vou tentar fazer um tut bem piquininho proce :)
primeiro baixe o script pra tua versao do max. eu estou usando aqui o max 6, alguma coisa pode estar diferente na sua versão. com o script baixado, extraia o conteúdo dele em alguma pasta do seu pc, la tem uma cena de exemplo tb. nao vamos usala por enquanto. abra o 3dsmax e vá no menu maxscript, escolha a opção runscript. aí vai se abrir uma janela onde vc tem que navegar até a poasta onde salvou o seu script e seleciona-lo. o nome dele é algo como penpal_050. de ok nessa tela e vá pro painel utilities do lado direito das viewports aqui no meu max é o icone do martelinho. nesse painel encontre o botao maxscript e clique nele. um pouquinho mais abaixo tem a opção de escolher qual script utilizar, escolha o penpal. fazendo isso abrem-se as opções do plugin. deixe de lado um pouquinho. crie um plane na viewport top ou perspective, ele será sua folha de papel. crie tb um cilindro para ser a caneta. mova o cilindro de forma que entre um pouquinho no plane. agora vc tem que animar o que quer escrever, pode fazer isso com um shape, uma line, etc... com a animação pronta, volte pro menu utilities e talvez tenha que escolher de novo o penpal, na verdade poderia ter esperado até agora pra carregar, mas eu me enrolei... com o penpal selecionado, vá na opçao pickpaper e clique no seu plane, essa opção serve para o penpal definir um papel. depoi vai na outra opção logo abaixo chamada pick pen e escolha seu cilindro. fazendo isso vc seleciona a caneta. depois tem mais uma porrada de opções queeu tb nao conheço porque estou fazendo tudo isso enquanto escrevo :) mas o mais interessante é o botao get animation path prta escolher o local onde serão salvas as imagens, tem que escolher senao acho que nao salva nada :) as seções paper pra definir cor e tamanho do papel e a seção pen pra definir cor e tamanho da escrita, brinque com eles depois. blz??? entao clique no botao write. dependendo da velocidade do seu micro vc irá vendo quase em realtime a escrita sendo feita. apos o termino da execução vc tem uma sequencia de imagens que pode usar como textura
pro seu papel real mesmo, mas aí é outra história, teria que usar o ifl que ele gerou num material. vamo lá vai, abra o material editor, clique no primeira amostra de material e clique no botaozinho do lado da cor diffuse pra escolher um mapa. na tela que se abre escolha bitmap. mude la embaixo na nova janela o tipo do bitmap para ifl image file. de ok e blz, a textura já ta animada!!! legal né??? aplique no seu papel clique no botao que parece um cubo xadrex do material editor chamado show map in viewport e vc verá na viewport a escrita acontecendo.
é mais ou menos isso. qq tamo aí :)
Um abraço!!!