Pq não há desenhos animados nacionais?

Por: Mauricio Silva  

Em: 04/08/2005 10:43

Phy, eu nunca falei que animação fosse um substitutivo de cinema, mas voce pode perceber que muitas vezes é! Que cinema e animação nao tem nenhuma ligação acho que vc esta exagerando, podemos ver Kill Bill, um filme que usa uma linguagem totalmente mangá e inclusive tem uma animação na metade do primeiro filme (um anime japones) uma mistura a qual eu achei perfeita. Eu por exemplo estou realizando um curta agora que começa com uma animação em anime japones e acho que cinema e animação tem tudo a ver, o unico que muda sao a forma como isto é produzido e as possibilidades com um e com outro. Outro exemplo disso é SimCity, para quem ja viu, ele é filmado com tecnicas cinematograficas mas a linguagem é totalmente de historia em quadrinhos. Não estou falando que você não esteja certo no teu comentario, inclusive achei legal, acho que temos pontos de vista totalmente diferentes, eu não tenho experiencia tecnica em animação mas conheco totalmente a linguagem igual conheco a linguagem de cinema. No caso so muda a tecnica pois imagine agora fazendo um Final Fantasy em filme mesmo usando a mesma historia, os mesmos planos tudo igual, os custos claramente seriam muito mais elevados (não tem como não ser) seria a unica coisa que mudaria entre os dois. Mas bom, você tem mais tempo do que eu na area e tal e posso estar me confundindo em todos meus comentarios, somente tenho 22 anos e 5 anos de profissão como diretor, gostaria de ver a opinião da galera e claro aprender mais com você como estou aprendendo sobre animação, enfim é isso que procuro. Legal conversar com voce Phy :D
[P3 Studios] - Diretor
Oi AlejandroGP Acredito que com o tempo. prática e vivência na àrea você irá compreender melhor o meu ponto de vista. Como você trabalha com direção e acredito ter interesse em vir a ser diretor de animação recomendo que você compre um livrinho que é barato mas muito útil, é: Acting for Animators Autor: Ed Hooks É uma exelente introdução ao mundo da atuação em animação, aí você já vai poder perceber as sutís diferenças entre atuação cinematográfica e atuação em animação, não deixe de ler, vale realmente a pena. Outro livro um pouco mais caro mas indispensável é: The Illusion of Life Autores:Frank Thomas e Ollie Johnston Este é possivelmente o melhor livro sobre animação, inclui a integral descritiva das técnicas dos estúdios Disney, e muito mais. Ambos podem ser encontrados na Amazon Também gostei de conversar com você, como sou um apaixonado pela profissão estou sempre disposto a conversar e ajudar aos interessados. :D Abraço Phy
Oi AlejandroGP Como é o nome do curta ? Desculpe a curiosidade mas a idéia me lembrou o "Um herói fora de série" do Alê MacHado. Abraço Phy
Opa Phy com certeza vou dar uma olhada nestes livros, obrigado pela dica. O nome do curta que estou fazendo ainda não esta decidido mas estamos trabalhando encima dele com o nome de SONHOS mas sera mudado para SONHOS so que em outra lingua, tinhamos pensado no Tupi. O Filme conta a historia de Sara, uma adolescente perdida entre os sonhos e a realidade, apos ter o mesmo pesadelo todos os dias Sara começa a ter visoes na vida real o que acaba deixando confusa entre realidade e sonhos e vai atras da verdade. É um filme bem violento seguindo a linha de Tarantino (de quem sou fã) e tudo filmado baseado em anime japones, inclusive a reprodução dos sonhos serão feitos em anime. Ahh e esqueci de falar Sara faz faculdade de Desenho e é viciada em desenhar manga :D assim quando ela Sonha ela reproduz os sonhos desenhando manga. Outra ideia interessante do curta é que no anima japones são usadas sempre as mesmas armas, de samurai, ninja e essas coisas, aqui será usada a lança e muitas coisas da cultura indigena. Deixa eu te perguntar uma coisa Phy, como ta o mercado de Sao Paulo de cinema e animação? Pois acho que ano que vem estarei mudando pra Sorocaba, uma cidade do interior de SP. Mais uma vez obrigado pelas dicas.
[P3 Studios] - Diretor
