no seu exemplo.
Se fosse para fazer igual um chaveiro, ou seja, uma placa com um pequeno relevo em forma de gota e os cantos facetados ficando bem parecido com o desenho 2D, você pode modelar a gota a partir de um Box com TurboSmooth e Soft Selection, depois é só deletar metade dela e extrudir os cantos com Shift e Scale, como mostra o passo a passo abaixo:

1- Crie um Box simétrico com 40 x 40 x 40, por exemplo, como mostra a imagem 1 em anexo.

2- Depois, aplique o modificador Turbo Smooth com 2 no Interations e converta em Poly, clicando com o botão direito na Viewport e escolhendo Convert to > Editable Poly.
Assim, terá uma esfera igual mostra imagem 2 em anexo, então, acesse o Sub-Object Vertex, selecione o vértice no centro do topo da esfera, habilite o Soft Selection colocando 1 no Pinch e ajustando o Falloff para chegar até um pouco para baixo do meio da esfera, igual está na imagem.

3- Mova o vértice em Z para formar a gota, como mostra a imagem 3 em anexo.

4- Delete a metade de trás da gota, ative o Sub-Object Border do Poly, para poder selecionar a borda da metade da gota que restou, dai segura o Shift e usa o Scale para aumentar a borda gerando novos polígonos ao redor, como mostra a imagem 4 em anexo.
Se quiser pode modelar a espessura do chaveiro segurando o Shift e usando Move para mover a borda para trás, assim, vai criar novos polígonos na lateral e por fim, pode fechar o fundo do chaveiro clicando no botão Cap.

5- Para deixar os polígonos da lateral facetados você precisa selecionar todos eles usando o Sub-Object Polygon e dai clicar no botão Clear All do Smooth Groups, como mostra a imagem 5 em anexo.

6- Deste jeito você terá facilmente o formato de gota no centro com uma aba em volta facetada, como mostra a imagem 6 em anexo.

7- Agora, se quiser uma gota completa em 3D como se fosse lapidada igual um diamante, é só parar no passo 3, pular os demais, e em seguida acessar o painel Modeling do Ribbon menu, dentro tem o Polygon Modeling e o botão Generate Geometry, como mostra a imagem 7 em anexo.
Clicando nele abre uma janelinha, escolha o padrão marcado na imagem e a malha da gota ficará na forma de diamante.

8- Para facetar é só limpar todos os Smooth Groups como mostrei no passo 5, use o Sub-Object Polygon, selecione todas as faces da gota teclando CTRL+A e clique no botão Clear All do Smooth Groups, como mostra a imagem 8 em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Vlw André, eu nem tenho conhecimento pra fazer esses tutos montros que vc faz pra qualquer pergunta. Mas as vezes a pessoa só precisa do simples, disso eu manjo kk. É nóis, abração!
quando tu pensa que sabe modelar alguma coisa, daí vem o André com esses tutos. haha!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707613.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1228, sendo 21 membro(s) e 1207 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Alessandro, Allen Anderson, pinart, Baldo, mastermax, nandao, Willmitnick, Abilio, Thiago, Eng Damasceno, robisonfalco, Le_Andro, Daniel Monteiro, Sergio1987, João Von Rondow, emersonforentin, Andre Vieira, Alexandre Longo, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.