Autodesk? 3ds Max? 8

Por: caroti  

Em: 01/08/2005 13:03

Eu fico é com dó do pessoal que tá na facul estudando estes softwares. Entram lá e quando saem já tão desatualizadíssimos. Só correndo atrás por fora mesmo pra conseguir chegar perto.
Athlon 64 3200+ ASUS A8N-SLI GF 6600GT 128 MB 1GB DDR400 LCD 17" Flatron
Calma galera, também não é assim, não muda muito não, Neorix não tenha dó de quem faz uma faculdade que estude Max, muito pelo contrário queira estar lá :):) O importante é saber que a evolução é mais voltada a correção de problemas e adção de novas ferramentas, nada que vá mudar a estrutura do programa, Resumindo, que venha o 8 :) ! Será um prazer estuda-lo! :)
www.klaudin.com
Oi gente, tudo bem? JRicardo> realmente, com essa de 7.5 que fizeram esse ano, ficou tudo muito junto mesmo. Não curto quando tem versão x.5, é melhor uma só por ano mesmo. Caroti> realmente as adições do Max 7.5 são fabulosas, o Hair And Fur e o Mental Ray 3.4 com diffuse bouce no Final Gather é de arrebentar. Mas o max 8 tem grandes novidades para quem trabalha com animação, aconteceu a coisa mais fabulosa do mundo, eu estou aqui seco e babando com vontade de ver isso. Simplesmente tudo é não-linar agora, o Motion Mixer do Character Studio que só aceitava trabalhar com animação não-linear usando Bipeds do CS, agora aceita qualquer tipo de animação no programa. Isso é de arrebentar. Por exemplo, você tem uma time line igual um editor de vídeo, nele aparece em blocos tudo que estiver animado, o bloco corresponde ao tempo da animação, igual no Premiere. Você pode cortar uma animação no meio, arrastar e colocar onde quiser no tempo, pode fazer a fusão dessa animação com outra, como um fade de vídeo, só que em controladores 3D de animação, é demais. Também aceita que carregue um arquivo de Mocap sobre qualquer esqueleto bone montado e riggado por você, o que antes era impossível. Dessa forma o Biped fica quase que obsoleto, porque ele só era bom para animar com Mocap. Então, você pode animar normalmente com todas as facilidades e recursos que Bones oferece, e ainda mesclar com animação de Mocap. Essa de Mocap é boa, mas a da edição não-linear é de arrebentar. Eduardo> Também achei que tem muitas novidades legais. Aquela do Unwrap UVW é muito boa né? Você pode definir os pontos e desenvelopar com base neles. Ainda salva a imagem para pintar no PS, sem ter que dar "print screen", que era super pobre né. :) Agora o Texporter ficou totalmente obsoleto, não serve mais para nada, com o Unwrap faz tudo em termos de texturização. Jonathan> É difícil conhecer o programa por completo, tirando Scripts é claro, mas com dedicação e trabalhando diariamente com o programa, você consegue. O mais difícil é se manter assim, conhecendo o programa por completo durante diversas versões, ai depende de gostar muito além de tudo. Mas ainda temos uns dois ou três meses para terminar de conhecer o 7.5, porque o Max 8 só foi apresentado, na siggraph todas as empresas mostram as novidades, mas softs high-end são lançados depois, ainda não estão prontos, o Max 8 deve sair para o público em outubro/novembro. Dante e 3D mux> O Viz é uma versão simplificada do Max, o Max é o pacote completo, que tem tudo. A Autodesk/Discreet cria as novidades da área de design e arquitetura no Viz, que é o Max sem um monte de coisas, lança o Viz com essas novidades e corrige os bugs, quando sai a próxima versão do Max ele recebe essas novidades de design perfeitas, sem nenhum problema. Nessa área o Viz serve de teste para o Max. Por isso os lançamentos são intercalados e também por isso não há necessidade de acompanhar os dois, já que é o mesmo soft. Acompanhando o Max fica por dentro de todas as novidades de design e arquitetura da mesma forma que se