Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jimmyribas   curitiba pr
Marco Rocha   Corrêas, Petrópolis, RJ - RJ
bender   Lajeado-RS - RS
onjackstallback   Mauá-SP - AC

Portfólios Ver Mais

Cybershot   Sousel - AC
cleitonedy   Portugal - AC
JOAQUIMm   angola - RJ
wilson medeiros   SÃO PAULO - SP

CUDA

Por: SERPA  

Em: 02/07/2021 15:27

Bom dia, boa tarde e boa noite. Adquirir recentemente um pc vom placa rtx, fiquei muito feliz. Fui fazer render no 3ds max com o arnold mundando para GPU,  e sem surpresa muito mais rapido, mas, com os problemas nas imagens de amostra. ja vi varios tutoriais, mas a solução sempre aumenta o tempo de render e nao fica 100% como no render CPU. Devo mudar de render ou terá uma solucao pra isso. Agradeço a ajuda.
Oi Alessandro, tudo bem?

Sinto não saber como te ajudar nesta questão, eu não uso o Arnold e pouca gente usa, então, não será fácil encontrar ajuda, também não sei dizer se o Arnold por GPU já está finalizado (Production Ready) ou não, então, pode ter recursos que não funcionam bem por GPU.

Agora, mesmo que ele seja considerado pronto para produção, pode acontecer de alguns recursos ainda não aceitarem a renderização por GPU, o Arnold foi o último a implantar renderização por GPU e quando o V-Ray passou por este processo, um dos primeiros, levou anos até todos os recursos serem portados para GPU.

De qualquer forma, se você encontrou uma solução mas o único problema for o tempo de render, infelizmente tem certos efeitos e materiais que demoram mais para suavizar, mesmo em renderizadores mais rápidos que o Arnold, metais escovados e vidros jateados, por exemplo.

Sobre a diferença entre a renderização por CPU e GPU, isso indica que o renderizador ainda não está finalizado ou pelo menos não aceita determinados materiais e efeitos que fazem a cena ficar diferente, por exemplo, isso acontecia no início da transição do V-Ray para GPU.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André, eu considero que a evolução das CPU não parou, o que acontece é que GPU ganhou mais evidencia nas ultimas décadas, muito por uma questão de jogos digitais, embora que seja um excelente recurso, eu tinha uma Tesla que dei pra um amigo, e lembro que tive excelentes experiencias com essa placa (ela nem tinha saída de vídeo, era puro CUDA mesmo, tem CUDA num tanto similar às placas top gamer (consumer) de hoje em dia)... Acho que uma das maiores vantagens de renderizar puramente em GPU é que vc pode deixar a GPU renderizando e fazer outras coisas ao mesmo tempo no PC numa boa (por exemplo, com uma Tesla decente e uma placa de video mediana, dá pra vc deixar renderizando algo e jogar um game pesado até pra passar o tempo, etc..).

Outra coisa que eu acho, é que pessoal cobra muito barato mesmo (no Brasil, India, Russia, países do Oriente Medio, etc..), aí não fica muito praticavel comprar um processador como um Threadripper por exemplo, q tem tantos cores q vc renderizando acha até q tá fazendo render de GPU... Aí pessoal acaba tendo tendencia em achar que GPU é superior à CPU, por conta de uma CPU realmente boa pra se trabalhar ser o preço de um 'super palinho' (um carro popular (palio 2001) que eu tinha (e vendí pra comprar um Threadripper :3..), chamo de super-palinho pq dei umas arrancadas brutais e ele aceitava um "VDO" (chegar no limite do ponteiro do velocímetro) numa boa, embora que, normalmente, dizem que eu dirijo "como uma velhinha" XD), então o pessoal tem que se valorizar mais, até pra comprar o equipamento devido pra trabalhar com segurança e confiança tbm... E tbm, se cobrar um valor digno, a depender do trampo, vc pode contratar um serviço de renderfarm e repassar o valor pro cliente, então não é muito um dilema. As vezes parece que pessoal tem uma técnica muito acima da capacidade do equipamento, e acabam se mantendo nessa situação por aceitarem valores ofensivos pelos trabalhos que fazem... Aí fica dificil, e inclusive pode uma vez ou outra "fritar" o equipamento e alem de não ganhar nada vai ficar sem a ferramenta de trabalho e sem dinheiro pra consertar.. Triste isso. 

Outra coisa tbm é que a CPU, caso não seja forte (tipo de "workstation" mesmo) vai engargalar o processo da GPU, pq a CPU rege os processos todos, então não adianta pegar uma placa de video absurda (de boa) e um processador mediano que se vc fizer isso vc basicamente montou um "PC gamer"... O que eu pessoalmente vou fazer é montar esse PC com o Threadripper e a minha placa de video "gamer" mediana, e proximo trampo decente vou pegar uma Tesla mais recente usada pra somar nos CUDA, mas eu mesmo ainda tenho viés pra render de CPU mesmo...

