Pq não há desenhos animados nacionais?

Por: Mauricio Silva  

Em: 04/08/2005 10:43

Pow mas usartelecinigame hoje para TV não e meio que contrasenso ja que existe cameras de excelente qualidade HDV por 8 mil ou um pouco mais de dolares?
n00b
Se voces forem fazer um filme em 3D me incluam nisso apesar de eu ter começado a pouco eu estou me esforçando ao maximo para aprender a mexer bem no 3DS hehe abraços
3Danilo
Oi Vympel [quote:b856a77663]Pow mas usartelecinigame hoje para TV não e meio que contrasenso ja que existe cameras de excelente qualidade HDV por 8 mil ou um pouco mais de dolares?[/quote:b856a77663] Não, em primeiro lugar a massiva maioria das estações de TV no mundo usam BETA. Em segundo lugar o equipamento de edição (não apenas a câmera) para HDTV são caros e raros ainda. A produção de desenhos para seriado é na maioria desenvolvida visando multiplas midias, incluso cinema. O alcance dinâmico da película cinematográfica permanece imbatível mesmo se comparado ao SHDTV. Portanto ainda é mais viável ou produzir em película (caso de multiplas mídias) ou em BETA no caso de produção dedicada apenas para TV e vídeo em geral (DVD, VHS, etc...). Abraço Phy
Bom! Mas um filme totalmente em CG não precisa de câmera e nem película e estas outras coisas aí, correto? Eu imagino que o desenvolvimento de um filme como Shrek por exemplo vá precisar de um roteiro, History Board em 2D criado por quadrinistas para orientar os modeladores em 3D e animadores, enfim, o processo produtivo completo em CG, produção de aúdio, pós-produção, e tals. Acredito que o mais caro nisto tudo fica sendo o MOCAP dos personagens e os profissionais em si. Considerando que estamos cogitando a união entre estes profissionais objetivando a realização do projeto e não o enriquecimento. Onde o retorno do filme que garantirá o reconhecimento profissional e possivelmente a abertura de novas possibilidades para todos, já estas visando lucro. E o MOCAP também já é possível comprar movimentos e expressões faciais prontos. E que com estes movimentos e os softwares existentes hoje já é possível mesclá-los e criar novos movimentos, acho que com um pouquinho de planejamento e estratégias dá pra fazer um filme bom e barato. Quem já ouviu falar daquele filme feito por fãs do Star Wars? O Star Wars Revelation. Custou somente 20.000,00 dólares ou reais não me lembro qual é a moeda. Todos os profissionais que participaram não cobraram um tostão. E ficou muito bom. O problema é que brasileiro quer sempre sair ganhando. Aí já esbarramos não só na falta de dinheiro, mas na cultura local. Eu sempre digo. A união faz a força!
Athlon 64 3200+ ASUS A8N-SLI GF 6600GT 128 MB 1GB DDR400 LCD 17" Flatron
Um shrek é tudo menos barato, so o custo com licensas, rendefarm, animadores. sem contar scanners 3D, MOCAP. Levam o preço la pra cima Quanto a HDV acredito que ja existem diversas opções Apples com Final Cut, Smoke e Flint ( Linux) talve até o propio Premiere com placas especiais
n00b
Eu sou novo neste mundo da animação e uso do 3d Studio, mas ja tenho um conhecimento grande se falando do mundo do cinema e de televisão, o qual é a verdadera area na que trabalho atualmente. Numa produção de um filme por exemplo o mais caro é a tercerização dos materiais que são precisos pra a filmagem, como cameras, rolos de pelicula ou fitas (dependendo o formato que for usado) equipamento de som, equipamento de luz, iluminação, cenario, estudo, direitos de musicas, elenco, e claro a equipe (diretor de fotografia, editor, diretor, produtor, roterista, storyboard, etc...) Se quiser que o filme tenha a capacidade de dar certo hoje em dia, nao é mais preciso somente uma boa historia e uma boa filmagem como tambem ter um elenco pelo menos com alguem da malhação ou outras novelas (infelizmente) Um Tom Cruise da vida custa 20.000 dolares, o que acaba elevando e muito o custos de produção. Alem de tudo isso contato é o mais importante para isso poder ir pra midia, ja seja em forma cinematografica, televisão ou seriado, precisa mandar bem nos festivais e participar do maximo deles. A Animação é um formato que pode ser muito bem usado para fazer filmes por um custo muito mas muito mais barato num mercado totalmente morto no Brasil mas que se encontra louco para explodir. Na animação podemos mostrar pro espectador mundos fantasticos nunca antes vistos e mundos reais que deixam qualquer um de boca aberta. Na animação não temos limites, podemos imaginar e criar a