Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jhonatan   Campo Mourao - PR
Daian   Belo Horizonte - MG
palat   Rio de Janeiro
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

knillg   BH - MG - AC
Marlon aguiar   Rio de Janeiro - AC
decosouza   Rio de Janeiro - RJ

Render GPU não renderiza elementos especificos.

Por: Diego Dneo  

Em: 30/03/2022 13:15

O que eu não entendo é que o max permite selecionar tanto a CPU quanto a GPU na janela "Vray GPU render Devices Select".

Eu imaginei que fazendo isso ele usaria recursos dos 2 lados. Tanto na questão de agilizar o render quanto nessas questões de recursos que não seriam compatíveis com a GPU ele passaria a tarefa para a GPU interna da CPU.





Oi Serpa, tudo bem?

Eu não sei te dizer com certeza se ele divide as funções entre CPU e GPU, acredito que não, o que ele faz é acelerar certas coisas através da GPU quando está renderizando pelo V-Ray comum, pois quando está renderizando pelo V-Ray GPU ele usa apenas a GPU.
A renderização por CPU e GPU são muito diferentes, não são compatíveis e as vezes nem geram os mesmos resultados em certos materiais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
SERPA:
O que eu não entendo é que o max permite selecionar tanto a CPU quanto a GPU na janela "Vray GPU render Devices Select".

Eu imaginei que fazendo isso ele usaria recursos dos 2 lados. Tanto na questão de agilizar o render quanto nessas questões de recursos que não seriam compatíveis com a GPU ele passaria a tarefa para a GPU interna da CPU.



 

 

Isso daí é uma opção do próprio Vray.

Tem opção de renderização somente por CPU,
opção somente por GPU,
e opção híbrida, usando ambos, CPU + GPU.

Dê uma olhada no help aqui:

https://docs.chaos.com/display/VMAX/V-Ray+GPU+Setup

Oi New, tudo bem?

Agradeço pelo link, eu já tinha lido esta página tempos atrás, mas como nunca usei o V-Ray GPU para valer, não lembrava mais.

Neste texto fica claro que o modo híbrido só funciona no V-Ray GPU, ao contrário do que falei na mensagem anterior, também já li em algum lugar que o modo híbrido é o mais rápido de todos.

Entretanto, ainda não está claro se o modo híbrido permite resolver ou amenizar as limitações da renderização por GPU como o tamanho da memória da placa de vídeo, por exemplo, se souber alguma coisa sobre isso posta aqui.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Prazer enorme falar com todos vocês aqui nesse tópico da 3d1. Então... nem todos os recursos de materiais, o V-Ray por GPU ainda aceita renderizar. Fiz uma pequena casa com portão metálico na frente, e o V-Ray next 5.20 (GPU) não renderizou um portão com um material metálico que coloquei, ficou preto no lugar dele...

** Não sei se é porque esse material metálico que coloquei no portão dessa pequena casa, tenha sido material do Sigershaders XS Material pressets ( 3ds Max ). Ainda não testei materiais metálicos feitos com o próprio material  do V-Ray next 5.20., mas provavelmente acho que ele iria renderizar por GPU...

A migração de todos os materiais e as compatibilidades de plugins, ADDONS pro 3ds Max devem estar sendo feitas gradativamente pelas empresas, acho que vai levar um certo tempo para fazer essa transição por completo.

Ainda não testei o Chaos Vantage na minha placa RTX 3060 ti (12 gb), mas acho que deve ser bem pesado o Chaos Vantage, acho que não compensaria muito usar ele.

André, tirando o Unreal que atualmente é o melhor software do mundo para se trabalhar com animações, o que você acha do Enscape? Vejo muitos vídeos na internet de vários artistas gráficos que adoram trabalhar com o Enscape, pela rapidez em se renderizar com ele pela GPU e pela rapidez em mostrar um projeto em real time pro cliente do lado dele... rsrs.