acompanhar apenas o viz. O Viz é bem mais barato e só oferece as ferramentas que eles acham importantes para design e arquitetura, o Max tem tudo, tem essa parte e todo o resto de efeitos e animação. Acompanhe só o Max que você não vai ter essa impressão de sair um atrás do outro, e vai dar tempo de se acostumar com o programa antes da próxima versão. Vympel> Só concordo com o lance do Motion Mixer chegar atrasado, que realmente já deveria ter um sistema de animação não-linear, mas o que importa é que chegou, e sendo assim, é uma puta novidade para os usuários de 3ds max. Agora, tem muitas outras novidades muito boas fora o UnwrapUVW, como o lance do formato XML, a importação de MOCAP sobre um esqueleto personalizado com Bones e Rig feitos por você, o que era impossível antes, o lance de Scripts é muito bom para quem manja, pergunta para ao Granella que ele te fala. Fora as melhoras que houve em diversas partes do programa, como o Curve Editor, o Skin e muitas outras. Agora, quanto aos bugs, todos os softs 3D tem bugs, são softs muito complexos e nunca vão deixar de ter bugs, o único soft que não tinha bugs era o PhotoShop e a Adobe conseguiu acabar com ele na versão CS, imagine um 3ds max, um maya ou um XSI. Mas tem uma coisa muito importante, algumas coisas não é questão de bug, é questão de ter os macetes do soft, e só tem quem acompanha fielmente um só, não tem como acompanhar, estudar e usar profissionalmente mais de um soft 3D, quem faz isso é micreiro, espero que não se ofenda, não é minha intensão, pelo contrário, é um conselho de amigo para escolher um e ficar só nele, esquecendo dos outros, caso esteja estudando e usando mais de um soft 3D. Já vi muitos caras que cairam nessa e nunca ficaram realmente bons num destes softs, sempre conheciam superficialmente cada um deles e nenhum profundamente. Hoje mesmo eu trabalho com um cara que tem 15 anos de CG, 6 a mais que eu, sabe usar o Max, o Maya, o LightWave e o XSI, mas não manja nada e só faz coisa tabajara. Toma cuidado com isso. Falo porque senti na sua postagem que esta se dedicando a vários softs ao mesmo tempo. É um conselho de amigo. Neorix> Não sei se tem curso de faculdade que dê aula de 3ds max não, hoje o pessoal sai de uma faculdade de arquitetura sem conhecer o AutoCAD, as vezes ficam conhecendo bem por cima outros softs desconhecidos de CAD. Tem faculdade que usa softs open source, e isso só quando o curso exige muito, porque se puder não usam nenhum. Não é em faculdade que vai aprender programas decentes de computação gráfica, muito menos de 3D. Klaudin> Concordo com você, e serve também para responder algumas dúvidas do Vympel, realmente parece que a Discreet primou muito na correção de problemas e na melhoria das ferramentas existentes nessa versão, como o curve editor, o skin, o unwrap UVW, o Maxscript, entre muitas outras. Abração para todos
Em outubro de 2004 nem sonhava em 3D ainda, mas pensei que era mais velhinho. Quanto as novidades dessa versão eu ja tinha até lido um PDF da discreet sobre as novas features do max8. Mas no meu post anterior eu tava referindo principalmente a visibilidade dessas mudanças que na minha opinião são poucas que se comparam em termos de visibilidade obtidas pelas novas features do MAX7.5 como Hair and Fur, MR3.4 Quanto ao lance de testar varios programas é realmente verdade eu tava fazendo não so com 3D mais com programas de vídeo ( Combustion, DF, AE) e isso realmente num da muito certo pra aprender profundamente ja que cada software apesar de fazer quase tudo que outro faz, tem workflows e nomeclaturas diferenciadas . Por isso que agora so estou usando mesmo o MAX e C4. E que quando comecei a mecher em 3D fiquei muito curioso ( fiquei tão curioso que acabei por usar mais o C4 e outros programas de vídeo que programas em 3D) entre os softs e comecei a testar varios. Mas pelo menos assim acho que consegui aprender muita teoria em relação a algumas areas do 3D e vídeo Ps: Não sei se vocÊs perceberam mas todos os grandes do 3D estão lançando versões novas, MAX 8, MAYA 7, XSI 5, Lightwave 9