Mas eu acho boa a evolução das capacidades técnicas da GPU nos ultimos anos.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

Que bom ver a sua postagem, pois na última mensagem sua que li você dizia que estava de mudança para os EUA, se não me engano.
Espero que já esteja bem instalado e possa continuar conversando com a gente aqui.

Sobre a evolução das CPUs, concordo que não parou, mas eu acho que a GPU se desenvolveu mais rápido na última década do que a CPU, justamente pelo fator que você citou, os Games, pois as empresas viram que poderiam ganhar mais com isso do que em outras áreas e investiram forte.

Você falou da Tesla sem saída de vídeo, eu lembro quando saíram as primeiras placas voltadas para Ray Tracing, como as da Caustics Graphics, foram várias tentativas de várias empresas e nunca deu certo, até que chegou a Nvidia, comprou o Mental Ray e uniu a experiência que tinha em Hardware com a experiência em Ray Tracing e conseguiram.

Agora já tem o mesmo sistema para RTX, com um gabinete cheio de placas só para renderizar com Ray Tracing Real-Time, fazer simulações físicas e treinar AI, mas custa os dois olhos da cara, mais o de baixo e mesmo assim não chega no valor. rsrsrsrsrs

Melhor do que a velocidade é o que você disse, poder usar o PC enquanto renderiza, pois eu sinceramente não tenho mais saco para esperar Render, prefiro catar latinha do que ficar sentado na frente do PC esperando Render, pois fiz isso por 15 anos.

Sobre o preço dos projetos, antigamente só os artistas mais experientes que conseguiam produzir imagens realistas e isso valia bastante, os renderizadores eram mais complexos e os PCs mais fracos, com a popularização da tecnologia passou a ser possível criar imagens realistas até no SketchUp, depois surgiu o Lumion gerando imagens boas em pouco tempo e com facilidade, dai os preços despencaram porque qualquer um conseguia fazer.

Porque eu vou pagar caro para um artista 3D experiente se o meu sobrinho faz quase igual na versão pirata que ele baixou do Lumion???  rsrsrsrs
Pois no Brasil ninguém vai pagar o preço absurdo cobrado pelo Lumion.

Também não vão cobrar mais caro por imagem porque o vizinho faz mais barato no quarto dele, é a lei da oferta e da procura, se o mercado virou varejo porque qualquer um consegue fazer, não dá para cobrar mais caro.

O lance é evoluir para algo melhor e mais restrito como maquete interativa, por exemplo, porque ainda não é qualquer um que faz e pode cobrar mais caro.

E se você reparar, as próprias empresas de Softwares passaram a se apoiar mais nas GPUs, quase todas desenvolveram versões dos seus renderizadores para GPU, programas como o Lumion dependem muito da GPU, dai surgiram os Engines de Games que também precisam de GPU e junto com os Gamers, o mercado de GPU explodiu fazendo as placas custarem o preço de carros populares.

Dai fica difícil, pois se os bons processadores custam o mesmo que um carro popular e as GPUs também, acaba sendo melhor montar um estacionamento do que um PC. rsrsrsrs

Tem que escolher entre um bom processador e uma GPU fraca ou vice versa, então, acho que a melhor opção é a que eu escolho, comprando processador e GPU medianos para manter o equilíbrio como você disse, mas eu dou mais preferência para a GPU porque uso mais.

Sobre o seu Super Palinho, como sabe, eu moro no meio do mato e tem 14 KM de estrada de terra muito ruim até chegar na pista, tem partes que é quase uma trilha, aqui só anda golzinho, palinho e uno, qualquer outro carro fora camionete vai sair de guincho.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
É então, o palinho tem poder XD... Tem um carro inspirado nele naquele jogo "art of rally" n sei se vc ja viu esse jogo, achei bem bacana, pq desses games de carro/corrida, geralmente dão um capricho maior pros veículos e o cenario é meio tosco, e nos jogos de rally geralmente o cenario tem um capricho maior (embora q esse q eu citei seja mais cartunesco, mas é um jogo daqueles "relaxantes" tbm, os mais realisticos são o WRC e um outro lá q esqueci o nome agora... 

Essa questão de piratear é complicado tbm, principalmente hoje em dia que inventaram essas patifarias de subscription :z... Principalmente no Brasil onde pessoal já precifica num paradigma q o artista estaria usando programas "gratis". 

