Oi Danilo, tudo bem?
Realmente o Enscape ganhou bastante usuários nestes poucos anos de vida dele, então, certamente é uma ótima opção para quem deseja visualizar rapidamente o projeto e com boa qualidade.
Depois que a gente passa a usar estas coisas Real-Time começa a sentir raiva quando volta para um renderizador comum, então, é uma coisa sem retorno.
É preferível perder um pouco de qualidade em certos efeitos e ver em Real-Time do que esperar renderização.
Sobre a morte da renderização convencional, eu sonho com isso desde 1996, quando fiz minha primeira renderização!!! rsrsrsrsrs
Eu trabalhei com animação por 10 anos, então, meu martírio foi ainda maior.!!!
Renderizar sempre foi um sofrimento, a pior parte do trabalho, o que fazia a gente desistir de certos trabalhos, pois se chegasse um louco pedindo 3 minutos de animação de arquitetura eu mandava ele ligar na Disney, mas agora pode pedir até 30 minutos de animação que a diferença será de apenas 27 minutos de renderização.
É outro mundo, é igual modelar com Mesh e com Poly, atualmente só modela em Mesh quem deseja pagar promessa ou se martirizar, o mesmo vai acontecer com a renderização convencional.
Sobre as placas RTX, logo sai a linha 4000 e cada vez vai melhorar mais, então, o Chaos Vantage vai se tornar Real-Time de verdade algum dia, mas será tarde, pois já existem renderizadores Real-Time com as placas atuais.
Baixe o D5 Render e testa ai na sua RTX para você ver, ele dá de 10 a zero no Vantage em termos de velocidade, mas o Vantage é mais preciso por ser Ray Tracing puro, só que volta no que eu disse acima, não vale a pena esperar por causa de certos detalhes, o cliente nem vai perceber!!!
Download do D5:
https://www.d5render.com/downloadPorém, nem o D5 é Real-Time de verdade, só existe um renderizador por Ray Tracing puro e Real-Time de verdade até o momento, é o Nvidia Ray Tracer do Omniverse, o sucessor do Mental Ray, e só roda em Real-Time nas placas Quadro Top de linha.
Para rodar em Real-Time nas placas RTX com a mesma qualidade dos renderizadores convencionais tem que fazer Bake da iluminação e aplicar Ray Tracing só nos efeitos onde ele é necessário como reflexos e refrações, o resto é tudo por rasterização.
Deste jeito roda em Real-Time com 60 Frames por segundo na sua RTX, mesmo projetos gigantes.
Só que para fazer isso precisa usar um Engine de Game, ou Unreal ou Unity.
Sobre empresas de Render, certamente a Chaos é a maior do mundo atualmente, mas se eles não mudarem o sistema vão ficar para trás em breve, o Enscape é a salvação deles, é a Chaos que mais vai se beneficiar dessa aquisição, tanto que eles não usaram o termo compra, falaram que as duas empresas vão se unir, tipo pau a pau, sendo que a Chaos é a maior empresa de Render do mundo e o Enscape nasceu 4 anos atrás.
Abração e tudo de bom.
André Vieira