vontade, não tem nada que não possa ser feito, posso fazer o personagem voar, pular muito alto e lutar de formas nunca antes vistas, posso fazer um inimigo muito cruel e planos que não poderiam ser feitos num filme normal. Estamos frente ao futuro do mundo cinematografico e televisivo, muitos personagens virtuais ja estão atuando no mundo, podemos ate ver a substituição de uma apresentadora do programa Fantastico por uma apresentadora virtual. Acho que ta na hora de Brasil começar a cair de cara neste mercado porque pelas imagens que podemos ver nos nossos sites podemos perceber que não são profissionais o que esta faltando e sim um grande movimento que aumente a produção e as possibilidades. Como diz Neorix "União faz a força" Como ja falei no dia que me apresentei no forum, trabalho na area de Cinema e televisão e sou fundador de uma nova produtora no Rio de Janeiro chamada P3 Studios que ja tem uns trabalhos reconhecidos como um curta que foi escolhido para participar do festival de Gramado, o maior festival da America Latina, temos contatos na Globo e inclusive na Europa, pois eu nasci la (moro no Rio ha 7 anos). A minha proposta, que ja estou planejando tem um tempo era de abrir a P3 Studios para ser uma produtora em grande escala de Animação e mandar pro mundo todo as nossas produções e inclusive fazer seriados para televisão. Tenho algumas pessoas trabalhando para mim na produtora fixas na area de tradução para diversos idiomas, entre eles Espanhol, ingles, alemão, italiano e frances, o que facilita para mandar bem apresentado para festivais de outras partes do mundo, ja temos uma boa hospedagem comprada, hospedagem de qualidade e temos uma estrutura. Minha ideia agora é juntar uma equipe, abrir a area de animação no site da P3 Studios ( www.p3studios.com.br ) com um forum e tal e começar produzir. Como ja disse eu sou novo no mundo da animação, estarei começando em Outubro minha formação de 1 ano na AZMT, mas tenho todas as noções de linguagens cinematograficas e televisivas, contatos e uma estrutura para começar a criar o que pode ser o maior movimento de animação do Brasil. Para quem estiver interessado sobre esse movimento que estou propondo, entre em contato comigo pelo email [email protected] ou responde neste maravilhoso espaço da 3D1
[P3 Studios] - Diretor
Oi Pessoal Neorix
"color:60f31a2003">Vympel [quote:60f31a2003 disse: Quanto a HDV acredito que ja existem diversas opções Apples com Final Cut, Smoke e Flint ( Linux) talve até o propio Premiere com placas especiais
E vai gravar em quê ? Para passar aonde ? Se você vai produzir em HDTV para transferir para BETA a diferença de qualidade não justifica, se vai transferir para película é melhor trabalhar em maior resolução. Abraços Phy
Oi AlejandroGP [quote:de02876299]A Animação é um formato que pode ser muito bem usado para fazer filmes por um custo muito mas muito mais barato num mercado totalmente morto no Brasil mas que se encontra louco para explodir.[/quote:de02876299] Sou profissional na àrea de comunicação e artes (teatro, cinema e TV) ha 38 anos, dos quais 18 dedicados à animação 3D. Apesar de considerar a comparação sem sentido uma vez que animação é animação e cena ao vivo é cena ao vivo, e que cada uma tem seu sentido e espaço dentro do cenário de produção. Na verdade o custo da produção de animação depende do contexto, se considerada a produção em vídeo ela será mais cara e demorada do que a "live action", se produzida em película ela será mais barata mas neste caso o tempo investido tende a ser equivalente. [quote:de02876299]Estamos frente ao futuro do mundo cinematografico e televisivo, muitos personagens virtuais ja estão atuando no mundo, podemos ate ver a substituição de uma apresentadora do programa Fantastico por uma apresentadora virtual. [/quote:de02876299] Na minha opinião pessoal não acredito que seja este o futuro da animação, muito pelo contrário, acho a pretenção de simular o real, apesar de viável, uma grande bobagem. Para quê serve a apresentadora virtual do Fantástico ? Além de ser no máximo um entretenimento; o quê este tipo de trabalho acrescenta ? Nada. Salvo quando usado adequadamente, para substituir um ator em cenas perigosas ou impossíveis, ou em casos realmente necessários não tem sentido simular o que pode ser obtido com cena e atores reais. Na verdade a maioria das produtoras já viram que este não é o caminho, haja visto as atuais produções (Incríveis, Madagascar, etc..) que passaram a valorizar a animação em sí e usar os recursos pertinentes à animação. Animação tem uma história própria e paralela ao cinema, história que deve e tem que ser conhecida, envolve quase um século de aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas próprias, desde o princípio do século passado com Otto Messmer, Max Fleisher, Walt Disney e inumeros outros precursores, até os dias de hoje. Portanto acredito sinceramente que o futuro da animação está nela própria e não em simular a realidade. Abraço Phy
