Oi Abílio, tudo bem?
Desculpe a imensa demora para responder, eu estou dedicando todo o meu tempo para tentar terminar o curso de Unreal antes do final do ano, então, acabei não entrando no fórum.
Existem diversos Plug-ins de Stable Diffusion gratuitos, tanto independentes como Plug-ins para outros programas e todo dia sai um novo, porque o criador do Stable Diffusion ofereceu o código de graça, então, qualquer programador pode pegar e implantar no programa que quiser.
Na semana passada mesmo eu divulguei nas notícias umas 3 ou 4 implementações do Stable Diffsuion, sendo uma delas como Plug-in do Unreal e outra como Add-on do Blender.
Aposto que dentro de alguns meses todos os programas receberão algum recurso de Stable Diffusion, menos os abandonados como o 3ds max, obviamente, mas os programas em franco desenvolvimento não vão deixar passar um recurso deste nível que deram de graça para todo mundo.
O Stable Diffusion é uma ótima opção para você criar imagens e conceitos antes de pintar para valer, algumas implementações ainda permitem escolher o estilo da imagem, como no caso do Blender, então, você pode escolher simular pintura a óleo para ter uma referência mais próxima ainda.
Sobre o programa mais poderoso, todos estão em desenvolvimento, então, ainda não existe um mais proeminente do que o outro, os mais conhecidos são o Dall-E 2 e Midjourney, porém, todo dia sai novidade nesta área e agora é a hora do Stable Diffusion, daqui alguns meses vai surgir um melhor e todo mundo falará sobre ele, aporto o quanto quiser!!!! rsrsrs
Abração e tudo de bom.
André Vieira