Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ricardo pavani   Campo Grande - MS - MS
Daniel   Rio Grande do Sul - AC
guilliaugusto   Guarulhos/SP - SP
Jefferson   curitiba - PR

Portfólios Ver Mais

Segio   Curitiba PR - PR
carlacolombo   São José do Rio Preto - AC
3DMais   Sorocaba - SP
Diego   Ipatinga MG - MG

VRAY E LUZES STANDARD ???

Por: sangernis  

Em: 08/06/2021 17:12

Utilizando o VRAY como render posso utilizar somente luzes padrões (luzes standard) do max para iluminar minhas cenas? Ou é melhor eu utilizar somente as luzes do próprio VRAY? Li certa vez em um tutorial que ao usar o vray é sempre melhor utilizar as luzes do próprio vray para iluminação. Mas o porque?
Oi Sangernis, tudo bem?

Na verdade o V-Ray só reconhece as luzes dele, mas tem um algorítimo para converter as luzes do 3ds max nas luzes dele na hora da renderização.
Porém, apenas os principais recursos que são reconhecidos e convertidos, pois tem recursos nas luzes do Max que não existem nas luzes do V-Ray e tem recursos nas luzes do V-Ray que não existem nas luzes do Max.
Portanto, a conversão não é perfeita e principalmente, não é otimizada.

O mesmo acontece com o Physical Material do 3ds max, o V-Ray aceita porque converte ele para VRayMtl na hora da renderização, mas nem todos os recursos são compatíveis, então, a conversão nem sempre fica boa e mesmo quando fica boa, o material acaba mais pesado do que deveria pela falta da otimização fina que fazemos conforme a cena.

O ideal é que sempre configure as luzes e os materiais com os recursos do renderizador que estiver usando, assim, vai conseguir a melhor qualidade com o menor tempo de renderização.
Se você tiver uma biblioteca básica de materiais, como já tem no próprio V-Ray 5, fica fácil trocar os materiais e personalizar conforme a sua necessidade.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Quando comecei a aprender o VRAY eu ainda insistia em usar as luzes padrões do max principalmente por adorar a OMNI light, rsrs.

Mas depois fui explorando as luzes dele e deixei de lado as luzes padrões do max.

Quando dei de cara com aquele recurso que ele tem de transformar geometria em uma luz, nossa, achei muito legal.





Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707115.

Total de membros registrados: 134875

Últimos membros registrados: Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet, Alex Bastos , maamassabwe, paxaki, TeKaBR.

Usuário(s) on-line na última hora: 566, sendo 29 membro(s) e 537 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Emmanoel, magster, edificar-3d, Eduardo Ramos, Wiliams, wilsimar, Camacho, emersonforentin, Vladis, Sergio1987, Guilherme Santos, Abilio, Pedro Juliato, deathstars, TadeuB79, nandao, rmagaton, Jacson Combos, Carlos E. Nogueira, Edson, Alex Bastos , nildoe, Baldo, Daniel Monteiro, Ronaldo Junior, Antonio, Alexandre Longo, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.