Oi AlejandroGP O argumento me parece bastante interessante, não sei se vai ser fácil encontrar a palavra correspondente a sonho em Tupí, é um conceito abstrato, dormir é UQUÉR ou OQUÉR, cochilar é UQUERAR ou UQUERAPARAR, sono é PUCEI e ter sono é UQUEAPAR, isto de acordo com o dicionário do Oberdan Masucci que eu tenho; possivelmente será alguma expressão composta. A idéia de desemvolver os desenhos das armas baseadas em armas indígenas é muito interessante, e já que a inspiração é Tarantino acho legal o TACAPE porque pode ser usado de maneira bastante dramática, um tacape de peso "debulha" uma cabeça legal. :lol: dá para encher a tela de cérebro :00: Quanto ao mercado está razoavelmente estável, é um pouco difícil eu responder a esta pergunta porque apesar de ser autônomo tenho clientes fixos, mas tenho percebido que com o aumento das TVs à cabo tem havido maior interesse em desenvolver séries animadas, estamos inclusive com alguns projetos para apresentar. Abraço Phy
Legal Phy pelas ideias, eu vo dar uma pesquisada no google de algum dicionario Tupi, eu lembro de ja ter pesquisado sobre o assunto mas nunca achei nenhuma tradução perfeita para Sonho. Não conheco o TACAPE mas vo dar uma procurada, inclusive estou querendo que no sonho a personagem esteja com figurino indigena e no meio de uma floresta onde vão acontecer as coisas. Se quiser depois eu te passo o roteiro quando estiver mais avançado, se voce quiser participar do projeto ficaria muito grato, gostei das ideias e do papo, esta sendo uma grande aula o nosso papo.
[P3 Studios] - Diretor
Oi AlejandroGP TACAPE ou BORDUNA é um tipo de porrête grande (cerca de 1,20 m.) usado para guerra, diferente da clava ( que é arredondada) costuma ser achatado e largo cerca de 6x12 cm., com o cabo ornado em palha trançada ou decorado com desenhos e enfeitado com penas presas à empunhadura. Parece uma espáda de madeira grande, grossa e pesada. Infelizmente a foto não é muito boa: corpo e cabo Acho interessante pesquisar também as pinturas de guerra no rosto e corpo, o grafísmo deve resultar em efeitos muito interessantes Estou à disposição para qualquer ajuda que eu possa prestar, pode escrever para o meu e-mail Abraço Phy
Ae Phy, dei uma pesquisada sobre algumas armas indigenas. Não achei uma foto bem legal do tacape mas ja da uma ideia junto com aquela outra foto que você achou. Tem outras armas interessantes que achei mas vo criar um post depois pro projeto e postar la pois estamos fugindo um pouco da proposta deste post. TACAPE (ou borduna) [i:15267d6f2f](Tacape tradicionalmente atribuído ao chefe Tibiriça. Coleções do Museu Histórico Nacional.)[/i:15267d6f2f] O Tacape, é um pesado porrete, que, manejado com destreza, servia para medir a força do seu possuidor. Os que se vangloriavam das suas sólidas musculaturas, brandiam tacapes que eram verdadeiros troncos de árvores. Esta é uma arma contundente, isto é, atua por esmagamento. Os guaicurús, atiravam-na a distância com a idéia de quebrar as pernas das vítimas. Parte importante da cultura bélica indígena, a borduna não era uma ferramenta de uso diário como o arco e flecha, se destinando unicamente para a guerra. A borduna nada mais era do que uma clava – um pau pesado em uma extremidade, que causava danos pelo impacto direto. As formas dessa arma (comprimento, peso, forma, decoração, etc) – e até os nomes (borduna, manacã, tangapema, ivirapema, tacape, etc), variam de grupo indígena para grupo indígena. Encontramos registro de uso de machados ou de espadas (bordunas com bordos cortantes, feitos de peças de sílex ou quartzo) em combates no Brasil, apesar dos machados serem ferramentas de uso diário.
[P3 Studios] - Diretor
O que acontece é o seguinte: falta dinheiro para um empreendimento desses. Enquanto os EUA investem milhões de dólares num filme como Shrek, no Brasil ninguém tem interesse em patrocinar os estúdios. Ou seja, nós temos bons profissionais na área, mas não podem ser bem pagos. Outra coisa é que o cinema brasileiro começou a se desenvolver recentemente e a princípio só dá atenção a filmes tradicionais. Um abraço.
um outro desenho animado totalmente brasileiro acho q é a mega liga de VJs q passa na MTV... desconheço quem o faz, mas deve se rnacional Abraços
www.rodolforoth.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 534

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.