Como animar um lápis escrevendo nome?

Por: Mauricio Silva  

Em: 14/06/2005 03:19

Alguém sabe me disser como é feito aquel efeito, que o lapis , caneta ou pincel vai escrevendo o nome, valeu! ________ Título editado por Lígia: da próxima vez, favor usar um título mais específico pra sua dúvida.
tem um tutorial do que vc quer aki na tresd1 usando o Compound Loft... mas tem q ver se vc quer isso no 3d, video, flash?? o q é? se for 3d dá uma lida no tutorial.. se não for.. manda aí q a gente responde
www.rodolforoth.com
tb tem um plugin oui script que faz isso na seção de download, de uma conferida :joiad:
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
oi gostaria de ter um tutorial do penpal para fazer meu nome, por favor que souber mande um pequeno tutor, tenho mas 3.1 estou muito precisando de fazer essa animação blz...
vou tentar fazer um tut bem piquininho proce :) primeiro baixe o script pra tua versao do max. eu estou usando aqui o max 6, alguma coisa pode estar diferente na sua versão. com o script baixado, extraia o conteúdo dele em alguma pasta do seu pc, la tem uma cena de exemplo tb. nao vamos usala por enquanto. abra o 3dsmax e vá no menu maxscript, escolha a opção runscript. aí vai se abrir uma janela onde vc tem que navegar até a poasta onde salvou o seu script e seleciona-lo. o nome dele é algo como penpal_050. de ok nessa tela e vá pro painel utilities do lado direito das viewports aqui no meu max é o icone do martelinho. nesse painel encontre o botao maxscript e clique nele. um pouquinho mais abaixo tem a opção de escolher qual script utilizar, escolha o penpal. fazendo isso abrem-se as opções do plugin. deixe de lado um pouquinho. crie um plane na viewport top ou perspective, ele será sua folha de papel. crie tb um cilindro para ser a caneta. mova o cilindro de forma que entre um pouquinho no plane. agora vc tem que animar o que quer escrever, pode fazer isso com um shape, uma line, etc... com a animação pronta, volte pro menu utilities e talvez tenha que escolher de novo o penpal, na verdade poderia ter esperado até agora pra carregar, mas eu me enrolei... com o penpal selecionado, vá na opçao pickpaper e clique no seu plane, essa opção serve para o penpal definir um papel. depoi vai na outra opção logo abaixo chamada pick pen e escolha seu cilindro. fazendo isso vc seleciona a caneta. depois tem mais uma porrada de opções queeu tb nao conheço porque estou fazendo tudo isso enquanto escrevo :) mas o mais interessante é o botao get animation path prta escolher o local onde serão salvas as imagens, tem que escolher senao acho que nao salva nada :) as seções paper pra definir cor e tamanho do papel e a seção pen pra definir cor e tamanho da escrita, brinque com eles depois. blz??? entao clique no botao write. dependendo da velocidade do seu micro vc irá vendo quase em realtime a escrita sendo feita. apos o termino da execução vc tem uma sequencia de imagens que pode usar como textura pro seu papel real mesmo, mas aí é outra história, teria que usar o ifl que ele gerou num material. vamo lá vai, abra o material editor, clique no primeira amostra de material e clique no botaozinho do lado da cor diffuse pra escolher um mapa. na tela que se abre escolha bitmap. mude la embaixo na nova janela o tipo do bitmap para ifl image file. de ok e blz, a textura já ta animada!!! legal né??? aplique no seu papel clique no botao que parece um cubo xadrex do material editor chamado show map in viewport e vc verá na viewport a escrita acontecendo. é mais ou menos isso. qq tamo aí :) Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Olá Mauricio Silva, tudo bem? Outra alternativa que também seria viavel é você fazer um material animado em flash ou algo semelhante e depois fazer a animação da caneta manualmente seguinto as linhas animadas! :) Um ves eu tentei fazer a caneta com um SuperSpray e um defletor no papel que fisesse com que as particulas ficassem paradas assim que se chocassem com o defletor. O resultado foi muito ruim, é trabalhoso e no meu caso não deu serto! :( Outra maneira que eu textei e no meu caso funcionou + ou - é animar uma linha com o render e o displey to render mesh aparecendo bem aos pouquinhos com a linha meio torta, mas também não ficou la grandes coisas. Eu aconselharia realmente você fazer um mapa animado que da mais certo!!! :D Tchau!! 8)
http://www.sfs-studio.com.br
No Help do MAXtem um tutorial sobre isso
n00b
Ola... aabb2003. Li tuas explicações como usar o penpal. Muito legal e bem explicado. Fiz tudo direitinho... mas na hora de (render) o Write, deu um erro. O erro esta nessa imagem anexada. Podes me dizer o que houve? Obrigado
http://www.furtadoweb.kit.net
Oi Pardal, tudo bem? Tem alguma coisa de errado no seu sistema, porque não é para dar este erro. Inclusive é super simples usar o Penpal, então, não tem como dar errado. Se está dando essa mensagem de erro, é algum problema do sistema. Eu não testei no Max 9, em teoria é para funcionar normalmente, mas pode ser que não funcione no Max 9 por causa da mudança das pastas que existia até o Max 8. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 461

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.