SLOTS DE MATERIAIS

Por: sungmack  

Em: 01/07/2005 12:50

Olá pessoal! Tudo certo!? Tenho praticado bastante no 3d, mas ainda tenho dúvidas básicas. Quando utilizo todos os slots de materiais, como faço para trabalhar com mais materiais? Existe alguma maneira de explodir os slots como acontece no objeto geométrico? Como faço para exportar um objeto junto com o material que defini sem perdê-lo? É porque toda hora tenho que reaplicá-lo quando salvo em um cd! Quando o objeto que importo já vem com o material, como faço para editar este material? É porque não aparece no slot de material! A numeração, por exemplo de 1-100, como vem mostrado no contador do material que estou utilizando tem alguma relação com a quantidade de valores de um canal como acontece no Photoshop? Se os profissionais puderem me ajudar, ficarei muito grato! Falow!
Ola cara, blz? Vamos ver se posso ajudar... Uma dúvida que o pessoal tem, é achar que só podem ser utilizados 24 materiais. Na verdade, o quê pode ser feito é "Editar" 24 materiais... Você pode ter quantos materiais quiser, quando encher os 24 slots, clique no "X" que tem no Material editor, e você irá excluir o material do "editor de Materiais" e não da cena. Para garantir isto, quando o Max perguntar, responda: "Affect only mtl/map in the editor slot". Eu normalmente apago um desses materiais, e renomeio para vazio (ele vai ficar cinza novamente). Dai se preciso liberar mais slots, vou arrastando o material "vazio", para cima de outros slots. Quando você quiser editar um material que está na cena e não está no editor de materiais, clique no "conta-gotas" ao lado do nome do material no editor, e clique no objeto que tem o material que você quer editar... o Material passa a ser editavel no slot que estava selecionado. Bom, se tu salvar o objeto modelado e com textura aplicada em formato .max e .3ds, ele leva junto o material aplicado sim. O que pode acontecer, é que se tu leva para outro computador, não ter o bitmap que foi utilizado para fazer a textura entende? tipo, se tu usa uma foto de madeira, e leva pra outro micro, o material tá ali, só que ele não acha a foto... Então, tem que levar tudo que for referente às texturas. Para isto, existe o comando Archive, onde o max zipa o arquivo e todos os mapas utilizados na cena. Isto é bom, quando tem que transportar um projeto inteiro de um micro para outro... Só não entendi essa da numeração de 1-100 no contador do material... Explique-se melhor... ;)
Oi Uma "cesta" de perguntas :D Vamos por partes: -------------------------------------------------------------------------------------- Após preencher todos os slots de materiáis você pode apagá-los sem problema desde quê: 1-Selecione o slot a ser apagado e clique no botãozinho que tem o desenho de um X, o quarto da direita para a esquerda, abaixo do display de slots 2- Vai abrir uma janela "Reset MTL/Map Params clique na opção de baixo = "Affect only mtl/map in the editor slot ?" Isto fará com que o material seja apagado apenas no display de slots e não na cena Se você clicar na opção de cima = "Affect mtl/map in both the scene and in the editor slot ?" o material será apagado na cena e no editor Com os slots "limpos" você pode criar outros materiáis. Existem plugins (normalmente scripts) que facilitam a tarefa de "limpeza" dos slots (procure nos sites de plugins e scripts) evitando ter de "limpar" um a um. ------------------------------------------------------------------------------------ Não entendí o que você quer dizer com "explodir" os slots. ??? -------------------------------------------------------------------------------------- Para exportar uma cena com os materiáis, mapas, etc... Clique no Command Panel>Utilities Clique no botão "More...", vai abrir uma janela "Utilities" Clique duas vezes em "Resource Collector" Vai abrir a janela de "Parameters" no Command Panel No botão "Browse" escolha o diretório onde você quer gravar Habilite: Collect Bitmaps/Photometric Files Include Max File Copy e Update materials Clique em Begin Está feito, o modelo mapas e outras informações serão copiados para o diretório escolhido. Depois é só gravar o diretório inteiro em CD, etc.. -------------------------------------------------------------------------------------- Quando o material não aparece no slot do editor: Selecione um slot vazio. Clique no primeiro botãozinho abaixo do display de slots e que tem o desenho de uma seta e uma esfera (Get Material) Vai abrir a janela "Material/Map Browser" Em Browse From escolha Scene Aparecerão os materiáis da cena na janela da direita, daí é só escolher o que você quer clicando duas vezes sobre ele o material vai passar para o slot previamente selecionado. ------------------------------------------------------------------------------------- Não, a numeração dos materiáis é simplesmente uma referência nominal criada por default do Max Estes nomes podem e preferêncialmente devem ser modificados para facilitar a identificação dos mesmos. Espero ter ajudado Phy
tem também o Material "Multi/Sub Object", que permite usar varios materiais, voce pode usar por exemplo, no primeiro slot um shader de vidro , no segundo um de madeira, dai no objeto que vc quer shader de madeira, você aplica um modifier "material" e especifica a ID que está no Multi/sub, mesma coisa pro outro objeto, saca? eu faço assim meus carros, fica mais organizado, tipo, separar o interior do carro num Multi sub, e o exterior em outro, etc...
www.greenlamp3d.com
Putz! Caras! Valeu mesmo para todos! Só tem feras aqui hein! Demais! Ilalá!
:) Como ter mais do que 24 materiais (slots) no Material Editor? http://www.cgfaqs.com/readFAQ.php?faqid=5
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Pessoal muito bem, ótimas explicações!
Antônio Carotini Neto

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 263

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.