Phy, eu acho que cinema e animação andam de mãos dadas, desde a epoca de Walt Disney andaram e mãos dadas e hoje em dia tão quase se abraçando, podemos ver por exemplo o filme que saiu de Final Fantasy ou o novo que vai sair, são historias que poderiam ser muito bem desenvolvidas num filme, mas optaram por usar a linguagem da animação. Respeito totalmente a sua opinião mas cada vez são mais a quantidade de filmes que precisam da animação para serem realizados, acho bobeira pensar que animação não possa contar umas historias reais, mais adultas, e tenha que ficar so contando historias Walt Disney style, "para crianças" Shreck é um filme muito legal, mas a base dele, a proposta principal dele é para atrair o mundo imaginario das crianças. Porque não posso contar um filme de suspense, com tiros, corrida de motos no meio da cidade, porradaria nas ruas, assaltos, e algumas cenas de sexo? Acredito que a animação não seja so simular um mundo de fadas e sim possa ser usada para contar todo tipo de historias, igual hoje é o Cinema.
[P3 Studios] - Diretor
Oi AlejandroGP Desculpe mas acho que não me fiz claro; pessoalmente prefiro animações para adultos, atualmente estou com duas em andamento e uma terceira que pode ser enquadrada como mista (para qualquer idade). Não é este o meu ponto; animação tem uma abordágem e uma linguágem diferente, entendo que por você não ser animador tenha dificuldade em visualizar isto; Akira por exemplo é uma animação para adulto, ou pelo menos para adolescentes, mas é desenvolvido dentro dos conceitos de animação., assim como milhares de outras. A série de animações produzidas para acompanhar o Matrix a Animatrix só tem animações para adultos e algumas bastante realistas como "Vôo final de Osíris" mas são tratadas como animação, deste grupo prefiro "Além da realidade" que apesar do nome não tem a mesma preocupação com o realismo que a primeira. Ocorre que animação não é um substitutivo do cinema nem vice-versa; e este é o meu ponto. Como o potencial de realismo é grande e há proximidade entre as duas técnicas, parecem que são a mesma coisa, o que confunde as pessoas, mas de fato são artes independentes. Um roteirista de cinema pode não se dar bem em animação, um bom diretor de cinema igualmente pode não estar habilitado a dirigir uma animação, e é claro que o oposto pode valer. O principal é que se você for produzir uma animação pensando como cinema você já começa mal. Quando eu falo dos precursores da animação não estou me referindo aos argumentos mas às técnicas. Norman McLaren que é possivelmente um dos maiores animadores que já viveu, não fez nehuma animação infantil, mas foi criador e divulgador de inúmeras técnicas que devem ser conhecidas por quem pretenda entrar nesta área. Foi um dos primeiros (ou o primeiro) a sistematizar as técnicas de controle de movimento, um dos páis da pixelation, e muito, mas muito mais. O que me incomoda profundamente é que se criou uma idéia de que saber usar um programa modelador/animador credencie a pessoa com relação às técnicas de animação e demais conhecimentos envolvidos no processo. Isto não é verdade; como você é do meio, vou dar um exemplo bem claro: seria o mesmo que dizer que um bom câmera está apto à direção. Apesar dos muitos anos que tenho de experiência profissional, ainda me considero um ignorante perante a complexidade dos recursos de animação. Um erro que não deve ser cometido é optar pela animação ou pelo filme real baseado em custos. Final Fantasy "quebrou" o estúdio e eles levaram alguns anos para se recuperar, não conseguiram equilibrar as despesas com a receita. Pessoalmente acredito que se tivesse sido produzido como filme real teria tido mais sucesso. Me perdoe se pareço "inflamado", mas é que é a minha profissão e não me agrada de forma alguma que ela seja mal compreendida. Abraço Phy

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 556

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.