** Usei o Enscape pro Revit 2022, peguei um modelo básico pronto de uma casa feita toda no Revit, e usei o Enscape pra ver essa casa em real time, e fiquei impressionado com a rapidez e com a boa qualidade do Enscape... ^^

Abraços e sucesso a todos!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Agradeço muito pelas informações que passou, também acredito que o problema de renderizar o portão preto foi por causa do Sigershaders, mas neste caso deve ser pela falta de suporte do Sigershaders para GPU.

Eu achei que no V-Ray 5 ele já aceitava todos os recursos nativos do VRay Advanced no VRay GPU, mas parece que ainda não são todos.

Sobre o Chaos Vantage na sua RTX, eu acho que vai rodar bem, mas não imagine que será realmente em Real-Time, pois não será, o Ray Tracer na cena toda ainda não consegue rodar em Real-Time.
Você só verá o poder de Real-Time desta placa no Unreal ou no Unity, creio que no D5 Render também vai perceber a diferença, pois eles misturam Ray Tracing com rasterização, enquanto que, o Vantage usa Ray Tracing puro e dai fica difícil mesmo.

Sobre o Enscape, creio que você sabe que agora ele é da Chaos né?
Eu divulguei várias vezes nas notícias e acho que foi a melhor jogada da Chaos, porque até o final desta década a renderização convencional vai desaparecer, o V-Ray será história.

Nem vamos mais falar em renderização, ninguém vai perceber que ela existe, pois simplesmente vai acontecer em tempo real na cena igual já acontece no Unreal.
Você coloca luzes, objetos e mateirais na cena e tudo funciona normalmente, não precisa se preocupar com configurações de Render nem nada disso.

Especificamente sobre o Enscape, é um ótimo renderizador Real-Time, mas por ser voltado para arquitetura acaba ficando mais limitado em efeitos e recursos, igual acontece com o Max, eles acham que só serve para arquitetura e não investem nas coisas de animação, simulações e tudo mais, dai se torna o pior programa 3D do mundo igual é atualmente.

Então, se for apenas para visualização de arquitetura em Real-Time com boa qualidade, o Enscape é excelente, mas fica só nisso.
Não tem interatividade, não pode criar um efeito de partículas do jeito que quiser, não dá para simular coisas em Real-Time, é só a visualização Real-Time e mais nada.
O Unreal faz tudo que o Enscape faz e muito mais, também tem Live Link com programas de CAD, então, você modela vendo o resultado em tempo real e se quiser pode colocar um óculos VR e passear pelo ambiente enquanto modela, é outro nível.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... Boa noite a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Como vai? Nossa, não vi esses dias as notícias principais do site 3d1, não sabia que a Chaos (antiga Chaos Group) tinha comprado o Enscape... kkkkkkkkkkk, rapaz eles não perdem tempo mesmo né?

Acho que foi uma ótima jogada da Chaos, está com 2 renderizadores ( Corona e V-Ray ) e agora ela comprou mais um, o Enscape. Testei ele free no Revit 2022 e achei ele super rápido mesmo, e deu para passear livremente por uma cena padrão em BIM que já existia no Revit 2022...

** Que ótimo saber que a renderização está morrendo aos poucos como a conhecemos, porque renderizo praticamente desde 2008 mais ou menos, e acho um verdadeiro saco ter que esperar por uma cena 3d, pra sair o cálculo da iluminação, com as sombras, luzes, materiais... etc.

** Me parece também que a NVidia já lançou as suas novas versões das suas placas de vídeo, RTX 3090 TI (24 gb) que deve ser ótima para abrir cenas no Chaos Vantage com conforto com ela...

Acho que esse "mix" de rasterização + ray tracing é o que torna a cena até mais "leve" para visualizar as coisas em real time de verdade. Tava lendo hoje uma matéria no site V-Raymasters e vi que eles já lançaram até a versão beta teste do novo V-Ray beta 6.0, que deve ter várias novidades... 