n00b
[quote:d06b71255b]Caroti> realmente as adições do Max 7.5 são fabulosas, o Hair And Fur e o Mental Ray 3.4 com diffuse bouce no Final Gather é de arrebentar. Mas o max 8 tem grandes novidades para quem trabalha com animação, aconteceu a coisa mais fabulosa do mundo, eu estou aqui seco e babando com vontade de ver isso. Simplesmente tudo é não-linar agora, o Motion Mixer do Character Studio que só aceitava trabalhar com animação não-linear usando Bipeds do CS, agora aceita qualquer tipo de animação no programa. Isso é de arrebentar. Por exemplo, você tem uma time line igual um editor de vídeo, nele aparece em blocos tudo que estiver animado, o bloco corresponde ao tempo da animação, igual no Premiere. Você pode cortar uma animação no meio, arrastar e colocar onde quiser no tempo, pode fazer a fusão dessa animação com outra, como um fade de vídeo, só que em controladores 3D de animação, é demais. Também aceita que carregue um arquivo de Mocap sobre qualquer esqueleto bone montado e riggado por você, o que antes era impossível. Dessa forma o Biped fica quase que obsoleto, porque ele só era bom para animar com Mocap. Então, você pode animar normalmente com todas as facilidades e recursos que Bones oferece, e ainda mesclar com animação de Mocap. Essa de Mocap é boa, mas a da edição não-linear é de arrebentar. [/quote:d06b71255b] André você tem toda razão, as novidades são muitas principalmente o Motion Mixer.
Antônio Carotini Neto
Agora que fui ler os novidades no PDF...achei muito legal as novidades principalmente no MAXScript Debugger, adeus ao meu velho script de debugar cheio de problemas :lol:
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
e ai rapaziada blz? e do jeito que a autodesk esta lançando um max atraz do outro daqui a pouco vai ter que ter so um computador so pra rodar o max :) :) :) fora os services pack os fabricantes de processadores que se cuidem abraços.
O que eu fico chateado não é por estarem lançando rápido ou não, é pq tem muitos problemas q existem a muito tempo e não tem nem previsão de ser solucionados.. por exemplo, o núcleo do 3d studio max já está começando a mostrar a sua idade em comparação aos outros programas do mercado, as operações booleanas dão tanto problema q é melhor nem usar e ele é horrível para gerenciar uma cena com muitos polígonos. São problemas desse tipo q eu gostaria de ver sanados em um upgrade.. Isso sim é um upgrade: http://www.newtek.com/lightwave/lw9featureprelim.php abraços!
O LW ta quase que renascendo nessa versão, ja que ouve varias mudanças estruturais ( separação do render do core do programa) e de filosia do programa ( modelagem no Layout, uso direto de edges). Mas a uma serie de diferenças entre os softs e, estraegias das empresas. O max mesmo não investe mais nos eu render orgânico já que os usuarios fazem usos de outro renders ( Mental Ray, Brazil e etc) Enquanto o LW hoje tem provavelmente o melhor render orgânico dos grandes pacotes. Quanto a booleans em qualquer programa que eu ja vi boolenas usando em poligonos da problema, uns mais outros menos mais todos dão problemas
n00b
Opá, prá flar a verdade eu não entendo quase nada de MaxScript também, só consigo criar objetos através dele! :) Qual é a diferença dos outros Scripts?? Facilita mais a criação de plugins e outros utilitários??
http://www.sfs-studio.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 402

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.