Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Luiz   São Paulo - SP
luis.omar   São Paulo -SP - AC
Rodrigo   Salvador, BA - BA

Portfólios Ver Mais

danilovfx   Marilia - SP
arnaldoricardo   Sinop - MT - AC
adr_max   Recife - AC
Anderson   rio de janeiro

Correções em rosto V-RayFastSSS2

Por: RResende  

Em: 16/12/2022 20:41

Olá pessoal, faz tempo que ando só estudando e pouco ou nada postando.

No entato hoje resolvi bater aquele papo sobre este meu trabalho.
Estou satisfeito com a pele etc e tal, mas os cílios e os olhos não tá legal.

Estou usando Hair Mat do V-Ray configurado para branco brilhante e isso pouco tem efeito no render...

A lagrima dos olhos também só a do canto do olho bateu, a linha abaixo dos olhos tá sem o efeito correto...

No mais acho que tá tudo com pouca sombra. Estou usando uma V-Ray Dome com uma HDR e uma VRay Light quadrada que cisma em aparecer mesmo marcada como invisible...

Bom galera do bem, é isso aí. Podem dar o pitaco que quiser, espero mesmo por isso.

Abraço a todos.
Oi RResende, tudo bem?

Desculpe a imensa demora para responder.

Não sei se vou conseguir te ajudar no material Hair do V-Ray, pois nunca usei, porém, este problema das coisas ficarem pretas mesmo quando coloca branco no material pode ser devido a intensidade da iluminação.
Se o Shader foi feito para trabalhar de forma fisicamente correta ele vai ficar preto quando a luz não estiver com a intensidade que seria correta na realidade.
Como o V-Ray até hoje não tornou padrão a intensidade fisicamente correta, você tem que escolher na lista de unidades da luz para colocar no padrão fisicamente correto, acredito que é por isso que ficou preto.
Troque para candelas e coloque 150 no valor ou para Lumen e coloque 1500 no valor que deve ficar com a cor que definiu no Shader.

Sobre o olho, o mais importante de tudo é a modelagem, pois a geometria do olho é bem específica e qualquer coisa diferente ficará irreal.
O olho não é perfeitamente esférico, tem uma protuberância na frente da córnea que interfere nos reflexos.
Também precisa modelar o interior, onde estão a íris e a pupila, pois elas não ficam na superfície arredondada do olho igual uma textura, elas ficam numa cavidade cônica dentro do olho e afastadas da superfície transparente.
Pesquise no Google por modelos de olhos em 3D que vai encontrar referências facilmente.
Fui olhar agora para te indicar alguma coisa e encontrei este tutorial do GFX Total em português: https://www.youtube.com/watch?v=119O37mlyVY

Sobre as sombras, realmente fica bem suave usando apenas HDRI no Environment e uma luz área grande, o ideal para rostos é configurar uma iluminação de 3 pontos.
A luz principal fica apontada para o rosto mais ou menos em 45 graus, ela é mais forte e tem as sombras mais definidas, ou seja, tem um tamanho pequeno, a segunda luz serve para atenuar as sombras da primeira, então, ela fica também em 45 graus, mas do lado oposto para iluminar as sombras da primeira luz, ela é mais fraca e difusa para não matar as sombras da primeira, então, é maior.
Já a terceira luz, fica atrás e mais para cima, pois o objetivo é iluminar a silhueta, ela também é mais fraca que a principal e bem grande para ficar bem diffusa.
Se pesquisar no Google por iluminação de 3 pontos vai encontrar vários esquemas mostrando como funciona.
Eu peguei uma das imagens agora e postei na mensagem para você ver.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Eu tive o mesmo problema: D Obrigado por esta resposta.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711007.

Total de membros registrados: 138476

Últimos membros registrados: Paiyne, neziqhoue, DentiCore, dnorm, Jenkins9Wyatt, ManyoloAustraliaReview, HoustonHoeger, Mattiesdavise.

Usuário(s) on-line na última hora: 620, sendo 30 membro(s) e 590 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Baldo, Sergio1987, ale.bs1, Vladis, marcola, renaz, adilsondouradoma, mastermax, Pierrejr78, wilsimar, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, JMDesign, magster, Frederico Wagner N. R., anaritacmoreira70, TadeuB79, Celso Borttoloto, Henrique Ribeiro, nandao, Osvaldo Arquiteto, gago, Victor Mendonça, holtenodro, marcio.alain, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.