Mas a questão do preço que se cobra, considero que é também uma questão de uma desunião infantil dos artistas, e então acabam "nivelando por baixo"... Eu mesmo brinco que eu sou o ultimo de todos que chamam pra um trampo hehe, toda vez o cliente diz algo como "oh! porque o outro cara, que eu contratei antes, não fez um negocio legal, ficou ruim..." aí combinamos o preço e etc... Aí então bate na questão de licensas tbm, pq cobrando o que "o sobrinho do pc do quarto" costuma cobrar, é evidente que o sobrinho aí n tá pagando licensa nenhuma, inclusive falando nisso tenho q pegar outra licensa do 3ds :z... Se fosse como uns anos atras q vc comprou o programa e ele é seu etc pra sempre, acho q seria mais facil de vender os programas no Brasil... 

Mas o q eu falei da Tesla é bem pra ser em paralelo mesmo, vc usa a Tesla sem saída mesmo, e uma placa de video pra saida (de video), a Tesla não é pra saída de video mesmo, embora q tem algumas q tenham saída, é mais pra calculo, aí usam pra minerar criptomoedas (coisa que acho q a NVidia tem um dedinho) e usos mais legitimos como pesquisa, calculos economicos complexos, mineração e varias coisas de supercomputação... Uma das complicações de agora, com as GPU mesmo foi a crise dos chips, a pandemia, a crise das criptomoedas, e a China tentando tomar Taiwan (q tem a TSMC), então acabou q está mesmo caro no mundo inteiro, só q no Brasil o pessoal deita e rola nos impostos, e uma coisa revoltante é que os brasileiros são completamente apáticos quanto a isso, não sei se tem algum lugar no mundo que cobre 60% de imposto sobre as coisas (aí os donos de lojas, q já sabem q os brasileiros vão aceitar qualquer coisa mesmo, chutam o valor o mais alto que conseguem imaginar), por isso que pessoal vai pro Paraguay comprar eletrônicos. Lá é barato não é pq as coisas são falsificadas, mas pq lá o imposto é de 4% então fica viavel... 

Enfim acabei falando mais de outras coisas do q do tópico mesmo, mas acho q vale a pena de certa maneira... Mas o q eu pessoalmente considero mais importante ou primordial num setup é uma CPU e placa mãe realmente sólidas, q vc possa passar uns 8 anos trabalhando com elas, aí a placa de video eu acho importante mas deixo em segundo plano... Uma fonte forte tbm eu considero importante, pq já tive problemas de superaquecimento justamente por estar usando uma fonte "da potencia recomendada", e exatamente na época q eu usava GPU em render (e eu sou "pragmatico" nesse sentido, quando eu digo q superaqueceu, quer dizer q vc se queima se encostar XD...)... 

Tô aqui na terra dos Indios das Colinas Azuis, mas to fazendo uns trampos com os times BR ainda... Como diria a Evinha, "Olha eu aqui, ó, ó, ó, ó, ó!" XD... 




A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

O último jogo de Rally que joguei foi Coling McRae, ainda no século passado, para você ter uma idéia, infelizmente não tive muito tempo para me divertir nos últimos 20 anos, mas concordo plenamente com você que os jogos de Rally são os melhores entre os jogos de corrida, são mais divertidos, enquanto um jogo de F1 é mais tenso e mecânico, só se preocupando em fazer a volta perfeita dezenas de vezes seguidas.
Vou guardar o nome deste jogo que você indicou para eu brincar quando tiver chance.

Para mim o maior problema dos jogos de corrida são os acidentes, os carros não se destruírem mata a diversão, se bater tem que arrebentar tudo, por isso que eu achei muito legal o BeamDrive NG, que joguei um pouco alguns anos atrás, nele os carros se destroem para valer e dá até para você estimar se o motorista saiu ileso ou passou desta para melhor. rsrsrsrsrs

Sobre pirataria de programas, eu sempre fui totalmente contra, principalmente por saber que isso desestimularia os desenvolvedores e no final os usuários que sofreriam.
Porém, vendo tudo que aconteceu nos últimos anos, comandado principalmente pelas duas empresas mais nefastas na área de CG, que usaram seus pioneirismos para acorrentar e extorquir os usuários, eu mudei de idéia.
Se os usuários fossem obrigados a pagar muito mais, do dia para a noite, como uma delas fez sem dar outra opção durante 5 anos, mas em troca oferecesse ótimas inovações e evoluísse o Soft, até poderia encontrar argumentos a favor desta sacanagem, mas fizeram o oposto, o Soft evolui cada vez menos.
Portanto, por causa disso hoje em dia eu acho legítimo piratear programas destas duas empresas e de qualquer outra que só ofereça a opção de Subscription, pois este sistema é um estelionato contra os artistas.
Infelizmente eu não tenho como piratear por causa da 3D1, o dia que largar o site vou piratear tudo. rsrsrs
Mas provavelmente nem será necessário, pois estou migrando aos poucos para outros programas.
Se todo mundo fizesse isso, estes vagabundos teriam mudado a estratégia, mas como a maioria da humanidade também é folgada e acha muito difícil trocar o programa que usaram durante 20 anos, os estelionatários de todas as áreas fazem a festa, vai da saúde até a CG, é incrível ver no que o mundo se tornou em duas décadas.

