E ai Patrick,!! Cara, não tem nada de cretino na sua pergunta.. O fluxo de trabalho do maxwell é um tanto diferente do normal, acho q todos tiveram esses problemas no inicio, inclusive eu. Vamos lá:
1) Como o maxwell vai salvando a imagem a cada sample alcançado, vc tem q definir onde salvar em outro local. Dentro da aba system, nas opções do renderizador, tem um botão chamado "Output Sequence". Clique nele e escolha onde salvar, e a imagem vai sendo salva automaticamente, vc pode até fechar o render a qualquer momento q não tem perigo. P.S.: Só não esqueça de mudar isso quando for renderizar outra imagem, pois ele salva por cima sem perguntar.
2) Eles explicam no forum q até a versão final haverá um editor próprio de materiais, com o preview. Até lá, a gente fica no escuro mesmo :? !
Mas isso é devido ao fato q os materiais do maxwell são muito complexos.. Com a exceção do material diffuse, é impossível saber qual vai ser a cor e o aspecto final do material pq é extremamente dependente do environment e da cena em si. O maxwell não trabalha no campo RGB mas sim no espectro eletromagnético da luz. Cada descrição de cor RGB tem somente uma descrição espectral, mas o oposto não é verdadeiro: vc pode gerar várias cores rgb de um ponto no espaço espectral. Ainda não sei como eles vão fazer, mas eu pago pra ver :D !
3) Na aba render control, vc pode setar o tempo máximo q vc quiser deixar para a sua cena e tb pode setar até q sample vc gostaria de chegar. Qdo o renderizador alcança qualquer um dos dois parâmetros, ele chega ao final do render e para. Eu sempre coloco o tempo máximo de 72000 minutos (máximo) e apenas fecho a janela qdo eu to satisfeito com a imagem :-P !
Tomara q eu não tenha enchido muita linguiça..
Qquer duvida pode perguntar!
Abraços!