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Correções em rosto V-RayFastSSS2

Por: RResende  

Em: 16/12/2022 20:41

Olá pessoal, faz tempo que ando só estudando e pouco ou nada postando.

No entato hoje resolvi bater aquele papo sobre este meu trabalho.
Estou satisfeito com a pele etc e tal, mas os cílios e os olhos não tá legal.

Estou usando Hair Mat do V-Ray configurado para branco brilhante e isso pouco tem efeito no render...

A lagrima dos olhos também só a do canto do olho bateu, a linha abaixo dos olhos tá sem o efeito correto...

No mais acho que tá tudo com pouca sombra. Estou usando uma V-Ray Dome com uma HDR e uma VRay Light quadrada que cisma em aparecer mesmo marcada como invisible...

Bom galera do bem, é isso aí. Podem dar o pitaco que quiser, espero mesmo por isso.

Abraço a todos.
Oi RResende, tudo bem?
 
Desculpe a imensa demora para responder.
 
Não sei se vou conseguir te ajudar no material Hair do V-Ray, pois nunca usei, porém, este problema das coisas ficarem pretas mesmo quando coloca branco no material pode ser devido a intensidade da iluminação.
Se o Shader foi feito para trabalhar de forma fisicamente correta ele vai ficar preto quando a luz não estiver com a intensidade que seria correta na realidade.
Como o V-Ray até hoje não tornou padrão a intensidade fisicamente correta, você tem que escolher na lista de unidades da luz para colocar no padrão fisicamente correto, acredito que é por isso que ficou preto.
Troque para candelas e coloque 150 no valor ou para Lumen e coloque 1500 no valor que deve ficar com a cor que definiu no Shader.
 
Sobre o olho, o mais importante de tudo é a modelagem, pois a geometria do olho é bem específica e qualquer coisa diferente ficará irreal.
O olho não é perfeitamente esférico, tem uma protuberância na frente da córnea que interfere nos reflexos.
Também precisa modelar o interior, onde estão a íris e a pupila, pois elas não ficam na superfície arredondada do olho igual uma textura, elas ficam numa cavidade cônica dentro do olho e afastadas da superfície transparente.
Pesquise no Google por modelos de olhos em 3D que vai encontrar referências facilmente.
Fui olhar agora para te indicar alguma coisa e encontrei este tutorial do GFX Total em português: https://www.youtube.com/watch?v=119O37mlyVY
 
Sobre as sombras, realmente fica bem suave usando apenas HDRI no Environment e uma luz área grande, o ideal para rostos é configurar uma iluminação de 3 pontos.
A luz principal fica apontada para o rosto mais ou menos em 45 graus, ela é mais forte e tem as sombras mais definidas, ou seja, tem um tamanho pequeno, a segunda luz serve para atenuar as sombras da primeira, então, ela fica também em 45 graus, mas do lado oposto para iluminar as sombras da primeira luz, ela é mais fraca e difusa para não matar as sombras da primeira, então, é maior.
Já a terceira luz, fica atrás e mais para cima, pois o objetivo é iluminar a silhueta, ela também é mais fraca que a principal e bem grande para ficar bem diffusa.
Se pesquisar no Google por iluminação de 3 pontos vai encontrar vários esquemas mostrando como funciona.
Eu peguei uma das imagens agora e postei na mensagem para você ver.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Eu tive o mesmo problema: D Obrigado por esta resposta.

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