No fundo cai naquilo que você falou da desunião dos artistas contra os preços baixos, é a mesma coisa que o monopólio das grandes empresas de CG e tudo mais no mundo, as pessoas só pensam em como resolver seus próprios problemas com o menor esforço, o resto que se dane, então, se der para pagar a empresa estelionatária que mudou as regras do dia para a noite, ele paga, porque é mais fácil do que migrar de programa, se der para fazer uma imagem mediana num programinha pirata que vem tudo pronto, melhor para mim, pois vou roubar o cliente do otário que demora para gerar uma imagem super realista no V-Ray.
É justamente este comportamento que fez nivelar tudo por baixo, pois antes de surgirem estas opções, quem ditava o nível das imagens eram os usuários de 3ds max, já que os melhores renderizadores estavam nele ou nasciam nele e todos queriam fazer imagens realistas, isso já passou, hoje querem fazer imagens rápido, mesmo que seja meia boca.
Percebendo que o 3ds max iria perder terreno para outros programas, em vez de investirem forte no Soft para manter a liderança, resolveram acorrentar e extorquir os usuários, pois sabiam que ninguém faria nada.
Então, é tudo a mesma coisa e só existe um problema no mundo, a vagabundisse, pois os espertos apostam na vagabundisse da humanidade, o que importa não é mais a qualidade, é a facilidade.
Portanto, pode ter certeza que quase sempre vão preferir o sobrinho que faz baratinho, aceita trocentas mudanças, não fica muito bom, mas serve para o que precisa, pois atualmente o barato e rápido feito nas coxas é melhor do que o demorado e bem feito igual era antigamente.

Sobre a Tesla, eu lembro do lançamento e que não tinha saída de vídeo, como as placas anteriores dedicadas para Ray Tracing, mas a Tesla era muito melhor do que isso, já que também acelerava simulações físicas e outras coisas.
O problema é que no início estas placas dedicadas eram usadas só para CG e agora são usadas em um monte de coisas como você bem disse, então, os preços foram parar na lua, é inacreditável o preço das placas de ponta hoje em dia, é mais caro que uma franquia do Pizza Hut. rsrsrsrs
Dai soma toda a putaria que você citou como crise de Chips e Taiwan, agora vem o terrorista do Putin atacar a Ucrânia e daqui a pouco uma placa de vídeo vai custar o preço de uma casa.

Sobre os impostos escorchantes que o governo cobra de importados, cai na mesma coisa que disse antes, os espertos apostam na vagabundisse da humanidade, sabem que ninguém fará nada, que somos todos uns frouxos e idiotas.
Olha o que aconteceu no Canadá, tinha muito mais gente do que polícia, mas deixaram a polícia ir removendo os manifestantes aos poucos até acabar com o protesto, então, merecem viver numa ditadura.
Já que ninguém faz nada nem aqui e nem em lugar nenhum do mundo, acho que todo mundo merece mesmo se #!@%*#!.
Acho que nas próximas eleições eu vou votar no PSOL, pois se é para acabar com tudo, é melhor que seja logo.

Acabei falando demais também, foi praticamente um desabafo, ainda mais hoje que tive um dia bem ruim, desculpe.

Mas sobre a máquina, eu entendo o seu ponto e acho que pensando a longo prazo realmente é a melhor opção, pois pode trocar a placa de vídeo mais para frente mantendo a ótima CPU e placa-mãe.
A fonte é realmente muito importante, tem gente que perde placa de vídeo por colocar fonte fraca, mesmo assim, se vejo que a GPU está muito tempo com o Cooler no máximo, eu ligo um ventilador virado para o PC, que está sempre com a lateral aberta. rsrsrs

Sobre a sua localização atual, então você está nos EUA mesmo!
Muito legal cara, este é o último país decente do mundo e está indo ladeira abaixo, então, é bom aproveitar os últimos anos da terra da liberdade!
Desejo toda a sorte do mundo para você ai, se precisar de qualquer coisa que a gente possa ajudar daqui, é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707749.

Total de membros registrados: 135339

Últimos membros registrados: Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART.

Usuário(s) on-line na última hora: 363, sendo 3 membro(s) e 360 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: João Von Rondow, nandao, Abilio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.