Creio que o Enscape ( que era de uma empresa alemã ) se beneficiará e muito pela compra da Chaos, acho que eles só tendem a melhorar ainda mais, tendo em vista que a Chaos atualmente é uma das maiores empresas de renderização fotorrealistíca do mundo.

Obrigado pelos esclarecimentos, André.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Realmente o Enscape ganhou bastante usuários nestes poucos anos de vida dele, então, certamente é uma ótima opção para quem deseja visualizar rapidamente o projeto e com boa qualidade.
Depois que a gente passa a usar estas coisas Real-Time começa a sentir raiva quando volta para um renderizador comum, então, é uma coisa sem retorno.
É preferível perder um pouco de qualidade em certos efeitos e ver em Real-Time do que esperar renderização.

Sobre a morte da renderização convencional, eu sonho com isso desde 1996, quando fiz minha primeira renderização!!! rsrsrsrsrs
Eu trabalhei com animação por 10 anos, então, meu martírio foi ainda maior.!!!

Renderizar sempre foi um sofrimento, a pior parte do trabalho, o que fazia a gente desistir de certos trabalhos, pois se chegasse um louco pedindo 3 minutos de animação de arquitetura eu mandava ele ligar na Disney, mas agora pode pedir até 30 minutos de animação que a diferença será de apenas 27 minutos de renderização.
É outro mundo, é igual modelar com Mesh e com Poly, atualmente só modela em Mesh quem deseja pagar promessa ou se martirizar, o mesmo vai acontecer com a renderização convencional.

Sobre as placas RTX, logo sai a linha 4000 e cada vez vai melhorar mais, então, o Chaos Vantage vai se tornar Real-Time de verdade algum dia, mas será tarde, pois já existem renderizadores Real-Time com as placas atuais.

Baixe o D5 Render e testa ai na sua RTX para você ver, ele dá de 10 a zero no Vantage em termos de velocidade, mas o Vantage é mais preciso por ser Ray Tracing puro, só que volta no que eu disse acima, não vale a pena esperar por causa de certos detalhes, o cliente nem vai perceber!!!

Download do D5: https://www.d5render.com/download

Porém, nem o D5 é Real-Time de verdade, só existe um renderizador por Ray Tracing puro e Real-Time de verdade até o momento, é o Nvidia Ray Tracer do Omniverse, o sucessor do Mental Ray, e só roda em Real-Time nas placas Quadro Top de linha.
Para rodar em Real-Time nas placas RTX com a mesma qualidade dos renderizadores convencionais tem que fazer Bake da iluminação e aplicar Ray Tracing só nos efeitos onde ele é necessário como reflexos e refrações, o resto é tudo por rasterização.
Deste jeito roda em Real-Time com 60 Frames por segundo na sua RTX, mesmo projetos gigantes.
Só que para fazer isso precisa usar um Engine de Game, ou Unreal ou Unity.

Sobre empresas de Render, certamente a Chaos é a maior do mundo atualmente, mas se eles não mudarem o sistema vão ficar para trás em breve, o Enscape é a salvação deles, é a Chaos que mais vai se beneficiar dessa aquisição, tanto que eles não usaram o termo compra, falaram que as duas empresas vão se unir, tipo pau a pau, sendo que a Chaos é a maior empresa de Render do mundo e o Enscape nasceu 4 anos atrás.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707789.

Total de membros registrados: 135366

Últimos membros registrados: gareddure, AHaHallex, Chifekenneth , dsabavda, sunitabhandariji, Nawari026, avol, Vitoria Luiza .

Usuário(s) on-line na última hora: 704, sendo 22 membro(s) e 682 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Cerioli, Eber.Silva, Vitoria Luiza , gareddure, Junior, Cauê, Frederico Wagner N. R., Leonardo, Wamdersilva, AHaHallex, Le_Andro, RAPH, Reinaldo Silva, Ronaldo Junior, gilson antunes, Chifekenneth , Denilson, Elis, marcio.alain, AmonRa, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.