Tubos ocos comunicantes

Por: scienter  

Em: 26/07/2005 11:58

"Luiz SUbunda" disse: acho que a melhor maneira é usar nurbs... só que nurbs no max fede... nem saberia como proceder.. alias.. sei +-.. seriam rail sweeps e depois boolean pra junta-los.. repondendo sua pergunta.. não tem maneira mais facil não.. vai ter que trabalhar em cima
Concordo e discordo :D Um metodo muito bom e rápido e com NURBS, mas não que fazer isso no max "fede" eu usaria outra palavra "pobre" de ferramentas pra NURBS. ate da pra fazer, só não sei explicar porque so mexi com NURBS no rhino na sua 1ª versão. :oops: e pelo que lembro o comando é blend surface pra juntar....
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
bom, se quiser saber sobre como fz sobre nurbs, falo rapidinho aqui, em um metodo do rhino: desenha o formato dos tubos, desenhando 1º o principal, e depois os dependentes dele pega a linha principal, e faça o comando pipe, ajustando o raio corretamente... repita para os tubos dependentes. após isso, execute o comando boolean union, unindo todos os pipes..... depois disso dê um explode ele vai quebrar a estrututa principal em tubos, superficies nao fechadas.... digite DupEdge, e clique na aresta onde os tubos se encontram, por todo circulo... terminada essa operação de dupedge, por precaução, digite join..... entao, com essas linhas q foram criadas, crie pipes, com o raio q será aproximadamente o raio do chanfro entre os tubos dependentes e o principal com os pipes criados, selecione os tubos principal e dependentes...digite split, quando requisitados cutting objects, selecione os tubos q foram criados nas juntas... aperte enter, delete as sobras..... ficarao fendas entre os tubos, entao digite blendsrf, e clique em toda a borda entre o tubo principal e um de seus dependentes, assim: selecione 1º toda borda do principal, certifique-se que selecionou todos, isso é imprescindivel.....apos isso selecione todos da borda do tubo dependente respectivo..... é para ficar uma uniao suavizada, qq coisa fala ai... fazer isso em poly é penoso, nao q seja impossivel...mas é mais facil em nurbs, hehe flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
hehehe..fala galera blz!!! ow andrei detonando no rhino!!! mas fiz um teste com o Nurbs do max!! vou mostrar como fiz. com alguns ajustes fica bem legal!!! Crie um circle com o raio no tubo que vc vai criar. crie com splines um path como na imagem!! Depois com o circle selecionado use a ferramenta spancin toll para criar os circulos pelo path. Ajuste alguns circulos com o rotate para dar suavidade na malha!! Converta um dos circulos para nurbs, agora de um atach multiple e selecione todos os circulos.. Selecione a ferramenta U lOft. Perceba que o cursor muda um pouco clique no primeiro circle perceba que aparece um linha pontilhada e vá selecionando os outros circulos e veja que ele vai criando uma malha!!! é só ir repetindo a operação em todos os circulos e está feito!! com alguns ajustes vc tem uma malha perfeita!! Espero que ajude
e nesse caso quantos mais circulos adicionar mais suavidade a malha vai ter?
então eduardo... nesse caso vc pode adicionar mais circulos para ficar mais suave sim..só que essa malha vai ficar mais pesada!! uma coisa importante é posicionar bem os circulos
cara eu acho esta ultima, postagem boa acho que a opçao mais facil e que nao fica tao pesado.
:D Valeu galera. Agora deu para fazer os tubos. Vou aplicar um shell interno e fatiá-los para ver como fica...
"aeduardob" disse: e nesse caso quantos mais circulos adicionar mais suavidade a malha vai ter?
creio q nao..... os vc faz criando mais circulos, é q vc vai ter maior controle do raio, posição, rotação, perante o fio q da o percurso..... por decorrencia pode ficar mais pesado, mas nao é vantajoso isso, pois vc consegue o mesmo aumentando a qualidade da superficie nas cnfigs..... flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 531

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.