Oi Diego, tudo bem?
Eu fico feliz de ter conseguido explicar um pouco, mesmo que bem por cima, mas certamente estou muito longe de poder dizer que entendo de Unreal, tem partes do Engine que nunca nem toquei, por exemplo, o MetaSounds.
Mas falando sobre o Render, o mais legal do Unreal é a maleabilidade dele, então, eu citei o exemplo do sistema de Bake que é leve mas não reproduz refrações de objetos maciços e reflexos precisos, porém, se você habilitar o sistema de Ray Tracing apenas para estes dois efeitos, deixando o GI, sombras, AO e todo o resto com o Bake, continuará com uma cena leve e terá refrações e reflexos realistas em tempo real, só precisa de uma placa melhorzinha como a GTX 1080 para não cair muito a performance.
O sistema de Bake é o mais difícil, pois ele é cheio de minúcias e opções, enquanto que o Path Tracing é só clicar no botão e ver o resultado suavizando na Viewport, mas é o sistema de Bake que deve usar em aplicações interativas, que é para o que o Unreal foi feito, dá até dó usar um programa deste nível só para animação, entretanto, também é o sistema de bake que permite fazer animação realmente em tempo real sem precisar de 5 RTX em paralelo na máquina.
Se for entrar na questão de animação, dai as vantagens são absurdas se comparado com o trabalho no 3ds max.
O lance que falei de Archviz e Games é que o Unreal vem desmontado, é como uma caixa de LEGO para você montar como quiser e justamente por isso permite montar de um jeito que atenda precisamente só o que você deseja, se tornando o programa mais eficiente do mundo para fazer aquilo, pois foi montado exclusivamente para o seu trabalho.
O problema é que tem que montar tudo, desde o Material/Map Browser, pois como disse, imagine ter que criar os Shaders todas as vezes que for fazer uma maquete, enquanto que, no Max é só abrir o Material/Map Browser e já está tudo pronto, você arrasta o VRatMtl e configura ele como quiser, tem que fazer igual no Unreal, mas é só uma vez e depois que o material estiver pronto ele mesmo aplica nos objetos sem você precisar fazer nada.
Imagine o pessoal que faz Games e precisa criar diversos mapas gigantes diferentes, o Unreal foi feito para montar cenas no Unreal Tournament, depois que virou um Engine, então, ele é muito bom para montar maquete, que é o que a pessoa faz manualmente no Max, pega as paredes, pisos e tetos que modelou e decora com bibliotecas.
Porém, no Unreal os objetos da biblioteca não são apenas Meshes e texturas igual no Max, são objetos inteligentes com interatividade, uma TV liga de verdade e toca vídeo, um abajur acende e apaga, coisas deste tipo, ainda pode criar recursos para, por exemplo, randomizar os UVs conforme mover o objeto na cena, então, quando copia uma cadeira de madeira automaticamente ela varia o UV para não ficar igual a outra, quando copia uma planta ela varia automaticamente em altura, rotação, materiais e até o Mesh se quiser.
Tem divesas coisas que pode criar para facilitar a vida e até mesmo chegar ao ponto de automatizar completamente como eu disse, fazendo o Unreal aplicar os materiais sozinho, colocar todos os móveis, decorações e iluminação na cena, deixando só para você fazer o Bake, se for usar o Lumen nem isso precisa, já pode sair passeando pela cena completamente interativa.
Sobre o Ray Tracing, o que você disse é perfeito, é justamente isso que está acontecendo, o Ray Tracing da década de 90 voltou e tem as mesmas limitações daquela época como quantidade de polígonos e manchas no GI, igual o Mental Ray com Photon Map, lembra?
A única diferença é que naquela época a gente esperava horas para renderizar uma esfera e agora renderiza cenas complexas em tempo real, mas funciona exatamente igual o Mental Ray do 3ds max 5, quem usou o Mental Ray sente nitidamente que está trabalhando novamente com ele, pelo menos no sistema de Bake.
Eu realmente adoraria sentar com você para brincar no Unreal, pois não tem nada mais divertido neste mundo, para mim seria um prazer, não pararia nem para comer. rsrsrsrs
Estou muito enrolado com o curso, que pelo meu planejamento estaria terminando agora, mas tive vários imprevistos neste último ano e ainda falta gravar um capítulo inteiro, então, depois que terminar a gente pode marcar.
Não sei se você sabe, mas eu virei capiau e agora moro num sítio no meio do mato, então, é difícil para eu sair daqui e largar tudo sozinho, mas será um prazer imenso receber você e sua esposa para passar um final de semana, dai a gente fica comendo churrasco de tilápia pescada na hora na frente do Unreal.
Só é bom ter um carro alto, caso contrário, não chega nem a pau!!! rsrsrs
Sobre o curso, faz mais de um ano que estou gravando, agora falta só um capítulo e revisar tudo, espero terminar nos próximos meses.
OBS: O Live Link com o Rhino funciona também no Unreal 4x.
Abração e tudo de bom.
André Vieira