Oi Abílio, tudo bem?
Isso é uma coisa que apenas engenheiros de Hardware e Software poderão te responder com precisão.
O que posso te dizer é que tudo precisa ser traduzido e enviado para a placa de vídeo e isso é feito pelo processador e memória RAM.
Todos os cálculos de posição, animações e até mesmo a própria construção da câmera e da vista dela é processado pelo computador, a placa de vídeo calcula os Shaders que foram previamente compilados pelo processador, atualmente calcula também a iluminação, a exibição dos Pixels na tela e acelera simulações físicas.
Portanto, para tudo rodar bem depende do conjunto, não fica bom uma super placa de vídeo num PC fraco e não fica bom uma placa de vídeo fraca num PC poderoso.
Porém, Ray Tracing Real-Time é uma tecnologia nova e nem os melhores PC e as melhores placas de vídeo conseguem rodar qualquer cena em Real-Time, cenas muito pesadas só rodam se estiverem numa rede de PCs poderosos, como é possível fazer no Unreal com o sistema nDisplay.
Abração e tudo de bom.
André Vieira